domingo, 27 de abril de 2008

Foto do Dia

Pelo Tibete
Foto@EPA/Jeon Heonb-Kyun

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem conhecimento do facto de que:

- O Tibete é uma Região Autónoma da China, como governo próprio, à semelhança das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, ou dos governos das Regiões Autonómicas de España?

- O Tibete faz parte da China desde o século XIII?

- No início do século XX a Grã-Bretanha invadiu e ocupou o Tibete, apenas tendo sido restituído à China em 1949 com a Revolução Chinesa?

- Durante esta ocupação britânica, o Tibete possuia um regime feudal, com servos e escravos, dominados e oprimidos pelos monges dos quais o Dalai Lama era o líder?

- Os monges liderados pelo Dalai Lama, não se opuseram a tal feudalismo esclavagista?

- Quase todas as informações que chegam ao ocidente sobre a situação no Tibete provêem de uma fonte chamada John Ackerly, agente da CIA?

- A CIA, dez anos após o retorno do Tibete à China (após a ocupação britânica), em 1959, organizou uma revolta naquela região chinesa?

- Que o Dalai Lama se encontrava na lista de pagamentos da CIA, tendo aprovado essa revolta sangrenta?

- Que o irmão do Dalai Lama, Gyalo Thodup, foi o encarregado desses acontecimentos sangrentos de 1959?

- O exército que esteve por detrás dessa revolta de 1959, foi treinado nos EUA no Estado do Colorado, e seguidamente transportado para o Tibete em aviões da Força Aérea dos Estados Unidos da América?

- Qiangba Puncog, o Presidente do Governo Regional do Tibete, descreve os factos ocorridos no Tibete de modo muito diferente, dos descritos por Ackerly, agente da CIA?

- Há liberdade religiosa na China, em particular no Tibete, sendo a prova disso os inúmeros mosteiros dos apoiantes do Lama?

- Em 1986, o Dalai Lama, afirmou que um menino de 2 anos era a encarnação de um ser divino e que esse menino, desde então, foi detido e preso num mosteiro, para ser o novo Lama?


Diz Qiangba Puncog, presidente do Governo Regional do Tibete, que:

«apoiantes do Dalai Lama participaram em distúrbios, roubos, destruições e incêndios irresponsáveis e que as suas actividades logo se estenderam a outras partes da cidade. Essa gente escolheu como alvo as lojas de rua, escolas primarias e secundarias, hospitais, bancos, instalações de electricidade e comunicações, e meios de comunicação social. Incendiaram veículos que circulavam, perseguiram e agrediram os passageiros na rua, e assaltaram lojas, serviços de telecomunicações e edifícios governamentais»

«Treze civis inocentes foram queimados ou apunhalados mortalmente no motim de 14 de Marco em Lhasa (organizado pelos monges "pacíficos", seguidores do Dalai Lama), e 61 polícias ficaram feridos, seis dos quais gravemente»

«Os dados mostram também que os amotinados (os monges) incendiaram mais de 300 localidades, incluindo casas residenciais e 214 lojas e destruiram e queimaram 56 veículos»


Fontes:
- Kenneth Conboy e James Morrison, A guerra secreta da CIA no Tibete, Imprensa da Universidade do Kansas The CIA's Secret War in Tibet.
- Gary Wilson, jornalista do Workers World
- Jornal A Capital, 1986