domingo, 7 de outubro de 2007

A FAVOR DE SEMÁFOROS EM ALGÉS

.
Em Algés existem uns semáforos junto ao Palácio Ribamar que regulam o trânsito - de e - para Cruz-Quebrada, Linda-a-Velha e alto de Algés. Estes semáforos dão também alguma segurança aos peões que nesta zona precisam de atravessar aquelas vias e também quem se dirige para o Jardim.

Claro que em certas horas de mais movimento este semáforos “obrigam” os carros a algumas paragens sempre enervantes para quem quer andar e tem o vermelho pela frente.

Porém, tendo ouvido afirmar que a mobilidade automobilista é muito importante e não se compadece com estas paragens e que se estão a preparar para retirar os semáforos naquela zona, venho alertar para esta posição que me parece um pouco absurda e solicitar que seja estudado muito cuidadosamente esta situação, pois considero os semáforos uma maneira de ajudar a proteger os peões (e tanto deve ser assim que a rua dos antigos eléctricos na zona do Dafundo/Cruz-Quebrada foi agora protegida com semáforos)

Maria Clotilde Moreira

8 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Conheço o lugar que refere e, a ser verdade que pensam tirar os semáforos, é mais uma ideia peregrina das muitas cabeças iluminadas que abundam cá pelo burgo. No entanto, estou convicta que o bom senso irá prevalecer.

Unknown disse...

.

Caras Amigas,

Tenho sérias dúvidas de que esses semáforos sejam retirados.
A menos que esteja prevista uma alternativa para o atravessamento de peões - passagem aérea (solução mais rápida e económica) ou túnel (solução mais cara e problemática).

O contrário acontece com mais frequência, infelizmente.
Refiro-me à não colocação de semáforos em locais onde sabemos que tão necessários seriam para regularizar o trânsito e proteger os peões.

bjs,

.

Isabel Magalhães disse...

Quando vejo passagens aéreas com milhentos degraus, e apesar das vantagens conhecidas, não consigo evitar pensar nos que transportam bebés em carrinhos, nos idosos, nos portadores de deficiência...

Unknown disse...

.

É tudo uma questão de espaço.
São possíveis passagens aéreas com rampas em ziguezague (a da estação de Sto. Amaro é destas). O mesmo é possível com passagens subterrâneas.

O problema é que é necessário muito espaço para conseguir declives suaves e no urbanismo tipicamente português 'espaço' é uma miragem...

Bjs,

.

Anónimo disse...

Meus amigos:

A última informação ao meu reparo (que veio no Publico de domingo e hoje no Jornal de Oeiras e aqui, entretanto) feito de voz em reunião pública é que talvez se resolvesse com uma rotunda mini,
pois há poucas pessoas a atravessarem e então à noite até não há ninguém; que os semáforos não estáo sincronizados e uns avançam e outros param. Sugeri que então se acerte a des- sincronização... se encurtasse os tempos à noite, mas com calma, muita calma se alterasse isto.

"Xatinha" de Algés - Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Não sou perita no assunto, conheço o local, sei que há espaço para uma mini rotunda que até embelezaria a zona, mas os peões continuam a precisar de atravessar.

"Vizinha de L-a-V." :)))

Anónimo disse...

Isabel

Mas as rotundas não protegem os peões como os semáfores parando, mesmo, os pópós.
Não tenho a certeza se o local ficaria mais bonito; não estou preparada nem tenho conhecimentos para tomar qq partido. O que me preocupa é a segurança.

Recomendo, apenas, prudência e bom senso.

Um abraço

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Estou de acordo consigo. A segurança dos peões está primeiro.

[]