terça-feira, 29 de abril de 2008

somos o povo que temos...

No complexo desportivo do Jamor, numa zona muito próxima do local onde está a ser construído um edifício de linhas modernas e aspecto funcional que se destina aos balneários há tanto tempo em falta, há um pequeno caminho de terra batida, paralelo à avenida Pierre de Coupertin, onde foi construída mais de uma dezena de pequenos muretes, como os das fotos abaixo, com um pequeno nicho que alberga uma lâmpada e uma protecção em vidro.


Os muretes têm ar de ser de construção muito recente, a avaliar pelo aspecto do cimento que parece nem estar ainda seco, mas já todos os vidros estão partidos. Repare-se na boa qualidade do vidro, do tipo que não estilhaça, visível nos pedacinhos junto ao murete e sobre a gravilha. (foto abaixo)


Um simples roubo das lâmpadas de baixo consumo? Não! já que todas as lâmpadas também foram partidas. Um acto com vista a tornar o local mais escuro e mais propício ao assalto? Um acto de vandalismo?

Fotos: © Isabel Magalhães

2 comentários:

Oeiras disse...

Eis o dilema com que a CMO se debate tantas vezes ao fazer obra em determinadas zonas: gastar dinheiro para isto vale a pena? Ou seria melhor deixar tudo degradado e utilizar o dinheiro noutras coisas?

Quando temos "grupos de jovens" (adoro a expressão) a utilizar as mesinhas dos parques infantis das escolas para se drogarem e embebedarem, está tudo dito, não é? E a Polícia não tem efectivos para fazer mais rondas a estes locais, por muito que os serviços peçam.

Isabel Magalhães disse...

O reforço de efectivos da PSP tão anunciado pelo governo, e considerando o tempo de preparação necessário até poderem estar na rua, vai deixando o país à mercê destes grupos e de outros.

A mata do Jamor, zona entre Linda-a-Velha (desde o Alto de Santa Catarina) e a Estrada da Costa (Centro de Estágio de Desportistas) costuma ser patrulhada a cavalo por brigadas da GNR. É uma zona que necessita de vigilância, - há roubos, assaltos e outros casos ainda mais graves - por ser frequentada por muitas crianças e jovens em demanda do complexo desportivo, no entanto nas últimas semanas deixei de encontrar as brigadas.
O Instituto do Desporto recorre a uma empresa de segurança mas o Jeep (creio ser só um) é manifestamente pouco para uma área tão grande.