quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Darfur - para acabar com a ignorância

.


Porque é inadmissível que quase ninguém saiba o que significa DARFUR, como se depreende do que há pouco ouvi, durante o noticiário sobre a Cimeira UE-África, em que um velho respondeu que "é um sítio onde se vendem bebidas e coisas assim...", de permeio com muitas outras patetices doutros inquiridos, aqui ficam alguns links para fazer luz sobre as pobres cabecinhas que passam o dia a ver novelas e programas da treta, e que não queiram continuar a fazer o triste papel de TOLOS:

DARFUR

CONFLITO / GENOCÍDIO DE DARFUR

FACES OF DARFUR (in our silence we are complicit)

POR DARFUR !

EU ESTOU AKI...

imagem: © daqui
.

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

J.;

Muito meritória esta tua tentativa de esclarecimento mas não creio que os que confundem DARFUR com Carrefour venham à net elucidar-se.

A larga maioria das pessoas do teu escalão etário nunca 'viu' um computador, não sabe para que serve e pior ainda NÃO QUER SABER!

[]
I.

Unknown disse...

.

Amiga, desculpa, tens a certeza que querias dizer "do TEU escalão etário"...? :)



O que está em questão no post não é a idade, os computadores ou a Internet e a blogosfera.
É a profunda ignorância dos portugueses a respeito de questões que deviam ser do domínio público, pela importância que têm.

A culpa até talvez nem seja das pessoas. Liga a tv à tarde e vê o que é que aprendes e a 'informação' que te dão.

Estas pessoas nada sabem sobre Darfur, mas se lhes perguntares sobre a Lili Caneças, a Maia ou as plásticas do 'aborto' zé castelo-branco, sabem dizer-te tudo e mais alguma coisa.

Esta é que é a QUESTÃO !

E é falacioso dizer que a tv é assim porque é o que as pessoas querem.
É possível fazer bons programas que sejam de entreternimento e simultaneamente tenham um carácter informativo e pedagógico. Há cadeias de tv que os fazem.
As nossas é que NÃO.
Os programas (estes de que falo) são só de entretenimento (e pobre) e têm sobretudo um carácter alienatório. Alheiam as pessoas da realidade.

bjs

.

Rui Freitas disse...

Perfeitamente de acordo, Amigo Zé,
O pior é que não são apenas as tardes a serem "ocupadas" por esses imbecis programas... é quase todo o dia, conforme tenho comprovado em dias em que a liberdade de horário me permite.
A pobreza da nossa (deles) informação é francamente confrangedora. Como Jornalista, lamento dizê-lo, mas é a pura verdade!
Essa desinformação, aliás, começa desde a mais tenra idade. Pergunto: como é possível agendarem programas/canais infantis que, ou acabam às 3 da manhã ou começam às seis da "matina"? Quem os vê? Há pais que o permitem? Se calhar...
Repara Zé, que não me refiro apenas aos 4 canais habituais... incluo os outros, como sejam o Disney, o CartoonNetwork, o Niklodeon e até o BabyTv (parece-me que se chama assim?)...
Notaste, certamente, a "dose de violência" que esses "programas infantis" contêm?! E a estúpida "feieza" dos "bonecos"!?
Por onde andarão o Mickey e a Minie; o Donald e a Margarida; o Tio Patinhas e os sobrinhos (não estou a falar do BCP, ok?); o Tico e o Teco; o Pluto e o Pateta e tantos outros carinhosos desenhos que encantaram a nossa infância e juventude?
Hoje, prevalece a velha máxima do "quanto pior... melhor"!

Unknown disse...

.

Caro Amigo Rui,

Subscrevo.

Cada vez vejo menos tv, mas quando passo pela sala e ela está ligada pois estão lá a minha mulher e o gato a vê-la, de manhã, à tarde ou à noite, pelo canto do olho vejo o que estão a dar.
E até me arrepio com os 'comentadores' e os temas...

Os Desenhos Animados... pois!
Há algumas, poucas, boas excepções. A maioria são intragáveis.
Mas parece-me que eles são apenas um reflexo do resto.

Os Brinquedos não fogem à mesma regra, p.ex.
A Banda Desenhada, idem.
Assim como os Jogos de computador e de consola.

Todos estes meios/divertimentos infantis são a expressão da mentalidade e da sociedade em que são produzidos, e constituem por isso mesmo um excelente factor para análise psico-social das sociedades.

O grave da questão é muitos pais não se ralarem em fazer uma triagem dos mesmos para garantirem que os seus filhos apenas consomem "do bom e do melhor"...

Abraço

.

Isabel Magalhães disse...

Zé;

Hoje o Gmail não está a enviar os comentários e só agora - e por acaso - li este.

Não sei se me expliquei bem... se calhar não. Mencionei escalões etários - mencionei o teu mas poderia ter sido o meu - para ilustrar que quem confunde Carrefour com Darfour não vem à net elucidar-se, não mexe em computadores nem quer 'mexer', ou tens dúvidas de que nos maiores de 40 muitos a grande maioria não faz uso da informática? Claro que há honrosas excepções de pessoas de idade muito avançada que se interessam e procuram quem as ensine, quer nas universidades seniores, quer nas bibliotecas, quer nos centros paroquiais ou outros...

Quanto ao resto, o mais de acordo possível; a TV nacional tem uma péssima programação e nenhuma preocupação de âmbito educacional.

Abraço.
I.

Unknown disse...

.

Isabel,

Confirma MESMO se é o Gmail.
Às vezes são manias do Blogger, que se põe a fumar sei lá o quê... :)

Testa com um endereço alternativo, p.ex.

Também pode ser da Netcabo, porque os mails do Gmail são-te reencaminhados através da cabo.
Problemas com o Gmail, só conheço um e não é o caso.
Trata-se de pessoas que gerem, p.ex., mailing lists, que as enviam para centenas ou milhares de subscritores, os quais se queixam das mensagens irem parar à pasta de spam.

Vai ao Gmail, por via das dúvidas, à pasta de spam ver se lá encontras alguma coisa.
E já agora faz o mesmo na conta Netcabo.

Um deles é capaz de também andar a fumar coisas da moda...

Boa Sorte !

bjs,

.