quarta-feira, 25 de julho de 2007

Sem comentários!


Saem 300 Euros de crianças fresquinhas!

Sócrates apanhado de surpresa por assistência de meninos contratados


Crianças a 30 euros

A cerimónia de apresentação do Plano Tecnológico da Educação, realizada ontem por José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues, foi abrilhantada por um grupo de dez crianças... contratadas por uma empresa a quem o Ministério da Educação encarregou de organizar a cerimónia.

A revelação foi feita às câmaras da RTP e da SIC pelas próprias crianças, que disseram ser figurantes contratados à empresa NBP e que iam receber 30 euros pela presença no evento.

O Ministério da Educação contratou uma empresa de eventos para organizar a cerimónia de apresentação do Plano Tecnológico da Educação, um projecto de 400 milhões de euros e que pretende aumentar o contacto dos alunos com as novas tecnologias e maior segurança nas escolas, apurou o 24horas junto de fonte do ME.

E o que parecia estar a correr bem acabou ensombrado pela revelação das crianças:
“Viemos parar aqui através de uma agência de casting chamada NBP. Ligou para os nossos pais e eles trouxeramnos para cá. Recebemos 30 euros”, disse uma das crianças.

“Eu estou... isto é apenas uma...”

A pergunta não tardou: “Acha normal contratarem crianças para estarem aqui presentes?”, dispararam os jornalistas ao primeiro-ministro.

Sócrates não conseguiu conter o espanto: “Eu estou... isto é apenas uma... uma sessão de apresentação. Isto é feito por uma empresa que tem... produz... e coloca no mercado quadros interactivos e naturalmente expõe”, balbuciou um incrédulo Sócrates.

De seguida, o primeiro-ministro apressou-se a descartar a responsabilidade do Governo na contratação das crianças. “Com certeza que não”, afirmou.

Ao que o 24horas apurou, o primeiro-ministro e a ministra da Educação não tinham conhecimento de que
as crianças que estiveram presentes no evento tinham sido contratadas a uma agência de casting.
Foi a Action4 Ativism, responsável pela organização de todo o evento, que contratou as crianças à NBP.

Contactada pelo 24horas, a Action4 Ativism optou por responder por email às nossas questões.
“A Action4 Ativism foi contactada pelo Ministério da Educação para a organização de uma sessão pública de apresentação do Plano Tecnológico da Educação”, começa por explicar a empresa.

“No âmbito dos serviços prestados pela Action4 Ativism, designadamente a logística da iniciativa e a produção de material de suporte (pen), incluiu-se a demonstração de equipamentos interactivos em ambiente de aula, para o que se recorreu à contratação de uma empresa de casting”, prossegue.

“Mais se informa que esta empresa contratada responde a todos os requisitos e obrigações legais relativas à contratação de crianças”, conclui a empresa num pequeno texto.

O 24horas não conseguiu obter uma posição oficial da NBP acerca desta situação, mas fonte da empresa confirmou a situação e garantiu ao 24horas que a empresa foi contactada pela produtora de eventos que lhes “pediu um grupo de crianças para um evento no CCB para o Ministério da Educação”.

“Parece-me uma coisa normalíssima, já que as escolas estão fechadas, e eles tinham que arranjar as crianças”, afirmou a mesma fonte.

O Plano Tecnológico da Educação, apresentado ontem, tem como objectivo dotar cada sala de aula com um computador, uma impressora e um projector, assim como um quadro interactivo por cada três salas de aula.

O plano prevê ainda a generalização do cartão electrónico do aluno (que funciona também como porta moedas electrónico) e os sistemas de alarme e de videovigilância nas escolas.