segunda-feira, 5 de março de 2012

Quanto tempo demora a preparar uma aula? Autonomia, já!

Quanto tempo demora a preparar uma aula? Autonomia, já!

Posted on 05/03/2012 por João Paulo
9
 
José Gil, Director do Público por um dia, escreveu que:

“se não se souber o número de horas e a qualidade do tempo de que um docente precisa para preparar as lições podemos criar uma carga horária esmagadora e deprimente. E nunca obter uma docência de excelência. Para preparar as aulas os professores têm de ter uma vida própria — e já não têm. Têm cada vez menos férias, cada vez menos tempo para ser pessoas. Uma das questões que coloco é se os responsáveis políticos se dão conta da especificidade da profissão de docente. A relação professor-aluno é extremamente intensa, delicada, forte, vital e específica. Vital para criar qualificação no trabalho e consciência democrática.
É preciso fazer ressaltar esse factor que não está a ser pensado. A avaliação das competências tem de ter em conta um elemento inavaliável,  inquantificável em que se funda a criatividade da educação.”
E esta é a questão central da Escola nos nossos dias – que condições têm os professores para desenvolver o seu trabalho com qualidade? Continuar a ler
 

6 comentários:

Anónimo disse...

Toda a gente quer ter excepções à Lei, o português é mesmo uma espécie única no mundo... os médicos por serem especiais, os professores por serem especiais... olhem, os tipos que recolhem o lixo também são especiais e têm que aguentar as leis laborais e as avaliações do SIADAP como os outros.

Professor disse...

Os professores têm uma carga horária de componente não lectiva. Gostaríamos de saber qual é a carga horária de "componente alheia à recolha do lixo'. Não me digam que levam o lixo para casa para separar e reciclar ao serão e aos fins de semana.

Clotilde Moreira disse...

Não é ser excepções. São horários que possibilitem o correcto desempenho das funções. Um médico operador não pode ter um horário prolongado senão... claro que em tempo de calamidades fazem milagres. Um condutor pode colocar em risco pessoas e bens etc. E no caso de professores é necessário ter em conta o tempo lectivo e o tempo de preparação das aulas. Por isso muitos reclamam das tarefas administrativas que deviam ser atribuidas a outros trabalhadores.Numa Sociedade normal os horádios devem ter sempre em conta a especifidade da função, isto é quais as tarefas, especialidades e especificidades.. Mas isto é muita areia para certas pessoas.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Obviamente!

No último governo - leia-se PS sócrates - os professores foram sobrecarregados com toneladas de burocracia com que o ministério da educação camuflava a sua (dele) incompetência. Um ministério da educação que dá ordem para que não sejam contabilizados os erros de ortografia é um ministério doente povoado de gente incompetente. E depois basta passar 10 minutos nas redes sociais para ver o resultado de tais 'ideias'.

Anónimo disse...

Vocês deviam era ser técnicos de uma instituição pública daquelas que trabalham, que viram os vencimentos reduzidos e o trabalho cada vez mais a aumentar, com carreiras congeladas e o mesmo salário há 10 anos, possibilidade de ser responsabilizado cível e criminalmente quando comete erros, e depois vinham falar da grande sobrecarga e responsabilidade dos professores...
A recolha do lixo não tem carga horária de componente nenhuma, toda a gente vê bem quando trabalham, ganham menos de metade do que os professores, arriscam-se a apanhar todo o tipo de doenças, recolhem o lixo mesmo quando chove ou faz frio, trabalham à noite e mal vêem os filhos durante dias, e se não fossem eles estávamos todos a viver no meio da m... tenham mais respeito.

Anónimo disse...

Cada macaco no seu galho!

Não fale do que desconhece. Ignorância não é só o que não se sabe...