quinta-feira, 19 de julho de 2007

Comboio da Praia - últimas

.
Após o meu ordálio com o Comboio da Praia, ocorrido no dia 7 de Julho de 2007 e noticiado aqui, procurei colher o máximo de dados que me foi possível, de modo a dar aos nossos muitos leitores, potenciais interessados em utilizar aquele transporte, informação consistente e segura sobre o mesmo, na medida em que as notícias vindas a público dizem uma coisa e as experiências e testemunhos outra. Tarefa esta que se revelou difícil.
Assim, tento aqui dar a informação possível e actual neste momento.

Do que procurei na Internet, encontrei notícias na Lusa e no Jornal de Notícias.
O Jornal de Oeiras de 10 de Julho de 2007 traz uma reportagem muito completa:


Enviei também ao Carrefour o seguinte pedido de esclarecimento:

Exmos. Senhores,
No passado sábado, 7/7/07, fui experimentar o recém inaugurado Comboio da Praia, resultado da parceria entre o Carrefour, a C.M.O. e os B.V.O. Pretendia eu conhecer o percurso, a duração da viagem, as condições, os equipamentos, a sinalética, etc., para do mesmo fazer notícia no blog Oeiras Local, onde sou colaborador.
A minha experiência, infelizmente, não decorreu da melhor maneira.
Do acontecido dou conta num post que fiz no dia 8/7/07 no supra-citado blog Oeiras Local.

Venho encarecidamente pedir que, se for exequível, me informem de quais são exactamente as condições em que se processa o transporte, visto que a minha má experiência, e informações posteriores e actuais de alguns Munícipes, contradizem o que tem sido difundido na imprensa. Nomeadamente: a circulação do comboio todos os dias, entre as 9h00 e as 22h00, com interrupção apenas das 12h30 às 13h30, num percurso que lhe permite uma frequência aproximada de 20 minutos.

O endereço do blog Oeiras Local é o seguinte: http://oeiraslocal.blogspot.com/

Grato pela atenção,

José António Martins Baptista

11 de Julho de 2007, Oeiras - Portugal


Que mereceu anteontem esta resposta:

Bom dia,
Recebi o seu mail, o qual mereceu toda a nossa atenção.

Começo por pedir desculpas pelo atraso da resposta à sua pergunta mas estive ausente por motivos de férias e só agora me é possível dar seguimento.
Referente à questão por Vossa Excelência colocada, agradeço que entre em contacto com a Câmara Municipal de Oeiras para esclarecer todas as situações, pois o comboio está a cargo da Câmara.
Grata pelo seu interesse, ficamos à sua disposição para qualquer outro esclarecimento.

Atenciosamente,

Dulce Martins


Sobre o mesmo assunto, a nossa Amiga e Administradora Isabel Magalhães publicou aqui a resposta da C.M.O. ao seu próprio pedido de esclarecimento.

No essencial, o que sobressai de toda esta salganhada de notícias, informações e testemunhos contraditórios é o seguinte:
1. O Comboio da Praia resulta duma parceria em que o Carrefour fornece o comboio, os B.V.O. asseguram o motorista e a C.M.O. paga o combustível - TRÊS EM UM...
2. A C.M.O. tem o comboio a seu cargo e o Carrefour "lava daí as mãos", pelo que qualquer questão deverá ser colocada à Câmara - que responde que vai averiguar...
3. O Comboio da Praia circula todos os dias das 9h00 às 22h00 até Setembro, e passa aproximadamente de 20 em 20 minutos, interrompendo apenas das 12h30 às 13h30 para almoço - talvez um dia...
4. Segundo o esclarecimento que me deu o motorista no dia 7, pode-se apanhar ou sair do comboio em qualquer ponto do percurso.
5. De um testemunho que recolhi no dia 12, um Munícipe disse-me que só há um motorista e que o serviço acaba às 19h00 - ver ponto 3...
6. No dia 15 viajei no comboio e ouvi o motorista dizer a uma passageira que ia terminar às 18h00 - ver ponto 3...

Para finalizar deixo a recomendação, para quem pretenda utilizar este transporte, que pergunte SEMPRE ao motorista a que horas vai acabar o serviço, para não ter surpresas desagradáveis... e deixo ainda um mapa que elaborei do percurso do Comboio da Praia, tendo como base uma fotografia aérea do Google Earth:


Percurso: Estação de Oeiras - Rua da Fundição de Oeiras - Estrada da Medrosa - Praia da Torre - Alameda do Alto da Barra - Rua de Aljubarrota - Rua Infante Santo - Rua D. Filipa de Lencastre - Avenida Infante D. Henrique - Estação de Oeiras.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
.

9 comentários:

Isabel Magalhães disse...

J.A.;


Vamos aguardar o que diz a CMO.


[]
I.

Anónimo disse...

Portugueses,

Será que a democracia regressou ao nosso Oeiras Local???
Que o sol deste Verão ilumine as mentes...
Viva a liberdade de expressão!!

Silvério.

Unknown disse...

.

Isabel,

Aguardemos, então.

Contudo não podia deixar de fazer este post, para que todos fiquem sabedores da realidade actual e do que podem esperar.

.

Unknown disse...

.

Continua a haver comentadores que vêm aqui fazer tudo menos comentar os assuntos publicados, o que contraria o espírito dialogante do blog.

Devem estar a pedir para lhes cortarem os comentários... :)

.

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A:;



" para que todos fiquem sabedores da realidade actual e do que podem esperar. "


Principalmente que nem sempre podem esperar pelo 'Comboio da Praia' para voltar para casa. :)))


[]
I.

TONE disse...

Provavelmente a iniciativa foi baseada na ideia de "deixar o carro em casa", mas na prática, pelo que posso aqui ler, se não o levar mesmo para a praia, ficarei (ficaremos todos!) sujeito a voltar a pé para casa...

Não basta criar e promover um conceito: há que assegurar a sua peça basilar...
...o funcionamento!

O abraço
fui

antonio manuel bento disse...

O comboio é um transporte público e este é gratuito. Se os cidadãos não usufruem dele é porque não querem mas, isso é um problema de quem tem complexos de andar nos transportes públicos. É que hoje em dia ninguém dispensa do seu automóvel para se deslocar à praia, já que a praia hoje não se limita a um desfile de vaidades e de luxos onde proliferam os corpos cheios de quimicos e musculados em vestes que, embora reduzidas, ostentam o luxo, a praia hoje é também o frenesim de ostentação nos parques de estacionamento, onde as familias entram em seus carros de alta gama (a pagar ao banco) e se exibem em luxúria. Por isso o comboio público, ao serviço da comunidade e dos cidadãos está com pouco uso o que é de facto uma pena. Gostaria de establecer um paralelismo entre este comboio e o SATU. Um é gratuito e está vazio, outro é caro e está vazio. Será o preço do bilhete, ou a falta dele, a causa da pouca utilização que é dada aos transportes públicos em Oeiras? Está provado que não. A causa é a falta de hábitos, o conforto dos carros, a chamada "finesse" em que as senhoras se sentem para ir com suas jóias para os shoopings e para as praias em ostentação e poluindo o ambiente com o CO2.
O comboio da praia é uma iniciativa positiva e que tem o meu apoio. Porém não o utiliso uma vez que não me fica a jeito para os caminhos que precorro. Julgo que seria vantajoso prolongar este circuito do comboio para outras zonas do concelho, como Algés por exemplo.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Unknown disse...

.

Isabel,

O comboio circula, é um facto.
Mas como só há um motorista, apenas entre as 9h00 e as 18h00 ou 19h00 (mais ou menos) e não até às 22h00 como é publicitado e ainda visível nas telas.

O problema é não haver a certeza. Por isso convém perguntar ao motorista até que horas se vai poder apanhar o comboio para o regresso.

Além disto há uma outra questão que me foi colocada por uma Munícipe.
Queixou-se do comboio ser muito alto e difícil de subir (confirmo).
O comboio tem por baixo de cada porta um degrau recolhível que o motorista nunca põe para fora, alegadamente porque pode roçar nas viaturas estacionadas...
As pessoas idosas ou com problemas motores, principais interessadas no transporte, estão a deixar de o utilizar devido a esta dificuldade em subir e descer.
Vou identificar esta questão para depois a trazer aqui.

.

Unknown disse...

.

Caro Tone,

Porque este transporte tem por trás uma campanha de marketing do Carrefour, não creio que o principal motor da sua criação tenha sido desmotivar as pessoas de usar o carro.
Na perspectiva da C.M.O., também interveniente na parceria, acredito que essa ideia tenha estado presente na garantia de apoio e, já agora, gestão (esta é feita pela Câmara).

Na verdade este serviço, já o disse, pode ter esse positivo efeito.

De resto, completamente de acordo com as suas últimas linhas.

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Apareça e diga de sua justiça.

Cumprimentos

.