segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A saúde em Portugal!


19 comentários:

antonio manuel bento disse...

Não partilho da opinião generalizada da maior parte das pessoas que insiste em criticar o nosso sistema de saúde. Frequento com alguma regularidade alguns serviços e nunca fui mal tratado sempre acabei por ter alta e ver os problemas de que padeço atenuados ou resolvidos sem pressa e com o saber de profissionais competentes - aqui uma palavra de apreço aos médicos estrangeiros que tornaram os nossos hospitais espaços multiculturais e étnicos. Também apoio a taxa moderadora. Não somos um pais rico e temos dificuldades estruturais, se o povo quer euros 2204, ralis, TGV e OTA, a par de outros luxos e shopings pois não lhes há-de custar gastar sete euros para uma consulta médica.
E em questões de saúde vejo com bom agoiro o dia em que tiver que ter cuidados médicos e de enfermagem num lar de idade - embora certo que ainda faltam uns anos gordos - é que com enfermeiras do calibre da que está em serviço na foto, será um deleite de cada vez que nos vierem fazer a higiene, motivo certamente para que a esperança de vida se prolongue no tempo.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

... se o povo quer euros 2204, ralis, TGV e OTA...

2204 vai ser mas é o MUNDIAL !!!

TGV e OTA, não é o POVO quem quer. Todos sabem que QUEM quer é o PS...

o povão quer PÃO, PAZ, SAÚDE, EDUCAÇÃO...

... é que com enfermeiras do calibre da que está em serviço na foto, será um deleite de cada vez que nos vierem fazer a higiene...

Veja lá não lhe dê mas é uma apoplexia... e lá se vai a esperança de vida... Ahah

O Lurdes

oeiras local disse...

É sabido que há muitos que gostam e apoiam os ralies, e que basta ser minimamente esclarecido para também saber que os ralies são pagos pelas MARCAS e pelos patrocinadores.

Carlos Sério disse...

O humor também é preciso. Pouco faltará para chegarmos a isto.

Isabel Magalhães disse...

Acabei de ver no telejornal da SIC - "Desde o fecho da maternidade de Elvas já nasceram quase 300 crianças portuguesas em Badajoz".

Elsa Soares Regojo disse...

Caros Amigos (permitam-me que vos trate assim),

Não me levem a mal, mas vejo aqui alguns comentários que denotam substanciais carências afectivas e alguma sexualidade reprimida.

À Vossa inteira disposição,
Elsa Soares Regojo

Unknown disse...

.

Cara Dra. Elsa,

Não sou nenhum expert na matéria, é claro, e respeito a sua formação académica.
Mas permita-me que lhe diga: Não acha que está a 'abusar' um nadinha do freudianismo, o qual vê sexo em tudo o que fazemos?

Sem retirar ao Freud a enorme relevância das suas teses e respectiva contribuição para a ciência médica e saúde mental, se há coisa que 'abomino' no Freud é precisamente a tendência sexualista que refiro.

Talvez um dia seja viável encontrarmo-nos para um café, se a dra. tiver a disponibilidade para tal, e então poderemos falar com mais profundidade e acertividade deste tema, na medida em que gosto imenso de Psicologia. Afinal, esta é fundamental no meu trabalho de Designer Gráfico e técnico de comunicação gráfico-visiva. Tenho algumas teses pessoais que gostaria de debater com alguém com profunda formação, de preferência em torno de um copo de bourbon e uma música ambiente simpática.
Fica o convite.

Com os melhores cumprimentos,
Aceite um respeitoso abraço deste seu nóvel admirador,

.

Anónimo disse...

António,

Sempre me questionei do porquê da sua saudável rebeldia... sempre nos presentiou com "posts" de grande valor, com temáticas bastantes incisivas, do concelho, de Oeiras!
Sempre, sem quaisquer dúvidas o li com a maior atenção e acertividade que me caracteriza, mas hoje António, a par de alguns comentários recentes que insiste em repetir, com uma linha de raciocínio um pouco mais "descontraída", fez-me pensar sobre a sua real posição em blog... para bem do mesmo, sinceramente, espero estar enganada.

Os melhores cumprimentos,

M.João da Cunha

Unknown disse...

.

M. João,

Não se preocupe com a minha "posição em blog"...

Ela é do conhecimento da maioria que nos visita.
Quase todos sabem que estou aqui para me divertir.
Sobretudo para me DIVERTIR !

Não estou a mando de ninguém, instituição ou empresa. Ninguém determina o que devo fazer ou escrever. Ao contrário do que, penso, se passa com alguns 'visitantes' que aqui vêm disfarçados e/ou anónimos com a clara intenção de desestabilizar o blog, talvez julgando que vamos desistir. Para benefício de quem ?! O Sherlock Holmes iria à procura de quem mais tivesse a ganhar com o 'crime'... :)))

Ninguém me paga para aqui estar, nem as horas despendidas à procura de matérias que possam ser do interesse do Oeiras Local e o trabalho de elaborar peças para publicação.

Muito menos me pagam as madrugadas, a luz eléctrica, o desgaste do equipamento, as noites mal dormidas, o ter dado primazia a este blog em detrimento dos meus blogs pessoais temáticos, o não desenhar nem escrever (ficção) há muito tempo, e por aí afora.

O que faço, faço-o por prazer e por gozo pessoal.
Como gosto e como quero.

Só uma curiosidade: O 'M' é de major ?

.

Elsa Soares Regojo disse...

José António,
Permita-me antes do mais que o parabenize pelos excelentes trabalhos feitos por si que aqui tenho lido.
Percebe-se que o José é um apaixonado pela sua terra, e os seus textos e fotografias são uma deliciosa companhia para uma mulher como eu.
Terei todo o gosto em aceitar o seu convite para uma bica, e não só para falar de Psicologia, que é o que faço todo o santo dia.
Tenho grande necessidade de descontrair e aprecio imenso a companhia de um homem elegante e culto como o José paarece ser.
Teremos certamente muitos outros assuntos de interesse para tema de conversa e poderemos, sim, descontrair em torno dum bourbon, talvez mesmo em minha casa, onde vivo solitária apenas na companhia do Mimom, o meu Basset.
Vou escrever-lhe para o seu mail pessoal, se não se importa, para marcarmos um encontro, que este não é o lugar indicado.

Aceite uma grande beijoca desta sua Amiga e, agora também, Admiradora,

Elsa Regojo

Isabel Magalhães disse...

Bom... a 'coisa' promete! eheheheh!

(embora Matosinhos esteja um bocado longe.)

__________________________

Acerca do post e ainda sobre o SNS, querer reduzi-lo a uma experiência pessoal de algumas consultas, à simpatia e colorido racial dos hospitais, às baixas e altas, é o mesmo que querer avaliar a floresta pela árvore.

Quando se discute o SNS - muitos o fazem embora na generalidade as queixas não sejam direccionadas aos meios humanos - critica-se o fecho de maternidades, centros de saúde, urgências, a falta de médicos de família, - na minha freguesia parece que há 8.000 (?)utentes sem o referido médico, o que equivale a quase metade da população eleitora - a longa lista de espera para cirurgias, a falta de especialistas de medicina dentária, no caso dos doentes crónicos a redução da lista de medicamentos comparticipados e o aumento dos preços. (Seria útil averiguar quais os países da UE que dão medicamentos a custo zero aos doentes crónicos e portadores de deficiência.)

Ainda a referir as longas filas de idosos às seis da manhã à porta dos centros de saúde para 'arranjar vez', a espera para as consultas de especialidade, o elevado número de doentes que cada médico tem que ver - há até a piada recorrente do médico, cansadíssimo, que diz ao colega: "Hoje já fui visto por 150 doentes!".

Estes pontos afectam, essencialmente, a população mais carenciada e não é o facto de haver uns quantos que beneficiam de outros subsistemas de saúde e/ou pagam um plano privado e têm, por isso, a vida mais facilitada na doença e na medicina preventiva que podemos estar "contentinhos" com o SNS do país.

Estas são algumas reflexões num mero ponto de vista de utente de um subsistema com algumas vantagens.

antonio manuel bento disse...

Caro José António,

Serve este site de internet em blog para o debate de ideias e esclarecimento de posições entre os cidadãos honestos e outros que, embora não o sendo, não deixam por isso também serem seres humanos. Digo isto apenas e só porque me parece que o caro José António ignora as regras do cavalheirismo e do trato e se dirige a uma senhora de requinte, recato e recolhimento, de modos menos próprios. Se não vejamos:

“Talvez um dia seja viável encontrarmo-nos para um café, se a dra. tiver a disponibilidade para tal, e então poderemos falar com mais profundidade e acertividade” - Nitidamente o caro José António está a querer instituir a si próprio a figura do intelectual - investigador ao que consta agora - entendido em arte e/ou cultura apenas e só para impressionar uma senhora que merece respeito e cortesia no trato. Não é correcto galvanizar falsas esperanças de cariz mais intimo numa senhora.


“Tenho algumas teses pessoais que gostaria de debater com alguém com profunda formação, de preferência em torno de um copo de bourbon e uma música ambiente simpática” - Queira me desculpar caro José António, mas está sua frase de aproximação à laia do engate mais malandro é completamente inaceitável para o Concelho de Oeiras e principalmente uma afronta à estrutura intelectual da Dra. Elsa!

Gostaria que este site não se tornasse um veiculo para encontros amorosos. Apelo à administração para pôr freio nesta falta de pudor.

António Manuel Bento, um Cidadão e Eco Guardião, ao serviço da comunidade.

antonio manuel bento disse...

Estimada Senhora Dra. Elsa Soares Regojo,

Confesso que me perco um pouco de cada vez que me cruzo em blog com o seu olhar terrivelmente profundo e penetrante.
Dirijo-me a si, de cortês modo, para a prevenir das vozes viperinas que natural e infelizmente irá encontrar em comentários mais depreciativos dirigidos à minha humilde pessoa. De facto tenho sido bastante injustiçado e incompreendido neste site apenas e só por ter uma postura honesta, aguerrida e sempre em sintonia com as convicções que me são próprias. Estou certo que não dará ouvidos ás vozes que certamente junto de si tentarão denegrir a minha postura honesta e fiel. Imploro pois à sua boa compreensão e, acima de tudo, confio na sua bondade...

António Manuel, um cavalheiro ao dispor de Vossa Excelência

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

.

Sr. Bento,

Não me chateie, S.F.F.

Não fui incorrecto nem 'engatatão', como se pode depreender pelo meu texto. As minhas intenções são do mais sério possível. Mais, se o tivesse sido a dra. Elsa certamente ter-me-ia chamado a atenção para esse facto. E ela é que tem esse direito, não é o sr. Bento.

Leia a resposta que ela me deu. Não denota qualquer antipatia ou abespinhamento, o que eu esperava duma pessoa inteligente e culta.

Vou esperar o e-mail dela e não tenho dúvidas de que vou aceitar o convite a que ela me correspondeu.

O meu cunhado tem uma quinta no norte, em Marco de Canavezes, e dali ao Porto é um pulinho. Acho até que vou convidar a dra. Elsa a passar um fim de semana lá na quinta para assistir às vindimas. Ou então no São Martinho que, calha bem, é a um sábado.

LIVRE-SE de me vir perguntar como correu o encontro... não estou aqui para satisfazer os seus vícios privados.

Boa noite,

.

Anónimo disse...

Este país é mesmo assim, andamos a descontar para Isaltino's e semelhantes andarem a governar-se a eles próprios... São os nossos imposto bem aplicados!

O Cu de Oeiras disse...

Alguem viu o filme "Quando ela era ele" com o Dustin Hofman?
Cheira-me que andam extratos do filme na blogosfera, nomeadamente aqui. Porque não utilizar uma camara de video?
Poderá ser assunto de psicologia, digo eu.

Boavida Pires

Elsa Soares Regojo disse...

Caro Boavida Pires,

Acredite que eu já tinha pensado nisso mesmo.
Não quis dizer nada porque achei que alguém se poderia sentir amesquinhado e irritado, dada a minha formação profissional, e poderia ser levado a concluir que venho aqui com a intenção de estudar o perfil psicológico dos leitores ou, pior ainda, dar sentenças ou lições sobre educação e comportamento social.
Não estou aqui para julgar ninguém ou avaliar o perfil psicológico seja de quem for.
Venho a este blogue porque o descobri, por acaso e gostei do que li.

Mas concordo consigo. De facto há certas prosas, não só aqui mas na blogosfera em geral, que fazem pensar que quem as escreveu pretendeu disfarçar o seu género, masculino ou feminino, e orientação sexual, e fazer-se passar por outra pessoa.
Qual a motivação? Como compreenderá certamente, apenas na presença da pessoa tal avaliação seria possível.
E nem me parece que isso seja importante.
Posso avançar alguns palpites, apenas palpites: sexualidade reprimida; homossexualidade não assumida; psicopatias de vários níveis; gosto pela provocação; deficiência congénita; reacção patológica ao meio psicossocial; efabulação; etc.
Ou talvez se trate de puro e simples divertimento.

p.s.: Gosto muito do seu estilo de escrita. Ele indicia um homem de grande cultura e saber profundo e uma inteligência acutilante. Parabéns. Teria imenso gosto em o conhecer.

Cumprimentos,
Elsa

Anónimo disse...

Grandes novidades:

- A Dra. Elsa (Dra será nome próprio?!) está a fazer sucesso q.b. entre os «machos»;

- O sr. bento aprendou a citar;

- O sr. bento meteu o «cidadão honesto ao serviço da comunidade» na gaveta e alterna entre o «António Manuel Bento, um Cidadão e Eco Guardião, ao serviço da comunidade» e o «António Manuel, um cavalheiro ao dispor de Vossa Excelência» [Dra. Elsa].

Entretanto, não se abespinhou por não se falar de Oeiras. E do Concelho de Oeiras. Obviamente.

Pois. Coisas da coerência. Ou falta dela.