sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Gabinete Técnico Local de Leceia

.
Recebido do leitor Fernando Lopes, via e-mail, em 18 de Outubro de 2007, com pedido de publicação:


Caros amigos


Estive hoje, como munícipe, na inauguração de um novo Gabinete Técnico promovido pela CMO. Parece-me nunca ser demais noticiar iniciativas que visam o desenvolvimento planificado e ordenado do território, pelo que me lembrei de vos remeter uma foto que tirei da Igrejinha local. Remeto, também, o texto que ainda está no site da CMO, porque me pareceu muito interessante a intenção manifesta de envolver as populações na tomada de decisão.

Na verdade, entendo que Oeiras não pode perder a sua memória e a prática rural se quiser permanecer sustentável. Ora, precisamente, esta zona de Leceia situava-se no coração de uma área rural que já foi o Concelho de Oeiras. Dando uma pequena volta à povoação não deixamos de topar com casas e vestígios de habitações saloias que urge preservar. Também os terrenos agrícolas que deram sustento a Leceia desde o neolítico (povoado pré-histórico), até há bem pouco tempo, devem ser protegidos, dialogando e convivendo de forma harmoniosa com o espaço urbano.

Fernando Lopes
Alto do Lagoal-Caxias


Texto da CMO:

Gabinete Técnico Local de Leceia

Em pleno decorrer do Plano de Ordenamento e Reconversão de Leceia, a Câmara Municipal de Oeiras coloca ao dispor dos munícipes o Gabinete Técnico Local (GTL), cuja inauguração está marcada para a próxima quarta-feira, dia 17 de Outubro, às 12H00, no Largo General Humberto Delgado (zona central do aglomerado do bairro).

Além de dar a conhecer à população o que de facto está a ser realizado através do referido Plano, a criação deste Gabinete também tem por objectivo dar oportunidade aos técnicos da Câmara de terem um conhecimento mais próximo da realidade da zona, podendo deslocar-se aos locais com maior facilidade, bem como analisar os problemas no terreno e integrar todas as sugestões da população que permitam melhorar o desempenho.

O Gabinete Técnico Local promove uma gestão global e integrada da sua área de intervenção, tendo por competências: a gestão, recuperação e legalização do Parque Edificado; a gestão do espaço público, nomeadamente ao nível do mobiliário urbano e dos espaços verdes; a elaboração de Planos de Ordenamento; a elaboração de Projectos de Equipamentos; acções de dinamização sócio-cultural; a apreciação de projectos de obras particulares; a promoção de acções de demolição e realojamento; e, apoio financeiro na realização de obras através dos programas de comparticipação financeira disponíveis (RECRIA, PRED).

De facto, a participação dos munícipes é fundamental e tem contribuído para algumas alterações positivas, fruto da auscultação realizada durante as Fases de Consulta Pública.

Refira-se que, o processo de reconversão deste bairro, viabilizado através do Plano de Ordenamento e Reconversão, tem por objectivo a reconversão das áreas de génese ilegal através de: a legalização e a alteração de construções existentes; a definição de áreas de expansão urbana e a possibilidade de ocupação de espaços intersticiais; a valorização do Povoado Pré-Histórico de Leceia; a instalação de serviços e comércio no novo espaço habitacional nas zonas urbanizáveis; e, a criação de infra-estruturas, equipamentos e áreas verdes.

O Plano define a organização espacial na área de intervenção, fixa os condicionalismos urbanísticos e arquitectónicos a que deverão obedecer as intervenções de ocupação e expansão urbana.

A criação deste Gabinete surge no seguimento de uma política de proximidade da autarquia, com o objectivo de transformar Oeiras num espaço harmonioso, equilibrado, onde todos os moradores possam dispor de condições de vida dignas e de integral respeito pelos elementares princípios de cidadania
.

11 comentários:

antonio manuel bento disse...

Caro Fernando Lopes,

Excelente informação prestada aos cidadãos. Julgo que o ordenamento do território é o instrumento basilar na condução do desenvolvimento sustentado de qualquer concelho. Há que não descurar as origens de Oeiras e preservar a sua história.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

O Cu de Oeiras disse...

Bom dia
Porque é que o meu comentário foi censurado?

Não concordo com censuras! Os Blogs, que todos nós queremos que sejam vistos, lidos e comentados, têm essa componente de liberdade de comentários, estamos em Democracia,ou não?,salvo palavras obscenas e insultos de caracter particular e directos, tirando isso, o porquê de censura?

Nota: Também se podem apagar os comentários sempre que se quiser, aliás como sabem.

Abraço
Boavida (Chateado com a censura)

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, Boavida;

Não sei a que comentário te referes. Não foram apagados comentários teus. Agradeço o favor de o publicar nova/.

No entanto havia um post inteiro que desapareceu, e com ele todos os comentários que julgo seriam 3 ou 4 - era do O Lopes e tinha s foto do jogo Portugal/Cazaquistão.

Quanto ao resto concordo e cito:

" (...)estamos em Democracia,ou não?,salvo palavras obscenas e insultos de caracter particular e directos, (...)

Abraço.

Isabel Magalhães

Unknown disse...

.

Isabel,

Alertado pelo teu comentário, fui verificar e de facto o post desapareceu.
Os 2 rascunhos que lhe correspondiam e existiam também se volatilizaram.

Quanto ao comentário do Boavida, garanto que não o apaguei, e acredito que ninguém o fez.

Recorda que ontem recebi devolvidos mails que te enviei, por teres a caixa cheia ou algo assim. Em tais casos os comentáros enviados pelo Blogger não 'entram', são devolvidos e o Blogger não os reenvia. Ficam perdidos e nem se chega a saber que existiram.

Depois falamos melhor nesta questão.

Bjs,

.

Anónimo disse...

Este blog é, no meu ponto de vista, um dos melhores blogs generalistas do concelho de Oeiras, com especial enfoque para a divulgação do património e da arte.

Acho HILARIANTE que aqui venham perguntar o que é que a ARTE interessa ao concelho de Oeiras e sempre me intrigou que o fizessem mas depois de ler «a piada da semana» está tudo explicado. São ALUCINAÇÕES. Pastilhas, talvez!

Isabel Magalhães disse...

J;

Também não sabia que recebeste e-mails devolvidos. Estou certa que será avaria no servidor porque a minha cx de e-mail não enche; está alojada no 'outlook express'.

P.F. tenta enviar nova/ se ainda tiveres a cópia.

[]
I.

Isabel Magalhães disse...

Caro Leitor [20 Outubro, 2007 13:35]

Pela minha parte agradeço o comentário. É gratiicante saber a opinião dos leitores, saber que estão atentos.

Estou consciente que muito mais poderia ser feito mas somos apenas um pequeno grupo, ainda com vida profissional activa, e que prescinde de tempos livres para fazer esta partilha.

Saudações.

Anónimo disse...

Infelizmente, este blog prima pela censura, pelo que há muito o não visitava... vim hoje e reparo que continua... anti-democrata!!!
Fica o comentário, que deverá ser apagado...

Anónimo disse...

Caro Anónimo [21 Outubro, 2007 03:11]

Fica registada a sua opinião que vale o que vale...

O Cu de Oeiras disse...

No comentário que se perdeu!!!, fazia referência ao instante de Lucidez que o nosso amigo antónio manuel bento teve neste post, ele que sofre de uma doença do cérebro, de instalação insidiosa, com agravamentos progressivos, lentos e irreversíveis, conhecida por:
A doença de Alzheimer

O Cu de Oeiras disse...

É uma forma de demência devida à morte das células cerebrais que começa por aniquilar a memória e, subsequentemente, as outras funções mentais, que é o caso do a. m. bento.

Boavida Pires