quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bruxelas impõe planos municipais para a redução do ruído

[Clique na imagem para ampliar]

Jornal de Oeiras, Nº 203 de 6 de Maio / 2008


Sobre este assunto convidamos os leitores das freguesias do Concelho de Oeiras a colaborarem indicando os pontos que considerem dignos de registo.
Na Freguesia de Linda-a-Velha temos, para início de conversa, a Carreira de Tiro do Jamor, cujos alvos estão a menos de 90 metros de várias habitações da Rua Bernardo Santareno e de outras ruas das imediações, e cujo horário foi recentemente alargado. Metade do ano funciona agora das 8h00 às 22h00 diariamente e, com o anunciado encerramento da Carreira de Tiro de Monsanto devido à poluição sonora e elevados índices de chumbo, prevê-se que a situação em Linda-a-Velha piore consideravelmente. De notar que em Monsanto a distância às zonas residenciais mais próximas é, certamente, muito superior a 90 metros.
Temos também um conhecido Health Club que e apesar das várias queixas junto da Polícia Municipal, da PSP de Miraflores, da Câmara Municipal de Oeiras, de telefonemas diários e de reclamações presenciais desde o início do ano de 2007, continua a não respeitar o sossego dos moradores das habitações mais próximas. O elevado som da música das aulas e os gritos de comando dos instrutores ampliados pelos microfones, aliados a uma má insonorização das instalações e às janelas abertas, são pontos de discórdia que se espera sejam solucionados a breve prazo.

7 comentários:

pedro disse...

A nova modalidade da carreira de tiro do estádio nacional também contempla uma arma ou varias, que dispara em rajada .... bastante apropriada para zonas residenciais ... incluindo fins de semana a partir das 8 da manhã.
As únicas protecções contra o ruído são em madeira que estão ao nível da rua bernardo santareno, visto a carreira de tiro ser na zona descendente da mata ... a 89 metros das primeiras habitações.
E andam preocupados com o nível de chumbo em Monsanto ... que tem uma população residente elevadíssima.

Anónimo disse...

Lembram-se o ano passado da festarola na zona ribeirinha de Algés autorizado pela C M O? Da minha participação ao Provedor de Justiça veio uma informação com 7 páginas onde fui informada que a C M O está avisada que não pode aprovar barulho. Façam exposição ao Dr. Nascimento Rodrigues que ele não vos deixa sem resposta.
Clotilde

Anónimo disse...

A poluição sonora e ambiental, é um risco sério.

O lugar mais barulhento (e poluído de garrafas de bebidas alcoólicas, lixo de toda a ordem) também é esse campo da bola do estádio mandado construir por Oliveira Salazar, esse deveria ser encerrado, já.

Pelo lixo e ruído que produz, que se houve em todo o vale do Jamor até Caxias. Tão grave, como a alienação que induz no povo, drogando-o fora da realidade da vida nacional, é esse aliás o fim do futebol, ser o ópio dos povos menos esclarecidos.

Joaquim Sena

Isabel Magalhães disse...

"A poluição sonora e ambiental, é um risco sério."

Muito sério mesmo.

Ter que conviver, diariamente, desde manhã até à noite, sete dias por semana, - quando se trabalha em casa e não se pode fugir - com um ginásio a 30 metros que e apesar das insistentes reclamações, das frequentes chamadas da PSP, que acorre sempre mas, muitas vezes, quando o ginásio já encerrou porque a zona de intervenção é vasta, e limita-se a dizer o óbvio - que acredita, sim sra., que sabe, que tem havido muitas queixas de diversos moradores, mas, não constata barulho nesse momento, e é isso que tem que constar do relatório da ocorrência, mas para chamar sempre que 'eles' vêm...

Os que frequentam a zona, e que descem a Av Duque de Loulé em direcção à Mata do Jamor, saberão do que digo.

Eu sei que os vidros das minhas janelas vibram, os gritos ecoam pela casa dentro, com especial incidência na cozinha, meu local de trabalho... pela luz, pela água, pela mais fácil limpeza.

O dito ginásio permite-se todos os atropelos - até montar palanques na rua, com sistemas de som de fazer inveja às melhores festas de aldeia e dar MEGA-Aulas com os tais MEGA-Instrutores cujo 'SOM' de comando, mais a respectiva música e a participação do 'som' dos respectivos clientes é nitidamente audível na Cafetaria do court principal do Ténis do Jamor sensivelmente a 1 km de distância.
(Este incidente está registado na PSP de Miraflores que, chamada por vários moradores, veio acabar com a 'festa'... mas o barulho feito dentro do ginásio em aulas ditas 'normais' é idêntico, e tb audível pelo vale do Jamor afora).

No passado mês de Abril, e em mais uma deslocação ao ginásio para reclamar, - chego a telefonar 3vezes/dia - foi-me dito por um dos funcionãrios - 'D' - que tinham autorização da câmara de oeiras para fazer barulho! sic.

Noutra ocasião tb me perguntaram/sugeriram 'porque não fechar as minhas janelas'. sic outra vez.

Mas como?! Os ginásios estão afectos à Lei do barulho doméstico, lei essa que, e salvo melhor esclarecimento, é da competência da A.R.

Agora, e sobre 'fundamentalismos', não é disso que tratamos aqui...

Neste momento em que escrevo estou alegremente acompanhada pelos tiros de rajada da carreira de tiro do Jamor. Com tendência a piorar quando encerrar a carreira de tiro de Monsanto...

Unknown disse...

.

Quem é que apareceu primeiro ? O ovo ou a galinha ?

Certas urbanizações foram construídas na simples mira do lucro fácil junto a locais e instalações que JÁ LÁ ESTAVAM e que JÁ ERAM BARULHENTAS, e quem nessas urbanizações comprou ou alugou residência não foi suficientemente INTELIGENTE e CAUTELOSO para primeiro averiguar na zona se o iria fazer num sítio calmo e sossegado ou num local com problemas, pontuais ou permanentes, de ruído ( entre outros ).

Agora... AGUENTEM ! Fossem INTELIGENTES !!!

Se alguma coisa devia desaparecer e ser demolida SÃO ESSAS URBANIZAÇÕES que NUNCA DEVERIAM TER SIDO CONSTRUÍDAS NESSES LOCAIS !

Quer dizer: "Construo uma casa no meio dum acampamento de ciganos e depois mando correr de lá com os ciganos porque passam a noite a cantar e a bater palmas e não me deixam dormir...!"

O bom senso é condição sine qua non para a razão...

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Referes-te concretamente a quê?

Às futuras imposições de Bruxelas para reduzir o ruído nos concelhos; à Carreira de Tiro que embora antiga desenvolveu exponencialmente a actividade e alargou horários e dias de abertura; ao ginásio de que falei, construído há 10 anos numa zona habitacional construída desde os fins da década de sessenta e que só desde o início do ano de 2007 causa má vizinhança pelos níveis de barulho diário, - manhã, tarde, noite - sete dias por semana; ou é uma generalização da desordem vigente no país?

[]
I.

Anónimo disse...

Dna isabel, tem toda a razão.
Eu moro na póvoa de varzim e estou a passar exactamente pelo mesmo..... só que eu, por me queixAR até já houve denuncias "anónimas" contra mim no meu posto de trabalho para tentar denegrir a minha imagem. também já chamei a polícia por diversas vezes e foram levantados autos.... mAS QUANDO AS COSTAS ESTÃO BEM FORRADAS, É MUITO DIFÍCIL..... ASSIM SE VIVE NO NOSSO PAÍS...... À CUSTA (DA SAÚDE)DOS OUTROS