quinta-feira, 22 de maio de 2008

Coisas de Linda-a-Velha (1)

A situação está explosiva na zona do Largo da Lagoa e Av. Carolina Michaelis por causa dos parquímetros.


Exmº. Senhor
Dr. Isaltino Afonso de Morais
I. Presidente da Câmara Municipal de
Oeiras


Linda-a-Velha, 19 de Maio de 2008

Assunto: Entrada em funcionamento de parquímetros na área envolvente ao Lg. da Lagoa e Av. Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha.


Exmº. Sr. Presidente.

Respeitosos cumprimentos.

Tendo tomado conhecimento que a Parques Tejo, tem intenção de colocar em funcionamento os parquímetros na zona envolvente ao Largo da Lagoa e Av. Carolina Michaelis, sitas nesta freguesia, no próximo dia 26.05. do presente ano, peço a V. apreciação para os considerandos seguintes.
Reporto-me desde já, à M. missiva datada de 29.10.2007, que apenas na matéria da tarifação mereceu parcial acolhimento.

Recordo contundo os seguintes pontos, que obstam à implementação imediata da situação:

a) A instalação de parquímetros não previu os necessários espaços para estacionamento por curtos períodos, nomeadamente para quem vai por exemplo à farmácia, considerando a especificidade deste negócio. A título de exemplo refira-se apenas, que na zona tarifada da Av. 25 de Abril, a farmácia instalada na zona, tem este tipo de benefício. Não fazer o mesmo para a farmácia da zona da R. Diogo Couto, é favorecer uns em detrimento de outros;
b) Situação semelhante, têm as clínicas médicas locais, recordando nomeadamente que existe um centro de hemodiálise que diariamente recebe dezenas de pacientes, que são deslocados por via de ambulâncias e veículos próprios de transporte de doentes;
c) Recordo, na temática da saúde, que foram “ prometidos “ ao Centro de Saúde a afectação específica a doentes e utentes dos lugares fronteiros ao referido Centro;
d) Por outro lado, não foram ainda indicados os respectivos locais específicos destinados a cargas e descargas, mormente no que respeita a comerciantes e empresários. Não pode mesmo servir de argumento, - como foi referido por alguém na Parques Tejo a um empresário local – que nunca iremos autuar ninguém que esteja numa dessas situações.
e) Nem tão pouco previu a instalação de zonas de paragem para tomada e largada de alunos, nomeadamente junto à Escola Secundária.
f) Recordo ainda, que a deliberação inicial de implementação do estacionamento estava ferida de “ ilegalidade “ considerando que parte das zonas tarifadas não constarem do deliberado.
g) Tal facto, do conhecimento do público visado poderá importar na legitimidade do não pagamento da tarifa.

Nestes termos, e por forma a não implementar uma situação que pode vir a trazer uma “ má imagem “ para a CMO, solicito a Vª. Excª., que se digne introduzir as alterações especificadas, suspendendo se necessário a data marcada para introdução da tarifação.

Por último e não menos importante, os empresários locais do Largo da Lagoa, em reunião tida com a Vereadora, Dra. Madalena Castro, obtiveram o compromisso de recuperação da área florestal envolvente ao referido Largo.
Foi mesmo referido que a delimitação da zona central era o início de tais trabalhos. Hoje, os referidos empresários já perceberam que tal delimitação apenas teve como objectivo impedir o estacionamento no local para assim maximizar a tarifação no local, bem como, os pilaretes colocados estrategicamente para impedirem o acesso às traseiras dos prédios da R. Diogo Couto, numa manifesta violação das normas de segurança e de acesso, nomeadamente a forças de segurança e emergência.

Face ao exposto, peço a Vª. Excª., que se digne providenciar junto dos serviços a que preside, a recuperação da zona envolvente ao Largo da Lagoa e Av. Carolina Michaelis, antes da entrada em funcionamento do sistema de tarifação do estacionamento local.

Certo da V. máxima atenção face ao solicitado.

Subscrevo-me, atenciosamente


José Pedro Resende Barroco

Sem comentários: