terça-feira, 7 de junho de 2011

PARADIGMAS DE OEIRAS: A PROPÓSITO DO "COMBUS" E NÃO SÓ

A Câmara Municipal de Oeiras decidiu construir um monocarril a que foi dado o nome de “SATUO” e este anda às “moscas”;

A Câmara Municipal de Oeiras decidiu extinguir algumas carreiras do “COMBUS” por terem pouca utilização;

A Câmara Municipal de Oeiras decidiu construir um Centro de Congressos em Paço de Arcos;

A Câmara Municipal de Oeiras decidiu abrir uma UCC – Unidade de Cuidados Continuados e Gabinete de Enfermagem em Queijas, sem que fossem acautelados os meios humanos para o seu funcionamento.

Este é o paradigma de Oeiras: as decisões nascem de impulsos, sem estudo que suporte a viabilidade económica e financeira.

Há muito que a demagogia e o populismo andam à solta em Oeiras. Felizmente que por estas bandas os políticos também se vão habituar a viver sem dinheiro, pois as transferências da Administração Central vão continuar a diminuir substancialmente.

Avança-se com o “SATUO” porque alguém foi a Sidney, Austrália, e viu um monocarril a funcionar, certamente com mais de 1 km de extensão. Estudo de viabilidade económica e financeira? NÃO HÁ!

Em 2009 era necessário ganhar eleições, custasse o que custasse, e nada melhor que criar, um ano antes, a rede municipal de transporte público, “COMBUS”, explorada pela VIMECA, pagando o Município de Oeiras centenas de milhar de euros. Estudo de viabilidade económica e financeira? NÃO HÁ! Estudo de tráfego? NÃO HÁ!

Em 2009, ano de eleições, foi decidido construir um Centro de Congressos. As obras iniciaram-se em 2010. O estudo de viabilidade económica e financeira foi encomendado com as obras em andamento. Questões: Foi concluído? Onde pára? Quais os resultados?

A Câmara Municipal de Oeiras deixou “cair” a pretensão dos munícipes de Queijas quanto à construção de um Centro de Saúde. Em 2009, ano de eleições, para “adoçar” a boca dos fregueses de Queijas, tentou-se construir um centro de enfermagem. Não foi possível. A obra avançou em 2010, em conjunto com uma Unidade de Cuidados à Comunidade, vindo a ser inaugurada em Janeiro de 2011. Estudo sobre a previsão de utentes? NÃO HÁ!
Garantia de meios humanos e técnicos? FOI DESVALORIZADA!

Assim vai Oeiras na senda do populismo, da demagogia, do facilitismo, da promessa fácil, com custos elevados para todos.

Os políticos agarram-se ao Poder, seja em Braga, Viseu, Caldas da Rainha, Oeiras ou Almada. Quando caem do pedestal sentem-se injustiçados!

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Afinal quem paga o SATUO? A CMO ou a parceira?


http://oeiraslocal.blogspot.com/2011/05/camara-nao-paga-defice-do-satu.html

Anónimo disse...

Se se deixarem de palhaçadas podem baixar o IMI e a tarifa de conservação de esgotos e o preço da água que são um roubo.