terça-feira, 17 de julho de 2007

o anátema do vetusto portão

.
Era uma vez um pobre e idoso, mas digno, enorme e orgulhoso, portão de ferro sobre quem pendia uma terrível execração...

Poderia começar assim a história do portão do Jardim Municipal de Oeiras que 'abre' para o Largo Almirante Gago Coutinho, em Oeiras.
Desconheço a antiguidade do mesmo. Mas pela sua traça e pelo facto de, para a construção do Jardim Municipal, a Câmara Municipal de Oeiras ter adquirido em 8 de Agosto de 1940 os terrenos da antiga Quinta do Proença, e ter mantido diversos elementos já existentes nessa quinta, não nos repugna a ideia de que o referido portão seja centenário.

Não foi há muito tempo que a metade esquerda do portão 'desapareceu', devido a um incidente com uma camioneta de transporte que levava materiais para as Festas de Oeiras de Junho de 2006.
A questão foi-nos colocada, se não me falha a memória, por um comentador, ainda durante o período das Festas.

Em 16 de Julho de 2006 demos aqui testemunho de que a situação se mantinha - o portão ainda não tinha sido reposto -, e em 15 de Novembro de 2006 demos aqui, notícia, regozijámo-nos com isso, do regresso - arranjado e repintado - do dito portão.

Os acidentes e incidentes acontecem, ninguém o nega, e nenhum portão, por mais nobre e importante que seja, está livre de os sofrer.
Foi o que aconteceu. Felizmente a situação ficou sanada, apesar do tempo demasiado que demorou (na nossa opinião).

Contudo... "Não há bela sem senão" !

Hoje, ao passar no local por volta das 11h40, constatei que a metade esquerda do portão desapareceu novamente !!
Não tenho, desta vez, qualquer informação sobre os motivos que conduziram ao seu desaparecimento. Apenas sei que não está lá.
E os vestígios nas cantarias e no que restou das dobradiças parece demonstrar que ele não saiu de boa vontade...

Eis algumas fotografias:

Saída do Jardim Municipal vista do interior

Saída do Jardim vista do exterior

Pormenor do que restou duma dobradiça cravada na cantaria

Rachadura na base da cantaria que suporta a metade esquerda do portão


Esperemos que a metade do portão em falta volte rapidamente ao seu lugar, até porque não se pode esquecer que aquele local é ponto de passagem para milhares de veraneantes e turistas que nesta época procuram a Praia de Santo Amaro ou o Passeio Marítimo e esta situação é um péssimo cartão de visita.

nota: Esta entrada é a que dá acesso ao antigo Picadeiro, onde actualmente está a funcionar um parque de estacionamento.

imagens: © comunicação visual 2007 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Ficamos à espera de notícias. :)

Unknown disse...

.

... que, esperemos, sejam boas e venham depressa... :)

.