domingo, 8 de julho de 2007

comboio da praia ou... COMBOIO FANTASMA !?

.
Peço prévia desculpa pela extensão deste post, não era para tão grande ser, mas é inevitável.

Diz o povo que "para quem é, bacalhau basta", e creio que esta asserção se aplica na generalidade à mentalidade espúria, caduca e atrofiada tão difundida entre os lusos mortais de que o que é gratuito não deve nem pode ser alvo, nem de competência na execução nem de reclamação no usufruto.
Ou seja, "É de 'borla', não temos que cumprir o que prometemos nem tendes o que reclamar do nosso incumprimento". Sejam quais forem as consequências...

A Reportagem:
Confesso que foi com júbilo e um misto de emoção quase infantil e enorme agrado que ontem, sábado, por volta das 17h36 embarquei, sozinho apesar dos 90 lugares disponíveis, no recém criado COMBOIO DA PRAIA, promovido por uma campanha de marketing do Carrefour e apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras (que paga o combustível).
A viagem, desde a Estação da CP de Oeiras até à Praia da Torre, ao longo da Estrada da Medrosa, por mim bem conhecida desde criança e que não consigo deixar de referir com o nome aprendido há muitos anos de Estrada Militar, a viagem dizia, decorreu de forma aprazível e sem percalços. A tarde estava boa e convidava ao passeio. Cerca de 10 minutos depois, após uma paragem a meio para o embarque de quatro jovens, chegámos à Torre.
Após descer no 'terminal', junto ao túnel de acesso à Torre, o qual passa por baixo da Estrada Marginal, antes de me afastar, dirigi-me ao motorista do comboio - pois é, este 'comboio' não tem maquinista, visto ser um veículo de rodas que transita na via pública - com a intenção de lhe pedir alguns, poucos, esclarecimentos. Ele mostrou-se bastante solícito.
Se ali era o local para apanhar o comboio para o regresso - que "Sim".
Se se podia entrar e sair em qualquer ponto do percurso - que "Sim, há uma campainha para sair em qualquer ponto, é só tocar, e é só fazer sinal para entrar que eu páro".
Se demorava muito - que "Passo de 20 em 20 minutos".
Se era todos os dias das 09h00 até às 22h00 - que "Sim".
Afastei-me dizendo-lhe que ali estaria dali a pouco para o regresso.
A tarde estava de facto magnífica e para mim que tinha tantas saudades de esplanar na 'praia da minha vida', foi uma meia hora de descontracção maravilhosa aquela que passei na esplanada do restaurante Torre-Mar, acompanhado duma Carlsberg fresquinha, a observar o mar oceano onde navegavam alguns veleiros aproveitando o moderado e fresco noroeste, divagando o olhar no eternamente fascinante Bugio, passeando-o até ao Cabo Espichel, difuso quase escondido no longe pelo ar sujo, regressando a terra, através da morada das Tágides para o deter momentaneamente nos mastros da embarcações em descanso no Porto de Recreio e imobilizando-o no enorme rabo duma gigantesca Baleia Azul que um dia mergulhou naquele lugar.
Completei o esplanar por uma voltinha a pé até ao Mergulho da Baleia para tirar algumas fotografias, um vício que não me larga, e confirmar a presença próxima das tendas de prova de produtos montadas pelo Carrefour, cuja presença tinha sido referida nas notícias.
Fui 'cuscar' as tendas de prova montadas do lado esquerdo da estrada que desce para o Porto de Recreio e Piscina Oceânica.
Uma simpatiquíssima moça ofereceu-me um copo de cerveja que não recusei - perdoem-me, mas não publicito a marca... pronto, está bem! É a nova Sagres Bohemia d'Ouro - que me soube maravilhosamente debaixo da canícula que ainda se fazia sentir. O vodka, esse recusei-o. Não eram horas para estar com misturas... Foi um pedaço de tarde excelente, calmo e descontraído, exactamente o que precisava (eu e muitos) para combater o stress que nos agride quotidianamente.
Assim, após ter experimentado a viagem no
COMBOIO DA PRAIA, após ter esplanado, após as muitas fotografias que tirei, pelas 18h30 considerei que era chegada a hora de regressar. Não sem antes ter decidido repetir a proeza no dia seguinte, hoje, domingo, desta feita acompanhado da minha esposa que, por razões de trabalho, não tinha tido possibilidades de me acompanhar (é, e ainda há quem ache que os professores não fazem nada...)
Dirigi-me então ao 'terminal' para apanhar o
COMBOIO DA PRAIA de regresso até à Estação de Oeiras. Ao sítio cheguei por volta das 19h00. Já lá estavam duas pessoas, também à espera. Sentei-me no murete a fumar uma cigarrada e aguardei. No entretanto mais algumas pessoas foram chegando e fazendo a natural pergunta "Estão à espera do comboio?"
Contabilizei umas 9 ou 10 pessoas, entre as quais idosos e algumas crianças.
Raciocinei - é outro dos meus vícios - que se os comboios passavam de 20 em 20 minutos, como me disseram as notícias e confirmara o motorista, e eu chegara pelas 19h00, certamente passaria algum até às 19h30 o mais tardar, já contando com as incertezas do trânsito ao longo do percurso e de um transporte sem horário determinado como este. E deixei-me ficar à espera.
Bom, vou abreviar esta prosa...
Não demorei a perceber que "no melhor pano cai a nódoa" e que eu estava à espera, não do
COMBOIO DA PRAIA mas sim do COMBOIO FANTASMA...
Os ponteiros do relógio iam cumprindo a sua obrigação e o Comboio Fantasma (anterior Comboio da Praia) nunca mais aparecia...
As outras pessoas foram desistindo de esperar e optaram por fazer a pé os cerca de 1.500 m. até à Estação de Oeiras.
Eu, com os meus problemas físicos, motores e visuais, não estava em condições de tomar essa opção, e fiquei à espera, adiando até ao limite do possível a dolorosa decisão de caminhar a pé.
Claro que acabei por ali ficar sozinho.
Eram 21h10, já o Sol tinha ido dormir e o típico vento frio fim de dia fazia arrepiar os cabelos dos braços nus, quando finalmente e após uma espera infrutífera e cansativa de 2h10, a minha paciência se esgotou e decidi ir a pé para a Estação de Oeiras.
Lembrei-me de seguir o provável percurso do comboio na viagem de regresso, não fosse dar-se o caso dele aparecer.
Sorte a minha! Mas não, não é o que estão a pensar.
Ainda não tinha percorrido 200 m quando ouvi chamar por mim. Olhei e era um carro que tinha parado. A condutora perguntava-me se eu queria boleia que, é claro, aceitei.
Esta senhora era uma brasileira com uma criança dos seus 5 ou 6 anitos que, também ela, tinha estado comigo à espera do comboio, e com quem eu tinha conversado, e que tinha desistido de esperar mais.
Ela contara-me que na ida deixara o carro num parque na Estação de Oeiras e decidira levar a criança a gozar a viagem de comboio para passarem o dia na praia. Como no regresso o comboio nunca mais aparecia, estava a ficar frio e a criança estava com frio e fome, desistiu e foi a pé com a criança, buscar o carro para rumar ao conforto de casa. Lembrou-se que eu tinha ficado à espera e decidira ir ao local buscar-me!
Não sei o seu nome nem isso é o importante. Apenas sei que é de Paço de Arcos. Agradeço-lhe a gentileza e a solidariedade e registo estas aqui publicamente.

Em Síntese:
- A informação divulgada, visível nas telas que estão na Estação de Oeiras, e em mais lado nenhum que eu saiba, afirma que o comboio circula TODOS os dias entre as 09h00 e as 22h00. Confirmado pelas notícias na Imprensa.
-Uma notícia que encontrei no Jornal de Notícias, realça que o comboio só pára entre as 12h30 e as 13h30 para almoço do motorista.
- O motorista disse-me que passava de 20 em 20 minutos.
- Nas telas colocadas na Estação de Oeiras, não está indicado nenhum contacto, p. ex. telefónico, através do qual seja possível obter informações, apoio, ajuda, ou perguntar seja o que for.
- O terminal junto ao túnel da Praia da Torre tem apenas 5 grades identificadas com o Brazão da Polícia Municipal. Nem sequer um placard informativo ali existe, tal como acontece na Estação de Oeiras.
- Não apareceu ninguém para informar de que não havia comboio para o regresso ou porquê.
- A senhora brasileira que citei acima chegou mesmo, porque estava sem crédito no telemóvel para o poder usar, e já num acto de enorme desespero pela presença da criança porque a noite aproximava-se naquele lugar que ia ficando isolado, chegou dizia, a telefonar para o 112 (falou com um sr. que se identificou como Gaspar) pedindo ajuda no sentido de pedir que contactassem a Polícia Municipal (identificada nas grades) ou a PSP para lhe dar ajuda.
Será desnecessário referir que o 112 RECUSOU ajudar com o argumento de que não era uma emergência...
Uma mãe com uma criança muito pequena, num lugar onde vão rareando os passantes (só de carro) com a noite a aproximar-se, à espera dum transporte cujo destino desconhece, com um marmanjão de óculos escuros, corte 'pente-zero' na cabeça e bigode, barba por desfazer, ar mal encarado - EU - por perto e em quem não sabe se pode confiar, NÃO é uma emergência... digo eu que gosto de dizer coisas...
Dizer ao polícia da motinha "Oh pá, passa por lá só para ver o que é que se passa e de caminho bebe uma bujeca por mim" deve estar de facto para lá, muito para lá, das competências do 112...

A Conclusão prévia:
O que parecia ser uma boa e louvável estratégia de marketing do Carrefour, de parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (leia-se "com o dinheiro dos contribuintes"), com enorme utilidade e vantagens para os Munícipes de Oeiras, os Turistas e os muitos Visitantes que escolhem o nosso Concelho para frequentar as nossas Praias e os equipamentos disponíveis, como Piscinas, Porto de Recreio, Passeio Marítimo, Restauração, etc., fica assim comprometido devido a um acontecimento incompreensível, sobretudo pela sensação que nos fica de nos estarem a ignorar. De se estarem completamente nas tintas para aqueles a quem prometem o usufruto dum transporte.
Faço notar que qualquer pessoa que saiba da existência deste transporte, de acordo com as informações divulgadas, e que o utilize 'à confiança' corre assim o risco de ir para a Torre, sim, mas convencida que vai ter transporte no regresso, ver defraudadas as suas expectativas.
Pense-se em casos que podem ser dramáticos, como um deficiente, um idoso ou uma criança. Alguém que precise MESMO de acreditar que o transporte existe e não vai, de repente, virar FANTASMA... Alguém que fique, perante uma situação assim, impossibilitado de se deslocar pelos seus próprios meios.

Esteve MAL o Carrefour e esteve MAL a Câmara Municipal de Oeiras, que devia escolher mais cuidadosamente a quem é que o dinheiro dos contribuintes.
Pelo facto de ter acontecido a um fim de semana, como todos sabem, não valeria a pena tentar contactar fosse quem fosse porque pela certa não deveria haver ninguém responsável disponível em lado nenhum - Carrefour, C.M.O., Polícia Municipal - para prestar um esclarecimento sobre este acontecimento e esta matéria. Tal terá que ficar para 'outras núpcias'. E naquelas circunstâncias e lugar, telefonar para quem?
Uma curta nota final: Um Munícipe confidenciou-me há momentos que algumas pessoas suas conhecidas, também Munícipes, que usaram o comboio há uns dias estavam a pensar fazer uma queixa do motorista que conduzia o comboio naquele dia e viagem, segundo elas porque o mesmo, sempre que parava na Estação de Oeiras, era visto a "ir beber uns copinhos" e a viagem que fizeram ter sido muito atribulada a ponto de terem temido que o comboio se virasse. Segundo me disse a mesma fonte, os motoristas são bombeiros.

Para finalizar, e já que estou com a 'mão na massa', mas na dúvida de que os implicados o mereçam, deixo algumas das fotografias que tirei do que poderia ter sido uma boa reportagem, promotora das entidades envolvidas:

17h34 - O Comboio da Praia no seu estacionamento
na saída do lado-mar da Estação de Oeiras.

17h34 - Outra perspectiva do Comboio da Praia.

17h35 - Ainda mais uma imagem do Comboio da Praia.

17h36 - Imagem do interior, tirada à partida.

17h40 - Uma panorâmica sobre um Condomínio privado,
frente ao antigo CINCIBERLANT, com a imponente torre do farol
do Forte de São Julião da Barra, a assomar ao fundo.

19h01 - Local de estacionamento do comboio,
junto ao túnel de acesso à Praia da Torre
(note-se a total ausência de informação).

19h57 - Pormenor do brazão da Polícia Municipal
numa das grades colocada no local de estacionamento.

20h15 - Local de estacionamento do comboio
junto ao túnel de acesso à Praia da Torre, já o dia entardecia.

21h03 - O Sol tinha ido dormir, e na direcção de onde deveria vir o comboio...
nicles... nem um sinal de 'luz ao fundo do túnel'...


fotografias: © josé antónio-comunicação visual 2007 - CLIQUE PARA AMPLiAR
.

11 comentários:

O Cu de Oeiras disse...

Caro José António,
Penso que o seu grande azar poderá servir para alertar a CMO e o Grupo Carrefour para que que haja realmente mais respeito pelo serviço que se dispuseram a fazer e que tem um custo para o Estado Português(Custo do combustivil).
Como o "Oeiras Local" é visitado por internautas influentes neste assunto, penso que desta vez as nossas vozes(não as de burro) chegam ao Ceu.
Bem haja

Boavida Pires

Unknown disse...

.

Caro Boavida Pires,

Oxalá tenha razão e o inconveniente da minha má experiência de sábado - minha e das outras pessoas que passaram também por ela - sirva para alertar, sensibilizar e alterar alguma coisa.

Fazendo uma 'malandrice' que não acho muito correcta, cito-me a mim mesmo, no que eu disse no post imediatamente abaixo deste a um comentador:

"Estou em crer que se um serviço desta natureza funcionasse bem, com o tempo motivaria as pessoas a utilizá-lo e desmotivaria as mesmas de levarem os carros até à Praia da Torre, onde o estacionamento é manifestamente insuficiente, não só o 'pago' junto à praia, mas também o 'gratuito' (acho que é) no lado norte da Estrada Marginal, o que conduz a uma invasão de carros ao longo da Estrada da Medrosa, dum lado e de outro, absolutamente alucinante e surrealista (mas bem real) (...) Também me parece que um serviço desta natureza deveria ser custeado e gerido pela autarquia, para poder funcionar em boas condições. Mesmo que tivesse o patrocínio de empresas privadas num espírito de mecenato.
Assim, pagando apenas o combustível e deixando a gestão a cargo do Carrefour, a C.M.O. demite-se completamente de qualquer responsabilidade e permite que aquele grupo faça o que bem entender (com o dinheiro dos contribuintes)."

Acrescento a isto ainda a opinião de que este tipo de serviço de transportes está a ser cada vez mais implementado por todo o lado pelas autarquias, precisamente porque é uma forma de descongestionar o trânsito, nomeadamente nos circuitos turísticos.
E direi mesmo: Até nem me repugnaria nada se o mesmo fosse pago, desde que o preço fosse razoável. Isto (pago) também acontece em muitos locais. Fátima, p.ex.

Grato pela visita e pelas palavras,
Cumprimentos

.

Isabel Magalhães disse...

J.A.



Já disseste tudo.


Sem mais que dizer... lamento a tua 'aventura' e a dos outros candidatos a passageiro.

***

I.


Nota - Estranho... nem haver uma pequena informação junto ao términus na Torre, a indicar / divulgar 'comboio da praia' e a hora em que o serviço funciona, e a data.

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Há sempre mais para dizer, e 'tudo' não será demais...

"...Nota - Estranho... nem haver uma pequena informação junto ao términus na Torre, a indicar / divulgar 'comboio da praia' e a hora em que o serviço funciona, e a data...."

Nesta pobre Oeiras entregue à bicharada, a mim já nada me espanta...

Por volta das 20:15, quando cheguei à Estação de Oeiras no regresso de Lísbias (outra pobre coitada...) fui espreitar o estacionamento do comboio.
As grades, que seria natural estarem afastadas do passeio dando espaço para o dito estacionar entre aquelas e este - tal como encontrei no sábado -, estavam puxadas quase até ao passeio, indiciando que o comboio... népias!

Volto a perguntar o que é que se passa !?

Então não é todos os dias até às 22h00 !?

Começo a suspeitar que há ali alguma coisa podre, a cheirar muito mal. E que envolve o dinheiro dos contribuintes...

Bjs

.

Isabel Magalhães disse...

J.A.;

Acabei de enviar um e-mail à CMO a pedir que nos informem se a falha foi pontual ou se o serviço foi suspenso/interrompido.

Aguardemos.

[]

I.

Isabel Magalhães disse...

J.A.

Quando escrevi 'tudo' referia-me á qualidade do post e dos comentários. :)


***
I.

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Quando cheguei vinha com uma intenção parecida.
Vinha pelo caminho a pensar em enviar um mail às Relações Públicas do Carrefour para lhes pedir informações e esclarecimentos.
Apenas acontece que não tive tempo de tratar do assunto.
Vou ver se amanhã o consigo, mas tenho um jornal para fechar esta semana e a coisa está apertada.


"... qualidade do post e dos comentários..."

Faz-se o que se pode com os poucos meios e tempo disponíveis.
Deus é testemunha de como eu gostava de poder andar por aí por todo o nosso Concelho, todo o santo dia, a fotografar e colher informações.
Mas como diz uma amiga minha "Não é para quem quer, é para quem pode"...

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

J.A.;

Acabei de receber a Newsletter nº 26 de 10 de Julho de 2007, da CMO onde se lê:

" Comboio da Praia - 06-07-2007
Já está em circulação o Comboio da Praia, que vem facilitar as deslocações à praia da Torre, à Piscina Oceânica e ao Porto de Recreio de Oeiras. Este novo transporte faz a ligação entre a estação de caminhos-de-ferro de Oeiras e a Praia da Torre, durante a época balnear. A viagem é gratuita". »»»

donde que ou foi editada antes de sábado, ou, eventualmente, não têm conhecimento do sucedido.

Aguardemos.

Tem uma boa noite.

I.

Unknown disse...

.

Isabel,

Tanto quanto sei o comboio andou 15 dias à experiência, até ser finalmente inaugurado (ignoro a data).

Todas as notícias que surgem 'impressas' contradizem, por um lado, o que passei e, por outro, o que vou vendo e ouvindo.

Ainda anteontem me disseram que há 2 semanas atrás, durante o sábado e o domingo, não houve comboio, porque foi "desviado para a festa dos putos"... (foi nestes termos que me falaram) Presumo que a 'festa dos putos' tenha sido a do 'node' :))).

A minha mulher disse-me que ontem à tarde ao passar na Estação de Oeiras, se cruzou com um grupo de jovens que comentavam entre si que iam apanhar o comboio da praia...

Uma moradora da Medrosa referiu-me que passa todo o dia a ver passar o comboio, da janela de casa...

Não sei, não...

Há muitas contradições, pelo menos aparentes, e pouca ou quase nenhuma informação. Em especial, fidedigna.

E eu sem disponibilidade para tirar esta história a limpo...

Uma noite repleta de bons sonhos !

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

J.A.;

Segundo a LUSA foi oficialmente inaugurado a 5 de Julho.

Vamos aguardar. A CMO há-de responder ao e-mail que enviei ontem à noite.

[]
I.

Unknown disse...

.

Aguardemos então, serenamente.

bjs

.