sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O correio dos leitores

Um pequeno preâmbulo:

Somos, por vezes, confrontados com e-mails que, pela forma como são escritos, nos levam a supor haver algumas dúvidas e até certas confusões a respeito da função e obrigação de um blogue.

O OEIRAS LOCAL é um blogue privado, não está de modo algum afecto a serviços oficiais, camarários ou outros, não tem uma equipa de jornalistas e correspondentes a verificar tudo o que se passa no Concelho, por toda a parte e a todo o instante, e depende da boa vontade dos colaboradores e alguns leitores para ser alertado para situações dignas de nota, quer por bons, quer por maus motivos.

_____________________________________________________________

Data: Wed, 10 Oct 2007 18:10:06 +0100
De: Mário Negreiros
Assunto: largo da Igreja

Boa tarde,

É impressão minha ou este blog não se apercebeu de que o largo da Igreja de Oeiras está a ser rasgado por uma estrada e que o seu destino, a julgar pelo que já acontece nos passeios da vila, será o de um imenso estacionamento municipal gratuito?

É impressão minha ou também não se apercebeu de que o Concelho de Oeiras penaliza o estacionamento regular (através de cobrança pela Parques Tejo e, em caso de não pagamento, multa, bloqueio e reboque) e autoriza, por omissão na repressão, o estacionamento mais predatório que há - em cima dos passeios, que é de borla e perfeitamente seguro?

Posso estar a ser muito injusto (tomara!!!) mas a impressão que me ficou da única visita que vos fiz foi a de que têm sido completamente insensíveis ao fenómeno de progressivo aniquilamento dos peões em favor dos carros em Oeiras.

Saudações oeirenses,
Mário Negreiros

15 comentários:

oeiras local disse...

Em caso de dúvida 'privado' é o antónimo de 'oficial'.

Anónimo disse...

Este leitor podia ter dito a mesma coisa de uma forma menos agressiva. É o que se chama uma má atitude, uma atitude incorrecta na forma de comunicar.

Anónimo disse...

Concordo com este desabafo! Infelizmente em Oeiras o que interessa ao Isaltino e à sua malta é encher os bolsos... se os cidadãos são prejudicados, isso é secundário!

Unknown disse...

.

É impressão minha ou este leitor não se apercebeu de que o Oeiras Local não é um orgão oficial, nem da CMO, nem das juntas de freguesia (ou partidos), e é feito por munícipes que têm as suas vidas profissionais e privadas e não são jornalistas ou detectives que andem pelo concelho a investigar os problemas? Que aquilo que publicam são as coisas com que se deparam nos percursos diários que fazem na sua vida?

É impressão minha ou o leitor também não se apercebeu de que o Oeiras Local, já por diversas vezes, tem alertado para o problema do estacionamento e do trânsito e ainda dos passeios por onde circulam os peões?
Uma consulta ao arquivo é quanto basta.

Posso estar a ser muito injusto...
Ai está, está.

mas a impressão que me ficou da única visita que vos fiz...
... Pois, o problema está aí, a ÚNICA visita, que não terá sido demorada nem profunda.

Caro leitor, em primeiro lugar, dê uma olhadela pelo nosso arquivo para ver a multiplicidade de temas e problemas que desde que o blog nasceu aqui têm sido tratados.

Em segundo, continue a enviar as suas colaborações, de preferência bem fundamentadas e documentadas.
E não as aproveite para criticar o blog. Fazemos o melhor que podemos e sabemos. E assim vamos continuar, digam o que disserem os detractores.
Quem gosta fica e é bem vindo.

Quem não gosta... a porta faz a serventia da casa!

Cumprimentos,

.

Anónimo disse...

Não misturem as estações. Não confundam forma e conteúdo. O remetemte do e-mail usou uma forma errada de comunicar. Tirou impacto ao que escreveu. Do mesmo só sobressai o ataque ao blogue. É pena.

Anónimo disse...

um imenso problema deste `imenso` blogue, É (vá-se lá perceber porquê?!) cair-se constantemente na insistência, de julgar os outros (e estou a falar do género de observações que aqui se constacta fácilmente por todo esse `imenso´ arquivo que o SrBaptista aqui aponta), dizia eu sobre essa insistência em Julgar os outros por meia duzia de palavras aqui escritas!
É fácil assim, compreender porque este blogue é "tão" participado!!!

(como calculo que este meu comentário, corre o risco de nem ser publicado - pelo teor ediondo, na vossa opinião, "Lexiviano" na minha! - atentem ao vosso histórico, e ao nível do vosso "sentido democrático"!!!.... arriscar-me-ia mesmo a dizer, Bem tirânico por sinal, e muito pouco mesmo respeitador da Opinião Alheia!!... Pronto, ok.... fiquem lá com essa coisa.
E fiquem Bem tb!

Observer,

cumprimentos,

Zé Branqueiros.

E disse...

Quem vem por mal, regra geral, não é bem-vindo. Este blog têm uma administração que faz os possíveis por divulgar a actividade cultural em Oeiras, além de veicular as opiniões pessoais dos seus autores ou participantes que contribuam para enriquecer e não denegrir o historial de Oeiras. Reserva o direito de recusar comentários malcriados e idiotas de autores que confundem o direito livre de opinião com insultos e impropérios. Se não gosta destas regras, sr. Zé, passe bem e escusa de vir cá mais alguma vez. A gente não se ofende nem sentirá a sua falta.

oeiras local disse...

.

Hoje o 'Zé Branqueiros' vem à paisana. Mandou a fardeta de 'major' para a 'Cinq à sec'.

Curiosamente, uma 'criatura tão culta', que aponta sempre tantas falhas ao blog, quando cá vem nunca se lhe lè um comentário digno desse nome; só vem despejar uma verborreia de um qualquer ressabiamento interiorizado.

O que diria a Dra Elsa destes pobres coitados masoquistas que não despegam?

Anónimo disse...

O leitor insurgiu-se, e bem, com a administração do blog.
Infelizmente, de quando em vez, a administração do blog OL insiste na "menor democracia", o que priva alguns de comentar o que bem entendem, mas são opções e essas, ficam com quem as toma.

Mário António Lima

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor anónimo
[15 Outubro, 2007 15:51]

Se for visitante assíduo saberá os motivos que levam o O.L. a activar a moderação de comentários.

Quem a isso obriga são os tais 'leitores que se insurgem' e que sabemos serem os mesmos que aqui aparecem, não para comentar os posts mas para TENTAR insultar, amesquinhar, impôr ideias de gestão do blog, impôr uma selecção (muito própria) do que 'podemos ou não podemos' escrever, e até pasme-se - mas isso deve ser do seu conhecimento - querer impôr a uma larga e esmagadora maioria a proibição da 'marginal sem carros', (entre outras coisas, claro!).

Quanto ao que apelida de 'menor democracia' certamente que 'navega' pouco porque cada vez há mais blogs com moderação de comentários activa. E estou certa que concordará que isso está directamente ligado ao facto de haver uns quantos que não sabendo o que é democracia e liberdade de expressão a confundem com direito de insulto.

Gratos pela sua visita.

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Agradeço a atenção que revelou ao responder à minha interpelação em blog. Antes de mais, tenho de Lhe dizer que me chamo Mário Lima e habito desde sempre em Oeiras, terra que bem conheço (ou conhecia, dadas as alterações constantes no Planamento do Concelho), pelo que não entendi o porquê de me apelidar de anónimo, pois como reparou assinei a minha pequena intervenção.
Tenho na realidade, infelizmente, pouco tempo útil para navegar, e quando o faço, tento abranger um largo leque de temáticas de interesse pessoal, que englobam também, concerteza, o Concelho que me viu crescer. Neste âmbito, visito alguns blogues que "tratam" Oeiras e tenho reparado que o blog que V/Exa. administra, tem vindo a cativar a presença assídua de alguns leitores com ideias muito próprias, que no meu entender, deverão ser também elas respeitadas. Concordo consigo quando afirma que, em pequenos laivos, "franjas" de comentários, há por vezes uma tendência de alguns para o tal "direito ao insulto", mas deixe-me dizer-lhe que a opção de moderar comentários não me parece ser a melhor.
Há outras formas de democratizar a liberdade de expressão (há disso exemplos em blogs), que essa, peço-lhe desculpas se a ofendo, tem aqui sido bastante castrada.
Como um dos seus colaboradores afirma, a "...porta é a serventia da casa..." julgo que educação e civismo ficam aqui, também castrados. Saber receber é uma arte e um blog serve para isso mesmo, para receber. Receber opiniões, sugestões, críticas e louvores.
Deixo-lhe estas linhas, com apreço.

Mário António Lima

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor Mário Lima;

Ficou registada a sua opinião, que agradeço.

No O.L. não 'castramos' opiniões, (palavras suas) por mais divergentes que sejam das nossas, mas reservamo-nos o direito de não publicar insultos. E, a moderação de comentários serve, precisamente, de crivo a essas situações; tudo o resto é publicado.

Quanto ao 'anónimo': é assim que o seu comentário entra - anónimo - com um nome escrito no final.
Qualquer um pode entrar num blog como anónimo e assinar o que bem lhe apetecer.

Volte mais vezes e deixe-nos a sua opinião sobre os temas publicados.

Uma boa noite para si.

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Agradeço a atenção que revelou, uma vez mais, ao responder ao meu comentário em blog.
Deixo-lhe apenas este pequeno reparo... "anónimo", sim, porque como afirma o comentário entra como anónimo, mas como bem sabe, infelizmente, qualquer um/a pode criar uma "identidade" e nela "esconder-se"... será diferente entrar em blog como "anónimo", "cu de oeiras", "direct current", "Oeiras local", "josé antónio" ou outro?
Deixo-lhe esta pequena intervenção, que julgo pertinente para o assunto que analisámos.

Melhores cumprimentos.

Mário António Lima

Isabel Magalhães disse...

Caro Mário Lima;

"mas como bem sabe, qualquer um/a pode criar uma "identidade" "

Pois sei, disse precisamente isso no meu comentário anterior. :)

Reparo que diz "em blog" (não, não é uma crítica!) e eu digo "no blog". Eu sou "alfacinha"... e o leitor de onde é? (caso não leve a mal que pergunte, claro!).

Até uma próxima.

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Sendo um leitor pouco assíduo, tenho tido a preocupação de em tempo útil, sempre que posso, responder a este pequeno diálogo (uma agradável troca de ideias), que encetámos há já uns dias.
Relativamente ao seu reparo, deixo-lhe, caso me permita (e não leve a mal, claro (utilizando a sua expressão)), um "desafio" geográfico... aceita? Posso deixar-Lhe uma pista, nasci em Lisboa, mas não sou "alfacinha"...
Quanto ao facto de se afirmar "alfacinha", essa é uma característica não muito comum nos dias que correm, será característica de família? Há muitas gerações?

Melhores Cumprimentos.

Mário António Lima