sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O correio dos leitores

----- Original Message -----
From: Clotilde Moreira
To:
'Isabel Magalhães'
Sent: Thursday, October 25, 2007 9:43 PM
Subject: Para conhecimento


Acabo de enviar para o jornal Público o texto anexo tendo esperança que eles publiquem pois está a tornar-se insuportável tanto prédio e tanta casa por recuperar e tanta casa vazia e tantas outras coisas por fazer.
(...)


OEIRAS: A 8ª MARAVILHA DE BETÃO

Oeiras é apresentada como um município modelo de desenvolvimento e de concretização de grandes projectos. A Câmara pensa, chama parceiros, dá-lhes condições e tudo se resolve com uns tantos imóveis e condomínios, parcerias de betão mesmo que se esteja em áreas de reserva agrícola nacional, ou ecológica ou em leitos de cheias e já se sussurra num hotel em cima de uma praia. A finalidade é resolver tudo com betão.

Aqui em Algés é preocupante a quantidade de edifícios novos e antigos com andares por habitar, mas continua-se a construir desenfreadamente. Entretanto, ninguém actua na recuperação dos pequenos imóveis que caiem aos bocados e deviam ser preservados na sua traça como memória que são desta freguesia.

Em Barcarena mascara-se a “oferta” de estruturas muito necessárias com um pesado projecto Estratégico e Requalificação Urbana que mais não é que construção, betonizando-se a zona norte de Tercena até Queluz de Baixo.

Depois temos o Alto da Boa Viagem e quem viu as maquetes no blogue Oeiras Local em 2 de Agosto último fica em choque com as toneladas de construção e viadutos que irão impermeabilizar este vale. Ah! E falta a área da antiga Lusalite… (o betão aqui está agora um bocado calado).

Também Paço de Arcos, além de empreendimentos imobiliários faraónicos, está a ser acabado um monstro em cima do leito da ribeira, exemplo acabado desta 8ª maravilha.

É assim por todo o Município de Oeiras. Mas resolver problemas como os transportes e acessibilidades, estacionamento, centros de saúde ou escolas ou a limpeza de ribeiras são remetidos para a responsabilidade da Administração Central. Aqui em Oeiras o grande sonho é conservar este 8º lugar na lista das maravilhas: o betão!



Maria Clotilde Moreira, ALGÉS

3 comentários:

Anónimo disse...

Felicito-a pelo artigo...porque toca na ferida.

Mas vamos lá nós dizer que há alternativas.

Que a tercearização do Concelho não é um bem em por si mesma. Que a imagem rural (ainda que se diga que já não agrícultura) desaparece.

E ainda falam de sustentabilidade.

Acessibilidades e descarecterização do Concelho são, na minha opinião, dos prolemas mais graves, entre outros.

FL

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Também a felicito pelo artigo e se entretanto 'sair' no Público peço-lhe o favor de nos dizer.

Entretanto, e porque vem a propósito, relembro aos interessados a próxima Assembleia Extraordinária da freguesia de Linda-a-Velha sobre 'acessibilidade e Mobilidade' a ter lugar pelas 21h00 do dia 6 de Novembro no auditório Lurdes Norberto, em Linda-a-Velha.

Anónimo disse...

Obrigada pelas v/ palavras.

Já comecei a divulgar a Assembleia de Linda-a-Velha uma vez que ela toca num problema de Carnaxide - Miraflores. Não sei se irei estar presente. De qq maneira vou continuar a informar os amigos e conhecidos.
Clotilde