domingo, 21 de outubro de 2007

JAMOR AO ABANDONO

Na sua edição desta semana, Edição nº 100, 16 a 22 de Outubro de 2007, vem o Jornal da Região - OEIRAS - alertar para um velho problema bem conhecido dos moradores das freguesias vizinhas à mata e dos que por lazer ou desporto frequentam o local.

É um artigo bem escrito e documentado e foca problemas urgentes de resolução, embora não esgote o que há a dizer.

O risco de incêndio é eminente, não só pelo elevado número de árvores velhas/mortas/secas, as pinhas e a caruma, e os grupos de marginais que de noite ali se acoitam e fazem fogueiras.
Os que habitam na orla da mata, como é o meu caso, e que dela usufruem assiduamente sabem do que falo. Pontualmente, em 'conversa de café' o problema do incêndio vem à baila mas depois não passa disso. O 'povo português' não é dado a grandes movimentos cívicos e acha sempre que compete a 'outros'.
Neste particular as várias corporações de Bombeiros da zona terão uma palavra a dizer.

A estrada, não há muito asfaltada, que liga a Estrada da Costa à Carreira de Tiro, (zona de Linda-a-Velha) encontra-se deficientemente iluminada já que a maior parte dos candeeiros têm as lâmpadas fundidas. Há meses! Por várias vezes alertei os seguranças da carreira de tiro (funcionários da empresa que vigia a mata) sobre essa anomalia e também acerca de actos de vandalismo. Recentemente, um grupo de ciclistas, munidos de pás e picaretas, abria trilhos para provas de 'cross'.

Também foram retirados os sinais de limite de velocidade a 30 kms. Recorda-se que esse é, na mata, o único caminho asfaltado que liga Linda-a-Velha à Cruz Quebrada e é largamente usado por crianças e jovens que se deslocam às instalações desportivas.

Dentro dos courts de ténis há papeleiras, no entanto os utentes entendem ser 'mais fácil' deitar no chão os restos das refeições - latas, as respectivas tampas de abertura fácil que constituem um perigo para quem circula com calçado leve, garrafas, muitas delas devidamente partidas, (os pedaços de vidro são uma constante na mata) assim como embalagens várias. Fora dos courts não há, como diz o J.R. recipientes para lixo.
Os dois circuitos de manutenção (zona da carreira de tiro / Estrada da Costa) desapareceram. Foram vandalizados, queimados os aparelhos, arrancados os ferros dos obstáculos e as instruções afixadas nas árvores.



Algumas declarações do Presidente da CMO - " Temos melhores condições para assegurar a limpeza, para criarmos percursos pedonais e abrirmos mais aquele espaço à população ".




Há ainda um caso (zona da carreira de tiro) de uma (?) família com várias crianças e adolescentes que habita, há décadas, no que foi uma casa de guarda florestal, acrescentada já com uma construção em tijolo - ilegal sem dúvida - que tem ambos os telhados cobertos com um grande plástico azul.
A área circundante encontra-se normalmente 'guarnecida' com lixo orgânico, restos de mobiliário, electrodomésticos e brinquedos vários - bicicletas, carrinhos de bebé - muitos deles depositados no leito do pequeno curso de água que corre desde o Alto de Santa Catarina até à Estrada da Costa.

No ano de 2005(?) o 'Boletim Municipal de Oeiras' publicou um artigo de fundo em que sensibilizava os munícipes no sentido de darem primazia à vegetação mediterrânica na ornamentação dos jardins e varandas. Ao mesmo tempo, na Mata do Jamor, procedia-se à limpeza do coberto cortando cerce os exemplares de folhado mediterrânico, sanguinho dos bosques, murta, pascoínhas, giesta, etc. [cito de cor]. Escaparam alguns encostados às árvores e cuja localização não estava acessível ao tractor.

No entanto, a mesma empresa, deixava espalhados por centenas de metros quadrados um número considerável de pneus usados oriundos de uma oficina clandestina de automóveis, desaparecida aquando da erradicação das barracas da zona adjacente à mata [Linda-a-Velha]. Os pneus ainda lá estão. No verão, quando o mato seca ficam muito mais expostos.


[clique 2 x nas imagens para aumentar]

13 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Teste do reenvio de comentário.

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara fazia melhor gestão daquele espaço como? Ele não é capaz de gerir o Município. Aquilo é uma pouca vergonha. Será que fazia o Parque dos Poetas no Jamor? A 17ª Piscina Oceânica? O passeio marítimo? As bibliotecas? A segunda fase do SATU? O pavilhão multiusos? O Centro de Congressos? Os 4 Centros de Saúde? Chega de propaganda sr. morais e faça alguma coisa que se veja.

Isabel Magalhães disse...

Eu não votei no actual edil mas acredito que ele faria melhor do que a Sec dos Desportos. E já agora melhor do que fez o PS quando presidiu à câmara.

Anónimo disse...

Estou admirado, pá. Estou mesmo admirado! Então o «eco-cidadão» não tem nada a dizer sobre o assunto? De duas três: ou acha que o Instituto do Desporto está a fazer um bom trabalho na mata ou não quer comentar o artigo da nossa amiga Isabel M. Venham de lá essas opinações. Não se iniba!

MMM disse...

podia ser feito muito mais... como por exemplo: recuperarem os circuitos de manutenção, limparem a mata, substituirem as lâmpadas...
darem uma nova vida a um espaço privilegiado não muito longe da cidade, onde é óptimo praticar algum desporto no final de um dia de trabalho

Anónimo disse...

Há árvores caídas à beira dessa estrada desde o inverno passado.

Anónimo disse...

Pois, a Isabel cumpre um dever cívico alertando para estas anomalias. Será que alguém com responsabilidades nestes assuntos a escutará e decidirá tomar medidas adequadas? Vamos aguardar...

Anónimo disse...

A D. Isabel Magalhães podia dizer quando é que o PS presidiu à Câmara?

Unknown disse...

.

Caro Anónimo (01 Novembro, 2007 16:00),

A pergunta não me é dirigida, mas dou uma dica.

Tanto quanto recordo Isaltino, quando pela primeira vez ganhou a C.M.O., ganhou-a precisamente ao PS.
Não recordo como se chamava o então presidente (PS).

Uma pesquisa na net é capaz de produzir alguns resultados, para quem estiver muito interessado.
Ou então podem perguntar a qualquer um dos maiores partidos, que devem ter essa informação nos respectivos historiais de eleições autárquicas.

.

Unknown disse...

.

Ah, e podem sempre perguntar à própria C.M.O... :)

p.s.: Anda tudo 'louro' ?

.

Isabel Magalhães disse...

Resposta:

Google
- CNE
- Autárquicas
- Distritos, Lisboa, Concelhos, Oeiras..........

Anónimo disse...

Não senhor. O STALINO substituiu o Presidente Silva Ramos do CDS/PP na coligação AD. De seguida como o STALINO é o maior esfaqueou o CDS/PP. Olhem se o Capucho fosse igual ao STALINO?.......

Anónimo disse...

Venho do Google.

Tanto comentário desperdiçado, inadequado, desfazado do conteúdo do artigo, excelente, devo dizer.

Desconhecia este blog e vou incluí-lo nos favoritos.