quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Tripulação exclusivamente feminina



A330-200 da TAP aterrou no Recife com tripulação exclusivamente feminina

O A330-200 da TAP aterrou ontem pela primeira vez no Recife com uma tripulação exclusivamente feminina, tendo no comando cinco mulheres: comandante, co-piloto, supervisora, duas chefes de cabine e sete assistentes de bordo.
O voo, que aterrou ontem pelas 15h30, no Aeroporto Internacional Guararapes/Gilberto Freyre, contou ainda com uma operadora do finger (equipamento que permite o transporte de passageiros da aeronave para o aeroporto), uma responsável pela Polícia Federal e o pessoal de terra da companhia.
Esta acção da TAP, em parceria com a Infraero, Polícia Federal e Empetur (Turismo de Pernambuco) celebrou assim a chegada do primeiro A330-200 adquirido directamente da Airbus, e que foi incorporado à frota a 26 de Novembro.
O equipamento tem capacidade para 268 passageiros, numa configuração de duas classes - económica e Top Executive - e, com ele, a frota da TAP passa a contar com uma frota de 52 aviões exclusivamente Airbus.
A mesma tripulação embarcará hoje para Lisboa, às 19h20min, conduzindo outra aeronave da transportadora portuguesa.
Actualmente, a TAP tem mais de duas mil mulheres no seu quadro de funcionários, onde representam cerca de 37% do total de colaboradores. Elas trabalham em todos os sectores da Companhia, desde administrativo e apoio em terra até à área técnica de manutenção de aviões. Nas cabines de comando, são oito mulheres comandantes e dez oficiais-piloto. A primeira delas foi admitida em 1990, e a idade média é de cerca de 30 anos.

(recebido por e-mail)


13 comentários:

antonio manuel bento disse...

É por essas razões entre outras que não ando de avião. Prefiro o Satu em Oeiras automatico do que andar num avião. É inaceitável que aos comandos de aparelhos de milhões de euros estejam mulheres - que muito respeito. Não pela sua condição feminina, mas sim porque comandar aqueles aviões exige uma certa dose de virilidade que só em comandantes Homens se encontra. Até porque é nos casos de aflição e de perigo - tempestades, avarias, disturbios, atentados - que o ser masculino se impõe ao invés do pânico e da aflição, caracteristicas das mulheres. Não estou a ser racista nem percunceituoso mas se um dia os automatismos dos aviões falham e o perigo espreita não vai ser com choros convulsivos que ss problemas se vão resolver.
Atenção, respeito muito as mulheres, mas julgo que há profissões de risco que devem ser tomadas por homens. Já a parte da hospedeira pois que é de mulheres e ai aceito. As companhias aéreas modernas têm também o seu valor pela beleza e profissionalismo destas mulheres que tão bem e delicadamente ajudam os passageiros.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Isabel Magalhães disse...

"Caríssimo" sr Bento;

Já pensou em doar o seu cérebro, para estudo, ao Instituto de Medicina Legal?

Faço votos que se o sr. tiver um acidente e der entrada num qualquer serviço de urgência não lhe apareça uma equipa 'meramente' feminina. É que nos dias de hoje, e segundo as estatístiscas, o número de médicas e de médicas especialistas é largamente superior ao dos homens, correndo assim o risco de ficar frente a uma equipa "incapaz de resolver problemas"!

Alías, deixo-lhe um conselho, envie uma 'Providência Cautelar' a um dos provedores da sua eleição, - até pode ser à ASAE, de que tanto fala e de que não faz a mínima ideia para que serve - a solicitar que seja proíbida a entrada em medicina a 'cidadãos de segunda' i.e., mulheres, pretos, espanhois, comunistas e outros.

Anónimo disse...

Sempre gostava de perguntar ao sr. António Manuel Bento, se me for permitido:

- NÃO ANDANDO ELE DE AVIÃO, como é conhece tão bem as hospedeiras ?!

Major Piloto-Aviador Cook e Alvega

Anónimo disse...

Pois, o Sr. Bento tem razão! As mulheres deviam estar em casa a cuidar da roupa do marido e dos filhos. Onde já se viu, a pilotar aviões que custam milhões de euros, ainda se fosse o ferro de engomar... (ironia).

Oh, Sr. Bento, francamente. Deixe-me dizer-lhe que a sua postura está errada. Respeito-a, mas não concordo com ela. E olhe que eu até sou algo conservador, mas isto não.

Abraços

Anónimo disse...

Esqueci-me. Andar no SATU??? Desculpe, mas deve ser o único. Ainda não percebi para que é que aquilo serve. Ou melhor, sei, mas a lógica está errada.

oeiras local disse...

O SATU tem um novo parceiro em taxa de desocupação. É o 'Combus' que anda sempre cheio de vazio, por comparação com o 'MOVEOEIRAS' que andava sempre cheio.

oeiras local disse...

O cidadão Bento não é conservador; é um verdadeiro Homem de Cro-Magnon. eheheheh.

A nossa amiga Magalhães tem razão, o sr devia doar o seu cérebro para estudo. :)

Anónimo disse...

Já repararam que o «cidadão honesto ao serviço da comunidade» anda a reparar muito na «virilidade» dos homens? :)))Agora foi a vez dos comandantes e no último Dakar era a «virilidade dos pilotos e das suas máquinas» que ele foi ver ali para Belém.

Anónimo disse...

Este «cidadão bento» não para de nos surpreender!

Também ficámos a saber:

«Não estou a ser racista nem «percunceituoso», [«PERCONCEITUOSO»???!!!] mas se um dia os automatismos dos aviões falham e o perigo espreita não vai ser com choros convulsivos que ss problemas se vão resolver.»

É um verdadeiro «artista português»! :))))

Anónimo disse...

Este comentador (AMB) deve sofrer de algum atraso congénito.

"Já a parte da hospedeira pois que é de mulheres e ai aceito."

Então e quando o serviço é desempenhado por "hospedeiros» em que é que ficamos? Está a querer dizer alguma coisa nas entrelinhas?

antonio manuel bento disse...

Nãpo cedo a provocações.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Rui Freitas disse...

Provocações, "sr-dr-eco-cidadão"?
A mais "vil" provocação (como o sr. costuma escrever), foi iniciada por si.
Sr. Bento, deixe-me dizer-lhe com a maior franqueza do mundo: O SR. NÃO EXISTE! NÃO É POSSÍVEL ESCREVER TAMANHA ESTUPIDEZ. NÃO É POSSÍVEL!
Diz você que "respeita muito as mulheres"? Desde que elas fiquem junto ao fogão, a passar roupa ou a preparar-lhe o almocinho, não?
Confesso que li o seu comentário DUAS VEZES... E continuo a não querer acreditar no que o sr. escreveu!
Isso nem é tacanhez de espírito; é BURRICE MESMO!
ACORDE, SR. BENTO... ESTAMOS NO SÉCULO XXI. Ou não reparou?
Por acaso, conheço duas mulheres-piloto, uma delas, de longo curso (sabe o que é?) e até pode ter sido ela a pilotar o avião, não sei...? Dizem os seus companheiros pilotos que são excelentes!
E esta?
Sr. BENTO, pensei melhor e digo-lhe: não acorde... vá mas é dormir!

Isabel Magalhães disse...

.

Amigo Rui;

AHAHAHAH! AHAHAHAHA!

É um prazer tê-lo a bordo! :))))

bj
I.