sexta-feira, 27 de julho de 2007

E NÓS POR CÁ?


CIDADES LIMPAS

PRAGA - Junho 2007

BUDAPESTE - Junho 2007



Na Freguesia de Linda-a-Velha, aquando da criação e arranjo paisagístico do JARDIM DAS TÍLIAS, na zona da Av. D. Pedro V, entendeu - e muito bem - a Câmara Municipal de Oeiras equipar o dito local com dois dispensadores de sacos de plástico de cor preta, destinados aos dejectos caninos.

Esperar que a simples presença dos dispensadores fosse sensibilizar a 100% os que não respeitam os espaços públicos seria pura ingenuidade, porque os que têm essa preocupação - como eu tenho - saem de casa munidos com o necessário sempre que passeiam os seus cães. No entanto, e no caso da emergência da necessidade de mais um 'saquinho', lá estava o dispensador não só pronto para ajudar mas também a lembrar alguns distraídos de 'boa vontade'.

Inexplicavelmente, desde que a actual autarquia tomou posse em 2005, deixou de haver abastecimento de sacos para dejectos e, posteriormente, até os dispensadores desapareceram.

Fica aqui a pergunta do Oeiras Local: Qual a razão de se ter acabado com uma boa medida?


1 comentário:

Unknown disse...

.

Enquanto os cidadãos não encararem a rua como uma espécie de grande dependência comum da sua própria casa, nada feito.

A rua pertence a todos e todos são responsáveis por manter a limpeza e o asseio.

E não é com multas que se chega lá, como bem sabemos.
Só como uma ampla e eficaz campanha de sensibilização que leve as pessoas a compreender que são responsáveis pelo espaço público (sala comum).

O papel das autarquias, fornecendo e abastecendo os dispensadores p.ex., é fundamental nesta campanha de sensibilização.

.