terça-feira, 16 de outubro de 2007

O correio dos leitores

----- Original Message -----
From: "Elsa Soares Regojo"
To: "Isabel Magalhães"
Cc: "José Baptista"
Sent: Monday, October 15, 2007 2:02 AM
Subject: Pedido de publicação

Cara Amiga Isabel,
Ao jeito de apontamento, motivado por alguns comentários muito desagradáveis que li no Oeiras Local, habitualmente um local de sã e agradável convivência e comunhão humana, para início de semana, peço que publique no seu blogue, se for viável e achar oportuno, este singelo apanhado de algumas citações que eu gostaria que servissem para reflexão dos leitores.
Creio que muito se pode aprender se nelas se meditar.

"O mal que fazemos não suscita tanto a perseguição e o ódio como as nossas boas qualidades" - François La Rochefoucauld

"Quando o nosso ódio é demasiado vivo, colocamo-nos abaixo daqueles que odiamos" - François L Rochefoucauld

"O ódio é a vingança do cobarde" - Bernard Shaw

"O ódio é a tristeza acompanhada da ideia de uma causa exterior" - Baruch Espinoza

"Penso que o ódio é um sentimento que só pode existir na ausência da inteligência" - Tennessee Williams

"O ódio é a cólera dos fracos" - Alphonse Daudet

Boa e Feliz semana para Todos,

Elsa Soares Regojo

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Desconhecida Amiga Elsa;

P.F. defina 'desagradáveis'.

Obrigada pelo contributo.

[]
I.

Elsa Soares Regojo disse...

Cara Amiga (virtual) Isabel,

Por «desagradáveis» entendo todos aqueles textos que destilam raiva e pulsões ocultas, ao jeito do que dizia Freud quando se referia ao complexo de Édipo e às pulsões sexuais não satisfeitas, sublimadas pelo inconsciente na figura da mãe.

Alguns comentários deixam transparecer essa espécie de nevoeiro cinzento que ofusca a clareza dos propósitos.
Nota-se em alguns deles o recurso a sememas, morfemas e expressões rebuscadas, que apenas comunicam insegurança, insatisfação e sobretudo uma aversão pelo 'mundo', que passa para o texto via um processo de 'transfer' numa aparente crítica, que em realidade é apenas o descarregar de ódios profundos e preconceitos não resolvidos nem sublimados.

Gosto muito do seu blogue.
Tenho lido aqui peças jornalísticas muito interessantes - eu tenho consciência que o termo 'jornalístico' é um pouco excessivo, mas a qualidade de algumas merece-o. Eram dignas de figurar nas páginas de um jornal ou revista.

Gosto, por exemplo, da constante divulgação de acontecimentos culturais, como são as exposições. Também me agradam os momentos de humor, que me divertem.
Ainda não tive oportunidade de ir a Oeiras (tenho um familiar perto, em São João do Estoril), mas ainda não perdi a esperança de visitar esse concelho e conhecer todo o maravilhoso que, ao que me é dado perceber, nele existe para oferecer ao visitante.

Continuando ainda na questão de definir «comentários desagradáveis», dou-lhe como exemplo, e nem o vou comentar, um que só ontem li, a mim dirigido, escrito por um tal sr. de "Boavida", no qual ele me insulta dum modo cujo fundamento ainda não consegui discernir.

Boa noite e obrigada pelas visitas ao meu blogue,
Elsa

Isabel Magalhães disse...

Amiga Elsa;

Nem sei que lhe diga. Fui ler o tal comentário - há uns que escapam, não consigo ler todos - e sinto-me na obrigação de lhe pedir desculpa em nome do blog.

No entanto, e sem queres vir em defesa do Boavida, - um bom amigo não virtual - penso que o talvez excessivo teor do comentário deveu-se à fotografia por si publicada que, convenhamos... bem... a Elsa sabe, não é? :)))

É que não a conhecendo ninguém podia supor que a foto fazia parte da tal brincadeira que refere. Por isso, peço-lhe que, - e é assim que eu entendo o assunto - considere o comentário dirigido a uma foto que não é sua.

Grata pela sua compreensão.

I.