terça-feira, 29 de abril de 2008

Especulação no preço da comida



Crise alimentar 2008-04-29 00:05
Preço da comida na Europa sobe 39% este ano

A Comissão Europeia deixou ontem um alerta sobre a crise alimentar. Nas previsões de Outubro, esperava uma subida de 10% no preço da comida em 2008. Agora diz que o aumento será de 39% por causa da especulação. (...)

4 comentários:

Oeiras disse...

Sendo um leigo em Economia, não posso deixar de fazer 2 perguntas:

1. Não é verdade que o mundo tem ainda reservas para mais de 50 anos de consumo de petróleo?

2. Não é verdade que o mundo produz mais comida do que aquela que necessita?

Ambas estas perguntas têm como resposta "sim", eu sei. O problema é que o mundo "desenvolvido" açambarca todo o petróleo e comida e o "terceiro mundo" é que padece.

Quem disse que a escravatura foi abolida?

Anónimo disse...

Isto da comida faz-me muita confusão. Porque é que só se pode comercializar a fruta com um determinado tamanho levando ao abandono de pomares? Porque é que as vacas só podem dar tantos litros de leite e levam ao fecho das vacarias? Porque é que as hortas e quintais onde se semeava uns legumes e criava umas galinhas foram transformadas em garagens de condomínios? Porque não semeamos trigo, porque é que a laranja do Algarve está nas árvores e caí com o vento adubando o chão? Porque é que as pessoas só compram nos super (mesmo em zonas rurais)e a terra está a estiolar? Porquê?...
Eu sei: é a globalização.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Gostei de ler as suas palavras que reflectem o que eu penso.

Gostaria, também, de juntar outro considerando que me deixa sempre muito incomodada, talvez porque os meus pais e avós me transmitiram determinados valores, o de nunca estragar comida, - 'há gente com fome, há outros meninos que não têm alimentos' - e que se prende com determinadas manifestações de protesto em que os produtores deitam fora quantidades
'astronómicas' de fruta, legumes e leite quando há tantas instituições de solidariedade, - crianças e idosos - que lutam com IMENSAS DIFICULDADES e acolheriam de braços e coração abertos essas ofertas.

Sem negar o direito e as razões dos protestos, 'caía' muito melhor na opinião pública saber que alguém iria ser um bocadinho benificiado.

Anónimo disse...

Isabel,

Falando com um "homem do campo" no Algarve perante uma vinha cheia de belos cachos de uvas - lª produção, e sabendo da falta de redes de escoamento e da obrigação das uvas serem todas do mesmo tamanho, perguntei: porque é que não se chama os escuteiros para virem colher e entregar a instituições humanitárias? Resposta: essas instituições têm já que lhes dão os supermercados! Eu enchi a bagageira e quando cheguei distribui por amigos. À laranja do Algarve sugeri que a transformassem em sumo e a vendessem a preços baixos para "embebedar" os turistas nacionais e estrangeiros, com a ajuda de voluntários e que a "massa" fosse para ajudar quem precisa. Voluntários??? e as Licenças para montar as barraquinhas??? Ó minha senhora vem de Espanha. Prontessss! como dizem os miúdos pequenos.
Clotilde