sábado, 12 de abril de 2008

ROTUNDAS

Digam-me! Será que estou enganado?





















...

Tem havido nos últimos anos uma série de acidentes graves no encontro da Av. Calouste Gulbenkian com a Av. Salvador Allende, na fronteira das Freguesias de Caxias e Paço de Arcos. Esta última é muito movimentada, havendo até grandes engarrafamentos nas horas de ponta, sendo muito utilizada como acesso a A5 pelo trânsito vindo de Paço de Arcos e de outras freguesias a Poente. Moradores da Terrugem e do Alto do Lagoal contactaram a CMO nos últimos anos pedindo uma solução para o problema. E lá vem a Rotunda. Tudo bem. Está a ser feita como podem ver.
Porém, com o avançar das obras percebi que a rotunda era "mini" e que não ia além da estrada (Salvador Allende) que fora das horas de ponta é uma "via rápida" (daí os acidentes). Conforme as fotos demonstram, os incautos ou prevaricadores não vão ter que reduzir a velocidade,apesar de se aproximarem de uma rotunda, pela simples razão de não terem que contornar o que quer que seja. Estarei enganado? Será que vai levar semáforos? Numa rotunda? Eu não quero acreditar que estamos perante uma armadilha involuntária.

3 comentários:

Anónimo disse...

Devemos estar preparados para tudo.
Devemos ter o espírito aberto às inovações, ao práfrentex: se os engºs. fazem, se as autoridades aprovam e deixam fazer talvez tudo esteja mal mas só quando acontecer um problema é que acordem e vão refazer.
Olhe aqui na Damião de Góis: estão a reprefilar, dizem que não podem estacionar, mas todos estacionam, as máquinas andam em movimento, as pessoas passam, aos saltinhos, os eléctricos andam e numa grande confusão os carros escoam-se mal de Linda a Velha para Algés e vice-versa e ninguém obriga ninguém a não estacionar mesmo com tudo entupido.
Porquê? Porque estão a fazer as obras antes antes antes de terem feito o tal parque de estacionamento. É a programação autarquica que temos.
Clotilde

Rui Freitas disse...

Caro Fernando,
Esta mesma obra também me surpreendeu e, por isso, tenho vindo a registar em fotos a sua "evolução", para depois - e só depois - poder emitir a minha opinião de cidadão.
Que me parece ser mais uma "bacorada" da Divisão de Trânsito, lá isso parece. Mas, como dizia o cego, "a ver vamos".
Só espero que não se concretizem os meus receios de futuros choques frontais.

Fernando Lopes disse...

Até há cerca de uma semana estava convencido que iam avançar para um terreno (particular ou da Refer)para desenvolver a rotunda. Nem quero acreditar que o assunto não foi pensado. Admito que não sou engenheiro...mas nem quero pensar que pesaram os custos em detremimento da segurança.