domingo, 30 de setembro de 2007

GALERIAS ROMANAS - LISBOA (II)

.

As Galerias Romanas, na Rua da Prata, em Lisboa, estão abertas apenas uma vez por ano. De 28 a 30 de Setembro pode visitar este "criptopórtico", erguido para suportar edificações de grandes dimensões. Um conselho: leve galochas...

GALERIAS ROMANAS - LISBOA

Caso Portucale - Xeque ao PGR



O SOL publica as escutas do caso Portucale, que revelam como Sócrates propôs a demissão do PGR


Mal tomou posse, em Março de 2005, o primeiro-ministro José Sócrates formalizou ao então Presidente da República, Jorge Sampaio, a proposta de demissão de Souto de Moura e a sua substituição por Rui Pereira.

Faltava um ano e meio para o procurador-geral da República (PGR) terminar o seu mandato, marcado na fase final pelo processo Casa Pia e a prisão e acusação ao ex-número dois do PS, Paulo Pedroso. »»»

sábado, 29 de setembro de 2007

AMNISTIA INTERNACIONAL - Birmânia/Myanmar

A Junta Militar conseguiu imobilizar os monges budistas nos mosteiros, rodeados de tanques e arame farpado, conseguiu decapitar a resistência democrática através de milhares de mortos, feridos e prisões. Mas não podemos deixar que silencie os protestos internacionais. A nossa solidariedade com o povo mártir da Birmânia pode e deve manter-se.

Se assim o entenderem, assinem o e-mail da AMNISTIA INTERNACIONAL dirigido ao Ministro dos Negócios Estrangeiros de Myanmar.

Para tal, basta clicarem em

EIS A QUESTÃO...

.


O relógio marca 01:47. A SIC acompanha, em directo, da sede de candidatura de Filipe Menezes, o seu discurso de vitória. E se Mourinho tivesse acabado de aterrar agora na Portela?
Maria Inês de Almeida
Sábado, Setembro 29, 2007

HÁ OUTROS QUE PENSAM COMO EU!


10 elevado a 23
Foi mais ou menos quanto subiu a minha consideração por Pedro Santana Lopes neste preciso momento. Como resposta à decisão da SIC de interromper a entrevista para umas imagens fugazes do carro de Mourinho e umas inanidades do jornalista para encher o vácuo, PSL teve uma postura de rara elevação e dignidade e deixou a estação televisiva a falar sózinha. Bravo!
Actualização: Alguém habituado a «raciocínicos» diz-me que foi «apenas uma brilhante jogada decidida just in time e destinada a provocar comentários como o meu». Duvido que o tenha sido. Mas não deixaria, mesmo assim, de ser uma «jogada» capaz de aliar o sexto-sentido inato de um político a uma postura de Estado. A SIC, essa, é que fica sempre a perder em qualquer das leituras. Francamente...
Outra actualização: A SIC apresenta
aqui o sucedido como se tudo não tivesse passado de uma simples birra de PSL. Não vale a pena, rapaziada. Nem excluir o vídeo do site tão pouco (aliás, não é lógico para as audiências).
E mais: Como sempre,
o Rodrigo tem piada. Mas quem sintonizou a SIC Notícias não o fez para ouvir a persona de PSL como comentador de futebol. O que a SIC Notícias deverá entender para não repetir a proeza (e já agora os outros também) é que há alturas em que faz sentido o pot-pourri de uma «lógica noticiosa de 24 Horas». E outras como esta, em que claramente não. O que precisa de avaliar é a capacidade de decidir com base na efectiva informação prestada com os directos, para além do mero facto vazio de conteúdo. O que o canal fez foi menosprezar os seus espectadores, não apenas PSL. Se entenderem isto, só terão a ganhar.
Etiquetas:

João Villalobos Quarta-feira, Setembro 26, 2007

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

INSULTOS...





Poucas coisas são gratificantemente libertadoras como um bom insulto aplicado no momento certo. Tem o efeito de uma ventania forte num dia nublado: deixa-nos o céu azul e solarengo. Limpa-nos a alma.Não falo do insulto fácil, como os que costuma fazer, no Oeiras Local, o Sr.!!! António Manuel Bento, um cidadão sempre atento e ao serviço da comunidade que não requer grande esforço dada a sua aplicação despersonalizada a qualquer pessoa ou situação. O insulto fácil é uma coisinha processada que sabe à mesma coisa em qualquer parte do mundo: um McDonalds da retórica. Agora um insulto personalizado e meticuloso ou inspiradamente aplicado é uma forma visceral de arte. Perpetuável no tempo, sem outra aplicação que não seja a original, que o viu nascer. Deixo aqui alguns exemplos de indivíduos tipo António Manuel Bento, um cidadão sempre atento e ao serviço da comunidade, que consegue ser ainda mais visceral e muito mais atento.



A população é eminentemente portuguesa, quer dizer que ela é lenta, pobre, indolente, apática e preguiçosa.
Mark Twain, sobre os Açores.

O homem é tão inseguro de si mesmo que usa o cabelo como um idiota filho da puta, de modo a que as pessoas o possam reconhecer.
Rich Giachetti, sobre Don King.

Malditos sejam os danados porcos de ossos gelatinosos, os viscosos, os invertebrados inchados e insinuantes, os miseráveis sodomitas fétidos, os ardentes pederastas, os chorões, babando-se, perturbando-se, paralíticos, o bando fraco que fez a Inglaterra de hoje. Eles têm clara de ovos nas veias e a sua langonha é tão aguada que é um milagre que se possam reproduzir. Porquê, porquê, porque nasci eu em Inglaterra?
D.H. Lawrence, sobre o seu país natal.

Bambi com testosterona.
Owen Gleiberman, sobre Prince.

O encanto do homem é letal. Durante um momento está a nadar ao nosso lado e zás! Há sangue na água. A nossa cabeça foi-se.
John Barry, sobre Rupert Murdoch

Os americanos são uma raça de convictos e devem estar agradecidos por tudo aquilo que os deixamos fazer sem os enforcar.
Samuel Johnson



Texto criado por: Boavida Pires (promotor do Cu de Oeiras)

http://cudeoeiras.blogs.sapo.pt/


(da caixa de comentários)

tunas, gosto...

.
D
um modo geral, acho que todos gostamos de tunas e daquela jovial alegria esfuziante e contagiante, ritmada no ingénuo balanço de músicas de teor popular, por vezes com letras humorísticas, até mesmo brejeiras e vernáculas ou cáusticas.


Este é um festival que me deixa com vontade de a ele me deslocar, para passar um bom momento de prazer e descontracção. Sei que é esse o ambiente, porque já assisti a diversos.
Neste sentido do divertimento, este artigo seria apenas para convidar os Munícipes a participar, aproveitando o facto da entrada ser livre, como forma de variarem da corriqueira rotina de sábado à noite. Assim é em parte, mas... não só.

Aproveito-o para relançar aqui um alerta que já fiz há muito tempo.
O espectáculo vai acontecer na Casa da Pesca...



E
sta - Casa da Pesca - está classificada como monumento nacional (ao que julgo saber), o que muito nos apraz e orgulha como oeirenses, apesar de por outro lado nos entristecer não ver qualquer real e efectivo esforço para a sua preservação. Talvez por estar tão longe e escondida das vistas.


Quando a visitámos em 9 de Setembro de 2006, visita de que demos testemunho AQUI, notámos e relatámos, a degradação causada pela sua utilização para a realização de espectáculos. Não que achemos que estes não possam ali ser realizados. Não é inédito, nem em Portugal, nem no resto do mundo.
O que criticamos é que a montagem das estruturas necessárias à realização de espectáculos seja descuidada e não seja acompanhada - não parece ser - da presença de um historiador ou um técnico com conhecimento sobre património e sensibilidade, que impeça certas barbaridades que por lá vimos, como sejam grampos de ferro cravados nas cantarias do enorme tanque de água e mesmo - pasme-se!! - nos painéis de azulejo, que contribuem com o resto do conjunto (casa da pesca propriamente dita, tanque, escultura e cascata) para tornar aquele um Local Nobre de Oeiras.


Porque não poupar aquele monumento e ao invés usar a Fundição de Oeiras para estes espectáculos? Se o critério é ser ao ar livre, também nesta existem amplos espaços desta natureza. A começar logo pelo pátio da entrada. Além de que a Fundição é perto da Estação da CP e muito mais acessível.

Lamentamos a falta de bom senso que preside à cedência destes espaços patrimoniais sem o devido acompanhamento técnico, como suspeitamos que irá ser (mais) um caso.

imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR

.

Santana Lopes versus José Mourinho versus SIC Notícias

O meu aplauso para Pedro Santana Lopes.

Iniciativa Lisboa+Viva

Após pedido de esclarecimentos à CML, a resposta obtida foi a seguinte:

Exmo. Senhor.:


Agradecemos o envio do seu e-mail que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto cumpre informar que o Município de Lisboa não pode alterar os limites de velocidade estabelecidos pelo Código da Estrada, 50 Km/h dentro das localidades.


A alteração dos limites de velocidade, depende da prévia autorização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que emite parecer caso a caso.


A Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego apresentou alguns casos em que o limite de velocidade pudesse ser alterado de 50Km/h para 80Km/h. Actualmente, o Município obteve autorização de alteração desses limites em algumas artérias da cidade nomeadamente, 2ªCircular, Radial de Benfica e Av. Marechal António Spínola.


Com os melhores cumprimentos,

O Director Municipal

Arqt. Fernando Pedro Moutinho


Na extensão da Av. Estados Unidos da América (Av. Marechal Spínola), na 2º Circular e na Radial de Benfica, os limites estão actualmente nos 80 km/h. Em todas as outras vias, o limite é de 50 km/h. Posso dizer que esta é uma posição consensual, que mantém, como acho que deve ser, o limite de 50 para as vias com semáforos, passagens de peões, pontos com elevada sinistralidade e saída de túneis.

Fica aqui uma palavra de apreço pelo profissionalismo e dedicação dos funcionários técnicos da CMLisboa. Ao contrário do que têm sido divulgado, pelo presidente do ACP e por outras personalidades contestatórias dos radares e dos limites praticados, a CMLisboa realizou os necessários estudos para a localização dos radares, sempre limitada pelas entidades reguladoras do sector.

Quanto às palavras do presidente actual do ACP, que refuta a utilização dos radares em Lisboa, só posso mostrar o meu desprezo por alguém que assume uma posição corporativista, ignorante e demagógica.

AINDA A VISITA GUIADA AO FORTE E FAROL DO BUGIO

De uma leitora residente na Alemanha e atenta ao que se publica neste espaço, recebemos, nesta data, o e-mail que abaixo se transcreve. Ao mesmo já foram enviados os esclarecimentos pedidos e os nossos agradecimentos.


Olá Isabel!

peco muita esculpa que escrevo a si mas eu li a sua messagem sobre o bugio. sou a Luisa, 25 e venho de Almanha. (Eu nao sei que vou escrever tudo certo mas espero bem que podes perseber tudo.) A minha mae a lisboeta. nas férias do verao estivemos sempre em santo amaro de oeiras. desde eu sou uma crianca é um dos meus grandes sonhos des ir uma vez (ou mais) ao farol do bugio. eu li todos as noticias de voca pagina. é muito giro. adorei tambem as fotografias. come-que é possivel de ir ao bugio? qunta-que costa uma visita?O meu favor é desculpar o meo portugues mas eu gostava tento de ir ao bugio. espero bem que voce vai ler a minha messangem e vai-me responder.

Muito Obrigado e beijinhos!

Luisa

81371 München
Almanha

terça-feira, 25 de setembro de 2007

UM HOMEM NA CIDADE

Crónica de Carlos A. Saraiva
Jornal de Oeiras, terça-feira 25 de Setembro de 2007

clique 2 x na imagem para ampliar

OEIRAS, SÓCRATES E OS COMPUTADORES

.

Vem nos Jornais do Município de Oeiras que o Eng. Sócrates se associou ao início do ano lectivo tendo sido escolhida a Escola Secundária Quinta do Marquês para a entrega de computadores a alunos e professores.

Entende-se das notícias que esta escola foi escolhida por ser uma escola de referência pelo que se justificou a presença de mais uns secretários de estado tendo os jornalistas sido esclarecidos que esta acção do governo não é uma acção de propaganda…

Embora se apregoe por aqui que dentro em breve para o 1º ciclo só vai haver escolas de “excelência” (mesmo que sejam longe dos centros das vilas dificultando o acompanhamento das crianças pelos familiares) há ainda neste Município um apreciável número de escolas em todos os graus de ensino, com carências de instalações, com falta de pessoal e outras preocupações.

Porque é que o Sr. Primeiro Ministro e a sua ilustre comitiva não escolheu uma das escolas carenciadas e se inteirou das suas necessidades? Estas precisam de atenção, duma promessa – mesmo longínqua - de melhores dias, mais do que a Escola Secundária Quinta do Marquês que todos já sabem que, felizmente, é uma boa escola.


URGENTE

Caros Amigos e Leitores dos meus blogues;

Hoje, e de forma que ainda não entendo, toda a minha lista de contactos de e-mail desapareceu do meu computador e estou impossibilitada de contactar convosco de outra forma.

Curiosamente, recebi um e-mail enviado por uma das leitoras, em que me avisava sobre um novo e recente virus que rouba toda a lista de contactos, e que essa lista é posteriormente usada para pedir dinheiro em nome da pessoa a quem foi roubada.

Assim, e porque a minha situação económica não está "ainda" a ponto de ter que recorrer a pedidos de €€€€€€ aos amigos, caso recebam os tais e-mails contactem comigo antes de depositarem o que quer que seja na tal conta que os gatunos vos fornecerem.

E não, isto não é uma 'partida'; a minha lista de contactos e-mail desapareceu totalmente.

Acresce que tenho anti-virus e firewall e o meu servidor de internet também 'diz' que está super protegido. O meu computador também não acusa qualquer vestígio de virus.

Acautelem-se.

Saudações
Isabel Magalhães
.

Espaço e Memória - Outono 2007

. A Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras continua activamente a promover diversas actividades no âmbito da História, da Cultura e do Património, em especial no que concerne a Oeiras. Apresento abaixo as próximas realizações programadas:


PROGRAMA DE
INICIATIVAS OUTONO 2007


ENCONTROS ESPAÇO E MEMÓRIA

25 Outubro
O Legado Islâmico em Portugal
Abdalah Kawli

29 Novembro
"As Oficinas" do Arqueólogo
Fernando Branco

13 Dezembro
Em Busca da Torre Perdida
O Futuro Museu da Fortaleza de N. Sra. da Luz
Margarida Ramalho

Quintas-Feiras: 20 h (local a designar - restaurante)

INSCRIÇÕES: Jantar e Palestra: Sócios 12,5 € / Público em geral 17,5 € N.° Mínimo 30 / N.° Máximo 50 Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra - 21 441 64 64 Associação Espaço e Memória - 96 512 87 63 / 91 260 87 20

Apoio: Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra


CURSO DE ARTES DECORATIVAS
Reflexos em Oeiras


20 de Outubro
Talha Dourada
José Meco

27 de Outubro
Iconografia Mitológica no Azulejo
Ana Paula Correia

03 de Novembro
Chinoiseries
José Meco

10 de Novembro
Arte Sacra
Hugo Crespo

17 de Novembro
Pedraria e Mármores Embutidos
José Meco

24 de Novembro
Estuques
Isabel Mendonça

* Duas visitas de estudo em locais e datas a definir

SÁBADOS: 15-18 h, Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

INSCRIÇÕES: N.° Mínimo 40 / N.° Máximo 110 Sócios, Estudantes e Funcionários C.M.O e J. F. O. S. J. B. - 30 € Público em Geral - 60 € Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra - 21 441 6464 Associação Espaço e Memória - 96 512 87 63 / 91 260 87 20

Apoios: Câmara Municipal de Oeiras e Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra [2.ª série, Abril-Maio 2008: Azulejaria; Embrechados; Mobiliário; Arte dos Jardins...)


Todo e qualquer pedido de informação deverá ser endereçado às entidades acima referidas.

Faço ainda notar a diferença de preços entre associados e não-associados, que pode ser um bom incentivo a que se associem antes de se inscreverem, para beneficiarem do desconto... :)
.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PONTOS DE VISTA - Jornal da Costa do Sol 13.09.2007

( clique 2 x na imagem para ampliar )

Com a devida vénia a:

Maria Clotilde Moreira, Algés

Jorge Miranda

jorge.o.miranda@gmail.com


domingo, 23 de setembro de 2007

A VIVENDA 14 - ALGÉS

A Vivenda já não tem andaimes, a sua frente está limpa de restos de obras e o pequeno portão está fechado com uma corrente e um cadeado. Um Morador de Algés mantem contactos com a Santa Casa para que esta pequena vivenda seja conservada. Sei que ele fará todos os esforços. Por mim continuarei a olhar para ela e a lembrar – mesmo muito tenuamente - que esta vivenda fazia parte do horizonte da primeira casa onde vivi quando vim para Algés.

Obrigada a uns que me ouviram e divulgaram e a outros que continuam a tentar salvar as memórias passadas, para que o futuro tenha alicerces.

Clotilde Moreira
Algés, 22 de Setembro de 2007


(recebido por e-mail)

As perguntas a que Sócrates não responde

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

a foto que fascinou o 'povo'...

.
Aquela enorme fotografia aérea da Fundição de Oeiras e zona envolvente, com data provável de finais dos anos 50 ou inícios dos anos 60 (a), deve ter sido das coisas mais olhadas, suspiradas e fotografadas na recente visita guiada à Fundição de Oeiras, promovida pela Espaço e Memória.

É inaudito o fascínio que exerceu sobre os visitantes, bem como duas outras enormes fotografias aéreas das obras de ampliação efectuadas, uma de Abril de 1956 e outra de Abril de 1966, expostas na sala contígua. A sensação de viajar no tempo quando se olha para aquela fotografia é absolutamente indescritível. Sê-lo-á sobretudo para aqueles que conheceram Oeiras assim - falei com algumas pessoas daquela época. Também eu não resisti a fotografar aquela magnífica imagem, aquela máquina do tempo, da qual o nosso leitor F. Lopes já tinha enviado também uma fotografia que aqui publicámos há dias.

Eu, como gosto de ter 'trabalho', não me fiquei pelo fraco resultado obtido com as fotografias que fiz e quis ir mais longe. Nomeadamente oferecendo uma imagem total, sem a perturbadora presença deste vosso humilde escriba. :) Alguns 'passes de mágica' em Photoshop numa das minhas fotografias permitiram-me obter a imagem que mostro aqui. Mas a minha ideia era ir mais longe ainda. Queria fazer a comparação com a actualidade.

Na impossibilidade de alugar um helicóptero ou um zepelim para fazer uma fotografia aérea a partir do mesmo ponto aproximado de onde foi tirada a original dos idos 50/60's, resolvi a 'coisa' recorrendo ao incontornável Google Earth (b), ao qual fui buscar uma vista aérea da zona considerada, tirada de um ponto de visão a cerca de 1.230 metros de altitude - a fotografia de época, assim a 'olho', parece-me coisa para ter sido tirada a uns 200/300 metros de altura.

Nela (Google) apresento - aproximadamente, é claro - traçada a vermelho a zona abrangida pela vetusta fotografia exposta na Fundição. Nesta projecção a posição relativa do avião é o canto superior direito da imagem - do lado do traço mais curto.

Divirtam-se a comparar as duas fotografias. É uma espécie de passatempo tipo "descubra as diferenças":



notas:

(a) O Bairro 'velho' da Medrosa é visível no canto superior esquerdo da fotografia. Segundo testemunhos que me deram foi construído por volta de 1958-60; O quarteirão onde fica o Café Agar ainda não existia nesta fotografia. Também de acordo com alguns testemunhos foi construído por volta de 1967; O Bairro 'novo' da Medrosa, contíguo ao Bairro 'velho' ainda não existia nesta fotografia. Foi inaugurado em 1971. Isto permite datar a foto entre 1958-1967.
(b) Apesar do © ser 2007, esta imagem do Google deve ser anterior, talvez de 2005.

imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE PINTURA "ARTISTAS DE LINDA-A-VELHA"

Vista parcial dos jardins da FMP.
Foto: Isabel Magalhães (reservados os direitos)


A Exposição Colectiva de Pintura promovida pelo Executivo da Junta de Freguesia de Linda-a-Velha no âmbito das festas em honra de Nossa Senhora do Cabo que terminaram ontem, vai continuar a estar patente ao público até dia 22 do corrente, na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal - Palácio dos Aciprestes, e na Casa Alexandre Gusmão, Largo do Mercado em Linda-a-Velha.


Fundação Marquês de Pombal
De segunda a sábado das 15h00 às 20H00
http://www.fmarquesdepombal.pt/
fmpombal@mail.telepac.pt

Casa Alexandre Gusmão
Tel. 21 414 1895
.

VISITA GUIADA À FUNDIÇÃO DE OEIRAS




Caros senhores

Apesar da fraca qualidade da fotografia, junto uma imagem relativa a uma visita à Fundição de Oeiras, em 15.09.2007, promovida pela Associação Espaço e Memória. Aponta para uma fotografia área da fábrica, exposta na sala de entrada do antigo Edifício da Administração.

Prestem atenção e reparem na dimensão da fábrica, ao lado da via férrea, e reparem, em particular, na extraordinária urbanização Nova Oeiras, de finais dos anos 5O, que se vislumbra do lado oposto. Dá que pensar...

Subscrevo o apelo da munícipe atenta, Clotilde Moreira, na defesa daquela memória da Oeiras produtiva.

F. Lopes


O OEIRAS LOCAL agradece ao leitor F. Lopes o envio do texto e foto.

domingo, 16 de setembro de 2007

A ANUNCIADA DEMOLIÇÃO DA FUNDIÇÃO DE OEIRAS

Da caixa de comentários "3 imagens da Fundição de Oeiras" de 1 Agosto 2006:


Acabo de chegar de uma visita informativa e formativa na Fundição de Oeiras. Não pude ficar até ao fim mas há necessidade, é urgente.. que todos nos juntemos para manter a Fundição, e o seu espólio e arquivos??? Já temos condomínios e supermercados que cheguem, porque não manter esta construção e aproveitar uma parte para fazer um museu permanente da história não só física como social... Porque não se fazer um manifestação pacifica a favor da sua manutenção...
Clotilde Moreira
Algés.

sábado, 15 de setembro de 2007

O Centro de Oeiras: uma morte anunciada

A Vila de Oeiras sempre foi um centro activo, com gentes e comércio e até tinha um cinema. A Câmara Municipal dispersando-se por antigas dependências pombalinas contribuiu muito para assegurar essa pujança.

O casario do centro é formado por pequenas construções que se têm vindo a degradar, e como as sensibilidades só estão viradas para grandes projectos, estas casas vão-se abandonando, os moradores envelhecendo e o comércio estiolando. Às vezes fala-se em reabilitar estas casa assegurando a sua traça, e colocá-las no mercado a preços chamativos de muitos que gostariam de ali continuar. Mas…

Agora voltou a falar-se, com alguma euforia, dum tal grande projecto (!?), fora deste centro, para acomodar a Câmara Municipal. Projecto que dê visibilidade a esta edilidade, abri-la ao mundo, dar-lhe “instalações” de acordo com a sua (?) importância. Se isto acontecer, se se optar pela importância das “instalações” o centro da Vila de Oeiras irá esmorecendo e, dentro de poucos anos, será apenas uma referência num mapa antigo.

Será progresso matar o centro de Oeiras? E será sensata e necessária esta opção por uma megaconstrução, ou apenas se estará a cumprir o ditame do betão?



Clotilde Moreira
Algés

Público de 3/9 (Local – Tribuna do Cidadão)


Recebido por e-mail com pedido de publicação



VEJA O QUE COME!

.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Fundição de Oeiras - visita guiada

.

Caro Visitante,
Venho lembrar que é AMANHÃ a programada visita guiada à Fundição de Oeiras, que nos é proporcionada pela ESPAÇO E MEMÓRIA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE OEIRAS, e ciceronada pelos nossos amigos Julião Guimarães e Jorge Miranda, que certamente nos irão proporcionar uma excelente e mui instrutiva visita.

O encontro é às 9h.30 no portão da entrada principal do complexo fabril.

Sobre a Fundição publiquei um post que pode ser lido clicando AQUI.

Relembro que a Fundição de Oeiras vai ser demolida a curto prazo para urbanização da imensa área que ela ocupa, pelo que esta poderá ser a ÚLTIMA oportunidade para conhecer o mais importante Monumento do Património Industrial Oeirense.

nota: A visita é gratuita.

imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQU PARA AMPLIAR
.

AINDA A MARGINAL SEM CARROS - DOMINGO, 16 DE SETEMBRO DE 2007

.


Nova sondagem:

Como denomina alguém que, aproveitando o facto de uma falha no sistema de votação do site da CMO permitir um número infinito de votos por computador, tem feito centenas de cliques no NÃO?
  • A - cidadão honesto

  • B - cidadão desonesto

  • C - cidadão desonesto e naïf que pensa que engana os outros

.


quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Espaço e Memória - sondagem

Caro Visitante,
a questão aqui colocada é simples.
Apenas pretendemos saber
se já assistiu a eventos organizados pela Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, como as Conferências e as Visitas Guiadas, por os ter visto anunciados aqui no Oeiras Local ?

MARGINAL SEM CARROS

O "OEIRAS LOCAL" VEM MAIS UMA VEZ APOIAR ESTA INICIATIVA DA CMO



A Câmara Municipal de Oeiras volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu Sem Carros, promovendo o encerramento ao tráfego automóvel da Avenida Marginal, entre Caxias e a Praia da Torre, no próximo dia 16 de Setembro, domingo, das 10.00h. às 13.00h. ...



Sondagem AQUI
.

informação: Conferências e Visitas Guiadas

.

Caros Visitantes,
Aqueles que têm acompanhado os Diálogos em Noites de Verão (conferências) e os Caminhos da Memória (visitas guiadas) da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, terão certamente notado que houve algumas alterações no programa inicialmente previsto, com algumas trocas de datas, p.ex.
Por isso, deixo aqui a informação hoje recebida por e-mail em que se comunica as próximas realizações:

1. Na próxima 2.ª feira, pelas 21:30, temos Joaquim Boiça com o tema "A Fortaleza S. Julião da Barra - 450 anos de história", uma antevisão da visita marcada para dia 22.

2. No próximo sábado, temos a visita à Fundição de Oeiras, com concentração na entrada, pelas 9:30.

3. Por ter tardado o financiamento da publicação dos textos das Conversas de Verão de 2006, não se realiza o almoço nem o lançamento do livro. Recordamos que a visita à Fortaleza se mantém para 22 de Setembro, com a concentração à entrada.

Grato pela V. compreensão.

.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

MARGINAL SEM CARROS - 16 de Setembro

.


Como classifica a iniciativa " Marginal sem Carros "?

.

para desfazer um 'santo' equívoco...

.
Tal como acabei por perceber, cometi um lapso no comentários ao post referente a Nossa Senhora do Cabo, confundindo a mesma com Nossa Senhora do Carmo.
Para que não subsistam quaisquer dúvidas, é lícito que aqui reponha a verdade, com um pedido de desculpas ao autor do post, aos caros Visitantes, à Administradora do Oeiras Local (foi na troca de comentários com ela que percebi o lapso) e, claro, às Nossas Senhoras... :)

A imagem que se encontra sobre uma coluna no Porto de Recreio de Oeiras é a de NOSSA SENHORA DO CARMO, santa padroeira dos marinheiros e protectora dos náufragos (foi doada por emigrantes).
Para quem ainda não se passeou por lá e não teve oportunidade de a conhecer, aqui fica uma fotografia:



A Nossa Senhora a que se refere o texto de Boavida Pires, a qual está na base dos festejos de Linda-a-Velha é a NOSSA SENHORA DO CABO.


Merece a pena, já que se fala no assunto, citar o investigador de História Local, Dr. Jaime Casimiro, na sua coluna "Elucidário de Alguma Oeiras", com publicação regular no Jornal de Oeiras, que em dois artigos dedicados ao culto a Nossa Senhora do Cabo refere que "A devoção das populações da margem norte do Tejo a esta invocação de Nossa Senhora terá talvez começado em 1275. mas de certeza se sabe que em 1366 se realizava uma romaria "a Santa Maria do Cabo" (l) e que em 1390 já existia uma ermida no Cabo espichel, no local onde conforme a tradição fora encontrada uma pequena imagem da mãe de Deus."

Prossegue, relatando que "A tradição mais constante e aceite sobre a origem deste culto conta que Nossa Senhora revelou directamente a dois seus devotos. um velho de Alcabideche e uma velha da Caparica, primeiro chamando-lhes a atenção para uma luz " como uma estrela" que em noites seguidas avistavam sempre sobre o Cabo Espichel e, depois, através de "suave e delicioso sonho" em que lhes deu a conhecei o lugar onde encontrariam uma sua imagem, que queria fosse achada "para bem dos homens, seus filhos adoptivos".

Assim, superiormente inspirados, se puseram os dois velhos a caminho, encontraram a pequena escultura - que se dizia ter sido feita pelas mãos dos anjos - e logo ali. num vão, improvisaram para ela uma ermidinha com pedras soltas, um altar que cobriram de alecrim, e à frente levantaram um tosco cruzeiro. Regressados a suas casas, divulgaram o prodígio e desde então os povos de muitos lugares começaram a deslocar-se ao sítio do achado. (...)"

Esclarece ainda J. Casimiro que terá sido por volta do "reinado de D. João I (...) que as freguesias do termo de Lisboa constituíram o que veio a chamar-se Círio do Termo, ou dos saloios e deram início ao seu giro, indo ao Cabo anualmente em romaria cada uma e uma só dessas freguesias, que lá festejavam "à sua vontade" no domingo a seguir ao dia da Ascensão do Senhor, faziam a entrega da Bandeira ao pároco e aos mordomos da freguesia que se seguia. Terá sido em 1431 que começou o Giro, com o Círio de Alcabideche e no ano seguinte, 1432, foi a vez de Carnaxide, "do Reguengo".


O autor continua, fazendo notar que Linda-a-Velha pertencia à freguesia de Carnaxide até 1993 (esta era uma das "freguesias do Giro"), o que justifica a existência do culto e das Festas que agora se celebram.


Fica ainda uma nota curiosa das muitas que se extraem dos dois interessantes artigos de J. Casimiro: "A Ermida de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, erguida antes de 1763, deveu-se ao Padre António Xavier Ligeiro, natural da localidade, falecido em 21.12.1763."


imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

HOJE... EM OEIRAS!

.



Freguesia de Carnaxide

Da caixa de comentários aqui

Anónimo disse...

Sou moradora na portela de carnaxide muito perto do bairro social pateo dos cavaleiros onde o lixo e muito pelo chão muitas garrafas de bebida, os cafés deviam ser responsablizados todos os dias de manhã parece que houve uma festa concerto A volta do prédio há so lixo que vem com o vento e que e limpo quando telefono o entulho das obras da lojas do bairro social a quatro anos que se mantém alí e o vejo das minhas janelas

Da caixa de comentários

Com os devidos agradecimentos ao amigo Boavida Pires.


« Apanhei esta inf. no IPM em 25 de Julho de 2007.


"Giro de Nossa Senhora do Cabo Espichel.Manifestação de religiosidade popular com origem no século XV, também conhecida como o «Círio Saloio», ganhou grande importância no século XVIII a partir do momento em que a Família Real e a Corte passou a assistir à Romaria e às Festas junto ao Santuário edificado no Cabo Espichel.
A partir de 1751 uma imagem peregrina de Nossa Senhora do Cabo passou a integrar o Giro deslocando-se, transportada por romeiros, do Cabo Espichel ao Porto Brandão, para daí atravessar o rio Tejo e desembarcar em Belém seguindo, posteriormente, para a freguesia que nesse ano a acolhia.
Foi neste contexto que surgiram as berlindas processionais, veículos de tracção animal, destinados a transportar a imagem peregrina nos percursos festivos de chegada ou partida das freguesias. Inicialmente o número de freguesias era de 30 mas no início do século XVIII o Giro ficou reduzido a 26 freguesias integradas nos actuais concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Loures, Odivelas e Oeiras.
Procurando não quebrar com a tradição, sucessivas direcções do Museu emprestaram, sempre que solicitado pelas comissões de festas, uma das berlindas processionais para integrarem o cortejo. No entanto, a cada vez maior fragilização do veículo e a dificuldade com a respectiva atrelagem obrigou à suspensão definitiva deste empréstimo. A última freguesia a transportar a imagem na berlinda processional foi Almargem do Bispo, no ano de 2005." »

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Jornadas Europeias do Património 2007

.



Do convite/programa:


No decurso das Invasões Francesas (1807-1811), que em 2007 se assinalam os 200 anos da 1ª Invasão, foi edificado um eficiente sistema de defesa da Cidade de Lisboa, constituído por três linhas, encontrando-se a terceira localizada entre Paço de Arcos e Carcavelos (Junqueiro). Apesar de muito do património ter sido destruído ou modificado, ainda hoje é possível identificar alguns fragmentos deste sistema defensivo, nomeadamente redutos, fortins, trincheiras e outras obras de engenharia. Trata-se assim de uma memória repartida entre os concelhos de Cascais e Oeiras que motivou a evocação desta efeméride pelas respectivas Câmaras.


Assim, no presente ano, as Jornadas Europeias do Património serão consagradas a este tema, através do programa que se apresenta, e que é parte integrante de um programa evocativo mais vasto — O Bicentenário das Invasões Francesas — e que se prolongará até 2009, constituído por um ciclo de conferências, visitas guiadas, jogo de pista e uma sessão de história ao vivo. Pretende-se, deste modo, analisar e recuperar memórias relativas a este acontecimento definitivamente marcante para a história de Portugal, onde o território e as gentes do concelho de Oeiras e de Cascais também tiveram um papel importante.



Síntese do Programa:



Ciclo de Conferências
REPENSAR AS INVASÕES FRANCESAS
28 Setembro 2007 - Auditório do Centro Cultural de Cascais, Cascais

29 Setembro 2007 - Cisterna da Fortaleza de São Julião da Barra, Oeiras



Sessão de História ao Vivo

30 Setembro 2007 - Terreiro da Fortaleza de São Julião da Barra, Oeiras



Jogo de Pista

30 Setembro 2007 - Fortaleza de São Julião da Barra, Oeiras



Visitas Guiadas às Linhas de Torres

23 Setembro 2007

28 Setembro 2007



Informações:

Câmara Municipal de Cascais - Gabinete de Património Histórico-Cultural

21 482 54 53/4

Câmara Municipal de Oeiras - Sector de Acção Cultural

21 440 85 29 / 52
Locais onde decorre o programa:

Centro Cultural de Cascais, Av. Humberto II de Itália, Cascais

Fortaleza de São Julião da Barra, Estrada Marginal, Oeiras


Inscrições:

Câmara Municipal de Oeiras - Sector de Acção Cultural

21 440 85 29/52



nota: Este programa que aqui se apresenta é apenas uma curta síntese. Aconselha-se os interessados a informarem-se do programa pormenorizado.


imagem: digitalização do convite/programa enviado pela C.M.O. - CLIQUE PARA AMPLIAR

.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

R.I.P. MAESTRO!

Luciano Pavarotti canta "Nessun Dorma" de Turandot


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Hora H - Daniel Matos Blogodependente

há vida em Oeiras

.

... e esta coisa de aspecto nojento que se vê na fotografia demonstra-o.
Não, não é nada disso que estão a pensar — se é que estão a pensar alguma coisa.
Trata-se apenas mas sobretudo duma simples ALFORRECA.

E o que é uma Alforreca e porque é ela tão importante para a questão suscitada pelo título do post? Perguntarão aqueles que ainda não alcançaram a resposta.

Segundo o dicionário uma alforreca (do Ár. alhurreg, espuma do mar) é um celenterado (1), cientificamente chamado medusa, que abunda nas praias.

Esta da imagem foi fotografada em 8 AGO 2007, 17h42 nas areias da praia junto à Curva dos Pinheiros, em Paço de Arcos.

A importância desta singela alforreca advêm do facto das mesmas se alimentarem de pequenos peixes e darem-se mal, mesmo muito mal, com águas excessivamente poluídas e/ou estagnadas.
Recordo-me de há uns bons 20/30 anos as encontrar às dezenas dentro de água ou espalhadas pelas areias da praia da Torre. Depois, durante muito tempo, deixei de as ver. Tornaram-se uma raridade nas praias do nosso Concelho.
Agora, ao que parece, estão de volta e isso é bom sinal.
Significa que as águas estão menos poluídas e que há peixe para que se alimentem. Significa que HÁ VIDA!

notas:
(1) Não se ponham com brincadeiras. Não é 'celerado', é mesmo 'celenterado'. Este post não é sobre os políticos.

Ah, e já agora deixo também aqui esta fotografia de uma outra alforreca fotografada no dia 25 AGO 2007, 14h36 no Porto de Recreio de Oeiras, onde podem ser encontradas imensas, de permeio com as típicas Taínhas (ou não houvesse ali óleo e gasóleo com fartura...):



fotografia: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.
.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Festas de Nª Srª do Cabo - 7 a 16 de Setembro de 2007



Festas em Honra de Nossa Senhora do Cabo
Linda-a-Velha, 7 a 16 de Setembro de 2007
Recinto das Festas: Quartel de Linda-a-Velha, Av. 25 de Abril



Nota: A Exposição Colectiva de Pintura terá lugar na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal, Palácio dos Aciprestes, Av. Tomás Ribeiro, 18, em Linda-a-Velha.

JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA

Editorial


Assim? Não!

O desenvolvimento da actividade pública em prol de uma população, está sempre dependente de diversos factores, mas principalmente de diversos actores.

Numa freguesia, com mais de 35000 habitantes e perto de 19000 eleitores, como é o caso de Linda-a-Velha, actos tão simples como o tapar de um buraco no alcatrão, a poda de uma árvore ou a reconversão de sinalética do trânsito, está sujeita à aprovação dos órgãos camarários competentes.

Tal situação é numa primeira instância geradora de atrasos, que muitas vezes se prolongam no tempo.

Para além do atraso temporal, demonstra o quanto Portugal está atrasado e longe de uma descentralização e desconcentração de atribuições e competências, que apenas beneficiaria os seus destinatários.

Por outro lado, tantos atrasos, contribuem para uma menor participação e cada vez maior distanciamento entre as populações e os cargos políticos e públicos, porquanto entre a pretensão / reclamação e a sua resolução, decorre um lapso de tempo, que muitas das vezes é entendido como lapso de decisão.

Tal prática só tem de ser alterada e ir ao encontro de uma maior aproximação entre a população e os eleitos em cargos públicos.

Quando em finais de 2005, após as eleições autárquicas, decidi criar o atendimento à população às 3ªs. e 6ª.s feiras, não tinha ideia que volvido ano e meio, perto de 500 pessoas fossem atendidas e apresentassem as mais diversas situações de vida. Situações, que na sua grande maioria, seriam dificilmente conhecidas se não fossem apresentadas.

Projectos como o Banco do Voluntariado, a Quinta Pedagógica, o Apoio e Assistência Social, são resultado directo de muitas das necessidades apresentadas.

Por seu lado, o trabalho desenvolvido ao nível de reparações na via pública segundo os últimos relatórios comparativos, demonstram que a freguesia de Linda-a-Velha, consegue fazer mais por menos custos. Ou seja, somos ponderados na utilização dos recursos financeiros, conseguindo obter valores que chegam a ser três vezes inferiores a outros praticados.

Desta análise, financeira e de execução real, resulta uma evidência: para quando uma efectiva descentralização de atribuições entre freguesias e municípios?

Para quando uma efectiva desconcentração de poderes entre juntas de freguesia e câmaras municipais?Talvez quando as populações virem uma maior eficiência e interacção entre os seus interesses, necessidades e entre, as decisões políticas e correspondente acção pública, não voltem a acontecer eleições autárquicas – como as mais recentes de Lisboa são um exemplo – onde mais de 6 em cada 10 eleitores, não votaram.
E diz a Constituição, que somos uma Democracia representativa e participada!

O Presidente
José Pedro Resende Barroco

ATENÇÃO

.

AVISO IMPORTANTE


Caros Munícipes, por motivos imprevistos e incontornáveis, a programação Verão 2007 da "Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras", sofreu algumas alterações.
Aqui ficam os próximos eventos:


Caminhos da Memória (visitas guiadas)

8 SET, sáb. 9h30 - "Paisagem e História - A Foz da Ribeira da Lage"

Rodrigo Dias; Jorge Miranda; Joaquim Boiça
[ o encontro é junto ao Pelourinho de Oeiras ]

Diálogos em Noites de Verão (conferências)

10 SET, seg. 21h30 - "O Marquês de Pombal e Oeiras"

Arnaldo Pereira
[ esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras ]

Aconselha-se os interessados na programação a contactarem a Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra - 21 441 64 64 - no sentido de obterem mais informações.

Dentro do possível, tentaremos aqui alertar atempadamente para outras alterações de que tomemos conhecimento.
.

Exposição Colectiva de Pintura


No âmbito das Festas de Linda-a-Velha em Honra de Nossa Senhora do Cabo, a ter lugar entre 7 e 16 de Setembro de 2007, o Executivo da Junta de Freguesia jfreglindavelha@netcabo.pt vai levar a efeito uma exposição colectiva de pintura, aberta aos artistas residentes ou com a sua actividade profissional em Linda-a-Velha.

A exposição será inaugurada no dia 8 de Setembro, na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal, pelas 16H00.

Inicialmente a exposição estava prevista para a Casa Alexandre Gusmão no entanto o elevado número de participantes obrigou à mudança de local.




Galeria de Arte
Fundação Marquês de Pombal
Palácio dos Aciprestes
Rua Tomás Ribeiro, 18
Linda-a-Velha


tel: 214158160 - fax: 214158169

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Blogs fora... nada!

.


.

Forte-Farol do Bugio - III

.
Cá estão para acabar - para já - mais algumas fotografias da visita guiada de 25 de Agosto de 2007 ao Forte-Farol do Bugio:


PASSADIÇO ENTRE O CAIS E A ENTRADA DO FORTE
(pelo acesso à Bateria Baixa)


DESEMBARQUE DO TERCEIRO GRUPO
(aproveitamento das embarcações para regresso do segundo grupo)


AMARRAÇÃO NO CAIS


ESTAS PEDRAS SALVARAM O BUGIO DE SER TRAGADO PELO MAR

ADEUS E, SE DEUS QUISER, PARA O ANO HÁ MAIS!


imagens: © josé antónio / comunicação visual 2007 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.