quarta-feira, 18 de julho de 2007

"PARTIDO COMUNISTA IBÉRICO"

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Saramago abandonou o PCP mas não o fez para aderir ao PCE, vai criar uma cisão comunista em relação aos dois partidos ibéricos dando lugar ao PCI - Partido Comunista Ibérico, com sede em Lanzarote. Saramago optou por um gesto simbólico e em vez de registar o novo partido, não teria onde o fazer, optou por casar pela segunda vez com a mesma jovem espanhola, desta vez em Espanha.

Saramago defende que se os capitalistas espanhóis estão comprando Portugal deixam de haver dois proletariados na Península Ibérica e, portanto, não faz sentido haver duas vanguardas para o mesmo proletariado. O laureado assegurou que este gesto não é uma vingança por ser mais reconhecido em Espanha do que em Portugal, país onde são mais os que o recordam pelos devaneios saneadores do que pelo prémio Nobel.

Desta forma Saramago afirma que não se tornou um fervoroso admirador dos capitalistas exploradores espanhóis, que para ele a integração não se justifica pela iberização do capitalismo como alguns maldosos a precisar de reeducação poderiam pensar, ele defende a integração em Espanha para juntar a força dos proletariados Ibéricos. Não podendo unir os proletários de todo o mundo


Com a devida vénia a O Jumento

1 comentário:

Unknown disse...

.

Sempre gostava de saber - sou um pouco 'cusca' - quando chega a hora do truca-truca, quem é que fica por cima.
Se o Zé tuga se a Pilar española.

É que nestas questões ibéricas, é sempre muito importante saber quem está em cima de quem... e quem faz o quê a quem...

O resto são piadas bacocas e asininas.

.