domingo, 13 de abril de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS


OEIRAS COMEMORA DIA INTERNACIONAL
DOS MONUMENTOS E SÍTIOS


18 E 19 ABRIL





A tertúlia “Oeiras – O Património Religioso e Espaços Sagrados”, uma visita guiada ao património religioso do Centro Histórico de Oeiras e um concerto de órgão são as iniciativas que a Câmara Municipal de Oeiras vai realizar para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril).

Isabel Boavida, Jorge Miranda e João Luís Cardoso são os oradores da referida tertúlia que terá lugar no dia 18, às 18H30, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

No dia seguinte, às 9H30, José Meco guiará uma visita ao património religioso do Centro Histórico de Oeiras, com um percurso compreendido entre a Capela Nossa Senhora das Mercês e a Capela Stº Amaro de Oeiras. À noite, pelas 21H30, realiza-se um Concerto de órgão, na Igreja Matriz de Oeiras, por Rui Paiva.

Refira-se que, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pretende sensibilizar o público para a diversidade e importância do património existente em todo o Mundo, bem como para os esforços conjuntos imprescindíveis para a sua salvaguarda e conservação.

O ICOMOS elegeu para 2008 o tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”, com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, salvaguarda e valorização dos imóveis e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.

Reconhecendo a importância deste Dia, a autarquia de Oeiras associa-se à sua comemoração, através de um programa que visa, sobretudo, sensibilizar a comunidade para o património existente no concelho.

Inscrições / informaçõesDivisão de Património Histórico e Museológico, Tel. 21 440 85 52/29. E-mail susana.pereira@cm-oeiras.ptPara a conferência e concerto: entrada livre sujeita à lotação do espaço. Para a visita guiada: Inscrição mediante marcação prévia a efectuar para o telefone 21 440 85 52/29, ou e-mail susana.pereira@cm-oeiras.pt. Sujeita ao limite máximo de 40 participantes.
(Texto da CMO)

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