sexta-feira, 23 de maio de 2008

PONTOS DE VISTA




OBJECTIVAMENTE INEXISTENTES


A Biblioteca Municipal de Oeiras foi criada a partir do núcleo legado, ainda nos anos 40, pelo munícipe, homem de cultura e destacada figura cívica que foi Archer de Lima. Este acervo, de muitas centenas de espécies, é rico e tematicamente variado. Nele se integram exemplares que, actualmente, são raridades e que constituem consulta obrigatória para o estudo de algumas áreas do saber.
Para além deste filão, possui também a biblioteca um outro valioso conjunto de obras sobre o marquês de Pombal e o seu tempo, igualmente na ordem das centenas de exemplares, adquirido pela autarquia, por iniciativa da vereadora Salete Salvado, aquando da comemoração do segundo centenário da morte do ilustre e ainda polémico conde de Oeiras.
Estamos, pois, em presença de dois núcleos bibliográficos de inegável apreço, cuja posse suscitaria a inveja de tantas bibliotecas. No entanto, inexplicavelmente, qualquer destas colecções não se encontra à leitura. A primeira, desde que a biblioteca se transferiu para as suas actuais instalações; a segunda nunca teve a ventura de conhecer leitores, nestes cerca de 25 anos de permanência. Jazem, sepultas, talvez em deficientes condições de conservação, na cave… sonegadas à curiosidade dos leitores. Lamentavelmente inacessíveis! Nem no ficheiro informático constam. São objectiva e funcionalmente inexistentes!
Oeiras desperdiça assim um património valioso, desde há anos. Inércia ou insensibilidade impedem o desejável aproveitamento destes acervos? Então o que se passa?
Archer de Lima, se pudesse ver o destino da sua biblioteca, arrepender-se-ia, com certeza, de a ter deixado à Câmara Municipal de Oeiras, assim como a Dr.ª Salete Salvado não teria proposto a aquisição da colecção pombalina…
Sempre há coisas que não se entendem!...

Jorge Miranda
(jorge.o.miranda@gmail.com)

O Oeiras Local agradece a cedência do artigo ao autor e ao Jornal da Costa do Sol
Foto: Oeiras Actual

7 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Depois de ler o artigo apetece citar...


"...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...
(Sá de Miranda) "

Obrigada Jorge Miranda por mais esta oportuna chamada de atenção.

[]
I.

Anónimo disse...

São mostras da evidente (in)capacidade isaltinada ..., onde o importante são explorar, receber e dar a ganhar ... se os eleitores africanos se interessassem por esse acervo, de certo que já existiria, 20 bibliotecas com tudo exposto...mas dado que o resto não dá votos ...perdeu interesse investir.

antonio manuel bento disse...

A Biblioteca Municipal de Oeiras estava anteriormente localizada no Palácio dos Anjos, Edifício Histórico e classificado que foi vandalizado arquitectonicamente, numa intervenção lamentável onde os acrescentos de gosto duvidoso imperam. Os gostos são naturalmente discutíveis agora ninguém de boa fé deve fazer acrescentos que descaracterizem o património edificado, só mesmo o regime de impunidade que grassa em Oeiras permite tais atrevimentos; e atente-se ao que brevemente se vai passar na Fundição de Oeiras, cujo legado histórico e a sua riqueza impar estão seriamente ameaçadas pelo Coret Inglês (ainda hoje uma noticia que dá conta de que Franco pretendeu e planeou invadir Portugal!!!).

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Eh hombre benzido, carago!

Este gadjo ainda anda a sonhare com ladrones...

Já fue clareado até à exaustao que el El Corte Inglés vai a Quinta (rincon) de los Gafanhotos (saltitones) en Carcavelos (carcabellos), ayuntamiento de Cascais (cascalleras), e que en el sitio de la Fundiçon de Oeiras van a ser edificados condomínios privados (privativos)...

Senhora do Almurtão, virai costas a Castela... :)

Eh viva Oeiras e Castilla !!

VIVA GALICIA LIBRE !

Gallicia e Portugal una sola nacion !

Anónimo disse...

Na fundição de Oeiras vão nascer mais casas sociais, em estilo condomínio, para os jovens nascidos no concelho de Oeiras.

Isaltino Morais jurou que doravante mais nenhum jovem oeirense deve ter de imigrar para outros concelhos Dora de Oeiras, com o propósito de conseguir uma casa, como aconteceu nos últimos 25 anos a esta parte.

Isaltino Morais promete que desta vez dará casas aos portugueses nascidos em Oeiras, em vez de dar aos imigrantes nacionais e africanos, residentes em Carnaxide, Leceia, Porto Salvo e Caxias.

Isaltino Morais promete mais: os jovens que nos anos de 1970 tiveram de ir viver para os concelhos de Sintra, Loures, Almada e Barreiro, por não conseguirem uma habitação no concelho de Oeiras, podem regressar com os seus filhos e netos, para poderem habitar no novo condomínio da Fundição de Oeiras.

Assim sim, é que é JUSTIÇA SOCIAL e devolver a terra aos nativos (em vez de os expulsar de cá …recebendo depois imigrantes estrangeiros …).

Eu Voto em IOMAF e Isaltino Morais será o maior estadista do 2º millennium.

VIVA ISALTINO MORAIS, por fazer justiça e dar oportunidades iguais aos jovens que nascem no Nosso concelho.

Povo de Oeiras

Anónimo disse...

'sr.' 'povo de oeiras',

Você não é de cá, veio ver a bola, usa palas nos olhos, está apenas a gozar o pagode... das duas três.

Qualquer pessoa que conheça bem a realidade do mercado de habitação em Oeiras, nomeadamente nas zonas consideradas nobres por ordem da sua localização, sabe bem que nestas zonas as habitações construídas atingem valores exorbitantes, inalcançáveis para a bolsa da maioria dos jovens.

Falo em valores médios na ordem dos 300.000/350.000 euros (60.000/70.000 contos).
É só dar uma volta pelos jornais ou pelas páginas de imobiliárias disponíveis na internet.

Isto (preços) é o que vai acontecer com os condomínios privados que vão nascer na zona da Fundição de Oeiras, no Alto da Boa Viagem, e noutros pontos do Concelho, situados no litoral em zonas privilegiadas. Qual habitação social, qual carapuça! A carapuça serve a quem a enfia...

Tire os jovens desse filme e não seja burro.
Aproveite e vá almoçar com o presidente da ASAE. Pode ser que tenha sobrado alguma coisa para si. Apesar de andarem a dizer que "eles comem tudo, eles comem tudo..."
Aproveite também e leve consigo essa tal pessoa que segundo você 'tanto se preocupa com os jovens' (com os jovens milionários, está claro!).

Ah, na tropa há uma expressão para 'srs.' inteligente como você: "ABRE OS OLHOS MULA, QUE JÁ É DIA !"

Bom Apetite! Passe bem.

LS

Anónimo disse...

Caro Senhor Luz Soreano

Os meus respeitosos cumprimentos,

A sucessiva reeleição de Isaltino Morais (ao longo de 22 anos) vem provar que ele prossegue uma política social e de desenvolvimento do concelho de Oeiras, no seu conjunto. Mostrou ser um homem sério e com imensa iniciativa, é um autarca absolutamente ímpar.
O senhor acha que se ele fosse um cretino ou um corrupto o Povo que é soberano e inteligente, alguma vez mais o elegeria, penso que um Povo livre, idóneo, jamais o faria, julgo eu.

Sabe eu nasci no concelho de Oeiras, e ao longo dos meus actuais 75 anos de idade, raramente (pontualmente) vi as famílias naturais do nosso concelho e os jovens em particular a reclamarem por falta de habitação, tanto mais que, Isaltino Morais diz que o maior índice de cidadãos com formação superior existe justamente no concelho de Oeiras. Isso indicia que existe aqui muito poder de compra, excepcional mesmo, a ver pelos factos que nos referem, com habitações a partir dos 300.000 Euros, até mais de 2.000.000 Euros.

Consta que, apenas os imigrantes estrangeiros, chegados a Portugal nos últimos 15 a 10 anos, e outros, imediatamente após a descolonização das nossa colónias africanas, é que não dispunham ainda desses recursos económicos (a maioria estuda, muitos deles em universidades, outros trabalham e estão absolutamente inseridos na nossa cultura e sociedade multiracial e multicultural …) assim e legitimamente, Isaltino Morais, no ano 2000 erradicou todas as barracas, e nesses terrenos construiu mais habitações e condomínios de luxo, em seguido, teve a possibilidade de oferecer habitações dignas a esses imigrantes, uns nacionais e outros estrangeiros, africanos no geral.

O povo que aqui nasceu, nunca reclamou, logo admite-se que esteja absolutamente integrado, naturalmente dotado de todas as condições de vida, algumas até de excepção, para sustentarem bons empregos e standards de qualidade de vida, bem acima da média europeia.

Dado que os oeirenses suportam facilmente todos esses custos de habitação, incluindo as novas e crescentes centralidades urbanas de algumas freguesias do interior do concelho (com menos densidade urbana, e que é urgente povoar …) como a de Barcarena, onde na antiga fábrica da pólvora de Barcarena (que não conheço, mas vejo nas fotografias) detém lindíssimos espaços e moradias de luxo, com piscinas, campos de golfe, e custos suportáveis para todos, excelentes iniciativas e promoções do BES.

Meu caro em Oeiras tudo vai bem, afinal quem estará errado, os oeirenses ou o senhor?

Com apreço,

Um elemento do Povo, de uma freguesia do concelho de Oeiras