domingo, 9 de dezembro de 2007

El Corte Inglés

.
Muitas vezes aqui falámos da localização do futuro armazém El Corte Inglés. Não foi por acaso que o fizemos, pois os primeiros boatos que correram apontavam para a sua instalação na antiga Fundição de Oeiras, ex libris da história industrial do concelho de Oeiras.
As nossas 'almas' ficaram 'parvas' e tementes do destino que poderia ter aquele importante e único exemplar da vertente industrial do nosso concelho, com a ocupação de um espaço comercial de gigantescas proporções.
— Acautelar-se-iam os vestígios arquitectónicos ainda existentes de forma a não destruir a nossa memória histórica, em especial para garantir aos vindouros a presença de elementos que lhes mostrassem que ali tinha existido a segunda maior metalúrgica de Portugal, de modo a que essa memória se mantivesse viva no espírito, quer dos oeirenses quer dos que nos visitam e que bem receber queremos? — foi o que perguntámos.

Finalmente, alguns anos passados, os nossos receios sobre o destino da Fundição de Oeiras foram atenuados (apesar de não terem desaparecido por completo).
O "diz que disse..." tornou claro que o El Corte Inglés não seria instalado em Oeiras, mas sim no vizinho concelho de Cascais.
Se os nossos receios sobre os destinos da Fundição de Oeiras não desapareceram de imediato e por completo, eles devem-se aos recentes zum-zuns sobre a demolição total de todos os edifícios daquele complexo industrial para urbanização da área, que passará pela construção de torres de 12 e mais andares e de condomínios privados, ao que nos foi ventilado.

Quanto ao El Corte Inglés, as nossas preocupações não acabaram com a sua 'saída' da Fundição de Oeiras, visto que foi avançada como localização a Quinta do Barão.
Se esta se encontra na sua maior parte integrada no concelho de Cascais, uma pequena área continua a pertencer ao concelho de Oeiras, e a construção daquele Armazém naquela quinta muito perturbaria, positivamente por um lado, negativamente por outro, o nosso concelho e o nosso quotidiano.

Algumas informações que entretanto nos chegaram garantiam que o El Corte Inglés não seria instalado na Quinta do Barão. Ficámos mais descansados, no que respeita aos aspectos negativos apenas, porque a proximidade, mesmo no limite do concelho, na linha de fronteira, até seria uma mais valia. Bom, pelo menos para nós que moramos perto.
Cascais ficava com os problemas decorrentes da instalação daquela empresa e Oeiras com a proximidade e o acesso fácil...

Outras informações com origem na Câmara de Cascais indicavam que a Quinta do Barão estava excluída dos propósitos do El Corte Inglés, mas que a sua localização não seria muito longe daquela quinta.

Neste entretanto encontrámos casualmente no comboio uma amiga nossa, empregada na secção de perfumaria do El Corte Inglés de Lisboa, que sondámos e através dela tentámos descobrir alguma coisa do que poderia estar a circular internamente.

A única coisa que conseguimos apurar foi que se confirmava que o El Corte Inglés iria para o Concelho de Cascais, para perto da saída de Carcavelos da A5 - auto-estrada Lisboa-Cascais - e que nem eles, empregados, sabiam ainda a localização exacta, tal era o secretismo mantido sobre esta matéria.

Também casualmente, ontem falámos com um amigo nosso, munícipe do Concelho de Cascais, morador nos Jardins da Aguilha, próximo do Arneiro, que nos confidenciou, sem se lembrar bem a quem o tinha ouvido há pouco tempo, que alguém ligado à Junta de Freguesia que engloba o Arneiro, tinha referido como futura localização do El Corte Inglés a Quinta dos Gafanhotos.

Fica então aqui, para quem possa interessar, a informação possível, não oficial, a aguardar confirmação, para descanso de uns e dor de cabeça de outros, que o EL CORTE INGLÉS irá para a QUINTA DOS GAFANHOTOS em São Domingos de Rana, próximo às portagens de Carcavelos, concelho de Cascais.

imagem: © Google
.

17 comentários:

antonio manuel bento disse...

O salvamento da Quinta do Barão foi sem duvida um dos muitos grandes contributos prestados pelo blog de referência em internet que é o Oeiras Local. A Quinta do Barão felizmente que hoje não é propriedade de espanhóois, assim como a Fundição de Oeiras.

António mANUEL bENTO, um cidadão ao serviço da comunidade

Isabel Magalhães disse...

J.;

Boa recolha!

(Nunca tinha lido qq menção à Quinta dos Gafanhotos.)

Tenho que me documentar. :)))

bjoka.

I.

Anónimo disse...

teste
IM

Unknown disse...

.

Isabel,

Também para mim foi uma completa surpresa, a aguardar confirmação.
Por isso decidi fazer o post.
Quem sabe ? Talvez alguém que aqui venha tenha alguma informação mais segura que nos possa fornecer.

.

Isabel Magalhães disse...

J.;

Surpresa foi haver um quinta com esse nome. :)

Que estaria previsto ser na saída da A5 em Carcavelos já tinha lido qq coisa. Acho até que foi no artigo de uma jornalista que nos contactou a pedir informações sobre a Quinta do Barão quando divulgaste o assunto.

bj
I.

Rui Freitas disse...

Pois, queridos Amigos,
Eu próprio - há algum tempo - havia dado a quase certeza de que seria junto às portagens da A5 de Carcavelos, do lado sul das mesmas. Lembram-se?
Quero também dizer ao nosso habitual "falador-mór" que, infelizmente, a mudança de local não ficou a dever-se ao "Oeiras Local". Seria excelente, se tivéssemos a força, o poder suficiente para intervir em tais matérias... mas não!
Quanto à Fundição de Oeiras, aceitam-se apostas em como há outros "desígnios" para aí!!!
Onde é que eu já vi uma maqueta sobre o imobiliário que ali irá "nascer"?
Seria na própria Fundição?

Isabel Magalhães disse...

Rui;

Ah! então foi o Rui que mencionou as portagens da A5 de Carcavelos, do lado sul das mesmas,e eu a pensar que teria sido a jornalista. Sorry! :)

Unknown disse...

.

Isabel,

Além da Quinta dos Gafanhotos, têm lá perto também uma Quinta dos GRILOS...

Parece que aquele concelho tem muita bicharada... muitos insectos... AH AH AH

.

Isabel Magalhães disse...

J.;

Temos que agendar uma 'expedição' para eu me documentar! :))))

Rui Freitas disse...

Foi exactamente na Quinta dos Gafanhotos que há bem pouco tempo decorreu o "copo de água" do casamento de um amigo.
Mas, "grilos", confesso que não ouvi!

Unknown disse...

.

Caro Rui,

"Mas, "grilos", confesso que não ouvi!"

Estranho, muito estranho...

Eu, em copos de água, ou outros - de vinho, uísque, cerveja, rum, bagaço... - GRILOS é o que mais oiço !!

AH AH AH...

Abraço

.

Anónimo disse...

Como é que é possível alguém achar que seria prejudicial para o Concelho de Oeiras a instalação do El Corte Inglês? o nível de desenvolvimento projecto e mais valias para o Concelho seria de tal forma grande, que só quem recebe os seus conselhos sobre investimento e seu retorno financeiro de uma empregada de perfumaria do El Corte Inglês pode achar errada esta ideia. De facto é de acreditar que uma tal cidadã pudesse sequer advinhar a futura localização de um investimento de tamanha natureza. Por outro lado os moradores da Quinta do Barão deveriam pagar a instalação de uma tal unidade comercial porque só assim se podia salvaguardar o seu investimento .

oeiras local disse...

.


Este «anónimo» [21 Dezembro, 2007 11:17] ainda constipa o rabo!


.

Unknown disse...

.

Caro Oeiras Local,

... e não só, e não só...

É um discurso que bem demonstra que o anónimo nunca leu, pelo menos com a devida atenção, todas as peças que aqui no blog foram colocadas, directa ou indirectamente relacionadas com o El Corte Inglés, E também os muitos comentários, contra e a favor, deixados por todos os visitantes que quiseram expressar opinião e participar no debate.

1. Que me recorde, todos acordámos que um armazém daqueles seria uma mais valia para o concelho, e apenas uma pessoa se opôs absolutamente à instalação do El Corte Inglés em Oeiras. O sr. António Manuel Bento, que o fez com a habitual veemência, com os "vis castelhanos" e etc.

2. Que me recorde também, dum modo geral a maioria dos leitores manifestou-se a favor da vinda para o Concelho de Oeiras do El Corte Inglés, sobretudo se a instalação deste armazém não implicasse a demolição da Fundição de Oeiras.

3. Foi em especial e sempre esta demolição que esteve em causa e não o El Corte Inglés em si mesmo. A, chamemos-lhe 'batalha', travada neste blog, nomeadamente por mim, foi no sentido de defender que se devia conservar a parte mais antiga e visível da instalação fabril como património histórico industrial e memória de Oeiras. A pequena área e as estruturas situadas junto à estação de caminho-de-ferro de Oeiras. Para o El Corte Inglés, existiriam certamente muitas outras localizações possíveis e viáveis no nosso concelho. Até poderia ser nos terrenos da própria Fundição, desde que se acautelasse o que referi, pois há muito espaço disponível.

4. A referência aos 'moradores da Qta. do Barão' só pode ser brincadeira para nos fazer rir...! A quinta é privada e, ao que julgo, foi já adquirida por um consórcio imobiliário que tem um projecto para urbanização da mesma, que contempla a construção dum hotel de luxo e moradias (está na internet). A existirem moradores, talvez alguém que ainda habite o palácio, a casa nobre da quinta, mas desconheço porque nunca se vê qualquer movimento. De qualquer forma, a zona considerada não pertence ao nosso concelho, como já em tempos aqui no blog ficou bem claro.

5. O comentário sobre a empregada denota uma profunda ignorância sobre as melhores fontes 'jornalísticas'... AH AH AH... Toda a gente sabe que se se quer saber o que se passa na câmara, pergunta-se ao motorista ou ao porteiro... e numa empresa pergunta-se a alguém dos escalões mais baixos. As notícias correm céleres dentro das empresas por entre os empregados. Afinal, este são parte muito interessada nas potenciais mudanças, ante a perspectiva de virem a ter um posto de trabalho próximo de casa, p.ex. ( é o caso da minha 'fonte' ).

6. Aproveito o último ponto para fazer uma actualização. Segundo a mesma fonte, que me referiu que falou com o 'seu' director, este ter-lhe-há dito que nada seria iniciado antes de 2010, na melhor hipótese. Lá se goraram as minhas esperanças de ter o El Corte Inglés muito acessível e aqui mesmo à beira de casa.

.

António disse...

Fico feliz que o El Corte Inglês venha para a Quinta dos Gafanhotos.

Carcavelos já merecia um empreendimento assim.

Para fazermos compras tinhamos que nos deslocar ao Cascaishoping (muito longe e péssimo caminho) ou ao Oeiras-Parque no concelho vizinho.

Só esperamos que as obras arranquem desde já e se faça a inauguração no inicio de 2009.

Parabéns ao Sr. Presidente da Câmara de Cascais por esta vitória.

Anónimo disse...

Bem,fiquei muito triste ao saber que a Quinta dos Gafanhotos está em risco de se transformar num el corte inglês!!!!!!!!!Haja paciência, então vão deitar abaixo uma das melhores quintas de casamento, para mim a melhor.Impressionante somos mesmo um País de Centros Comerciais, que grande aberração.
Digo-vos pelo que li dos vossos comentários pouca gente aqui, repito aqui, não conhece esta quinta maravilhosa,fabulosa, que serve casamentos como não se encontra por aí, é mesmo muito raro, desde a simpatia, beleza,casa senhorial, profissionalismo, qualidade, preço,originalidade,acessos,não é um local perfeito, mas sim o O LOCAL PERFEITO para casar, enfim é uma grande CALAMIDADE destruírem tal quinta.
Sim, sim casei lá no dia 08 de Maio de 2004 que foi MÁGICO,ESPECTACULAR,EXCELENTE,SEM PALVRAS, todos ficaram satisfeitos, ainda hoje o nosso casamento é lembrado pelos nossos convidados como único e inesquecivél.Recomendo a todos que queiram casar e sem terem de se preocupar se corre bem ou não, se falha alguma coisa, ALI NÃO HÁ SE...,na quinta dos gafanhotos é garantia total para o sucesso.É FENOMENAL, não percam tempo celebrem o dia mais importante ou um dos mais importantes na Quinta dos gafanhotos, é do melhor, é PERFEITA.SEM PALAVRAS. Pensem melhor se não haverá outro sítio para esse tal el corte inglês!!!!
BEIJINHOS PARA A MARIA DO CARMO, O NOSSO MUITO OBRIGADO;;)))))E A TODA A EQUIPA, SÃO FANTÁSTICOS, OS MELHORES, POR FAVOR CONTINUEM...

Anónimo disse...

Queria fazer ainda um pedido: a todos os casais principalmente,e restantes pessoas que tenham memórias desta quinta que lhe façam aqui uma grande homenagem, contando a vossa história de passagem por lá, servindo assim de testemunho e exemplo, expondo assim o orgulho que dela guardam.É E SERÁ SEMPRE A NOSSA QUINTA, A DOS GAFANHOTOS!;;;))))
Realmente publicidade não têm na net como outras quintas, e pensem lá minha gente, porque será? não é preciso pensar muito, não precisam, quando se é bom não se precisa de sites! Um bem haja e mais uma vez O NOSSO MUITO OBRIGADO PELO DIA TÃO ESPECIAL, 08 DE MAIO DE 2004.Um beijinho especial para à Maria do Carmo e a toda a Equipa, FANTÁSTICOS.