terça-feira, 13 de março de 2012

Parceria entre Museus dá origem a Jornada Cultural

Parceria entre Museus dá origem a Jornada Cultural 

"Aquedutos de Portugal” 
Data Início:
17-03-2012 
Data Fim:
15-04-2012 

Local:
Inauguração tem lugar no dia 17 de Março, às 17H00 

Outras Informações:
Edifício 51 da Fábrica da Pólvora de Barcarena 



                                  









Dois museus, com temas distintos e tutelas diferentes, reúnem-se numa parceria que resulta na promoção de uma jornada cultural com um objectivo comum: contribuir para a dinamização e a descoberta de dois espaços de carácter histórico-cultural, dando a conhecer e a descobrir o património salvaguardado do Museu da Pólvora Negra (Câmara Municipal de Oeiras) e do Museu da Água (EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.).

O programa resultante da parceria  entre estes dois espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus inclui uma exposição e duas visitas temáticas, iniciativas que decorrem, entre Março e Setembro, em datas ou dias comemorativos.


O primeiro evento, que celebra o Dia Mundial da Água, consiste na realização da exposição de fotografia "Aquedutos de Portugal”, de Pedro Inácio (coordenador do Museu da Água da EPAL), cuja inauguração tem lugar no dia 17 de Março, às 17H00, no Edifício 51 da Fábrica da Pólvora de Barcarena.
“Aquedutos de Portugal” reúne 21 fotografias destes emblemáticos monumentos da água, de vários locais do País, proporcionando o reencontro com a memória, a arte e o património.
Esta exibição fica patente ao público de 18 de Março a 15 de Abril, aos sábados e domingos das 15H00 às 18H00. Nos dias úteis pode ser visitada pelo público escolar, mediante marcação prévia. Encerra com a Palestra “Património e Água” orientada pelo historiador e museólogo António Nabais.
No programa desta jornada cultural estão também incluídas visitas temáticas gratuitas, com duração de um dia, com passagem pelo Aqueduto das Águas Livres e a Fábrica da Pólvora de Barcarena (FPB). Estas visitas têm como ponto de partida duas obras emblemáticas do Absolutismo, com enfoque para a época de D. João V e são da responsabilidade de técnicos especializados. As que se prendem com a temática da FPB estão a cargo do Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra.
A primeira visita está marcada para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, das 10H00 às 17H30 e em Setembro inserida nas Jornadas Europeias do Património.
A realização das actividades incluídas no programa cultural (Palestra e Visitas temáticas) contam com o apoio da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), da Junta de Freguesia de Barcarena e do GAMPN (Grupo de Amigos do Museu da Pólvora Negra).  

- Mais informações ou marcação das visitas pelos telefones 210 977 422/3/4 ou pelo e-mail: fabricadapolvora@cm-oeiras.pt

2 comentários:

Leite Pereira disse...

O nosso Autarca está sempre atento a acções da cultura

"Municipe Oeirense"

PS Escrevo eu pois o tipo esquceu-se de comentar este.

Isabel Magalhães disse...

Muito oportuno.

Gostei!

:D