sexta-feira, 16 de maio de 2008

MARCAS DO TEMPO por Alexandre Gonçalves

[Clique na imagem para ampliar]

Jornal de Oeiras, Nº 204, 13 de Maio / 2008

O Oeiras Local agradece ao Jornal de Oeiras e aos autores dos artigos publicados nesta data.

13 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Alexandre Gonçalves,

Na freguesia onde nasci e vivo, raramente temos acesso ao vosso jornal.
Eu quero felicitá-lo pelo ulterior e presente trabalho informativo do Jornal de Oeiras.

O seu artigo de reflexão, revela uma assustadora verdade.
Uma verdade, focada naquilo que é hoje, infelizmente, uma triste realidade da sociedade contemporânea, que cada dia mais se refina, emerge neste modelo de pertença, a pretensiosa sociedade de informação, onde quer em Portugal, quer desgraçadamente no concelho de Oeiras, essa violência se tem vindo a agravar, ao lado do caciquismo.

Quem aqui nasceu, alguma vez imaginaria possível, tudo isto que nos tem vindo a acontecer, eu, julgo que não.

Falando do concelho de Oeiras, concluímos que o mal que nos toca à porta, é na verdade, um terrível resultado das inúmeras políticas sociais, educativas e de ocupação territorial, de aparente desenvolvimento, que nos tem sido imposto nas últimas décadas e cuja ecologia social e financeira, nos acarretará gravíssimas consequências no futuro.

Joaquim Sena

Unknown disse...

.

Este post não é da minha autoria. Contudo ele suscita uma questão, recorrente no Oeiras Local. Os de boa memória recordarão um episódio caricato aqui passado com 'certo' comentador, que muito nos fez gargalhar.


Eu gostava de perceber o que vai na cabeça de quem, aqui, escreve directamente ao autor dum texto publicado num qualquer meio de comunicação social ou num livro.

Será que essas pessoas imaginam que as prosas digitalizadas e publicadas no blog, o foram pelos próprios autores ?! Que escrevem para ganhar o pão, e aqui o trabalho é voluntário e gracioso.

Será que essas pessoas julgam que os autores das prosas são colaboradores do Oeiras Local ?! Quem nos dera...

Será que essas pessoas pensam que esses autores aqui vêm ler os comentários que lhes são dirigidos ?! Seria uma honra.

Será que essas pessoas pensam que o Oeiras Local tem algum contacto com esses autores e lhes envia os comentários ?! Não faltava mais nada...

Claro que todos são livres de comentar e opinar sobre as matérias publicadas no Oeiras Local. É o que desejamos que aconteça. Nomeadamente sobre as opiniões e textos de outrem - que no geral não conhecemos e que muito provavelmente desconhece a nossa existência... eheheh.

O escrever directamente ao autor da prosa digitalizada... só pode ser lirismo, alucinação ou uma brincadeira.


Recomendamos àqueles que pretendam dirigir-se aos autores de artigos digitalizados e publicados p.ex. em jornais, que contactem directamente os autores para os emails deles, quando indicado, ou, quando essa informação está indisponível por não existir no próprio artigo, para os jornais, por email, telefone, postal ou carta, pedindo o contacto do autor.
Para obter telefones e moradas podem fazê-lo pelo método tradicional, consultando as Páginas Amarelas, em papel, ou na própria internet, onde elas estão já disponíveis para consulta online: http://pai.pt/

nota: Chamo a ATENÇÃO para o facto de algumas digitalizações poderem ser referentes a publicações entretanto desaparecidas e a autores já falecidos. Não valerá a pena escreverem-lhes ou tentarem contactá-los, a menos que conheçam alguma excelente sociedade espírita...

A BEM DA SANIDADE MENTAL DOS OEIRENSES !!

.

Anónimo disse...

O Sr. António sabe lá, se o Alexandre Gonçalves lê este post?

Pode ler, sem que o senhor saiba, e responda ou não, por outra via.

Agora nada lhe dá o direito de ofender, quem por bem aqui se manifestou, com um ponto de vista, ou uma experiência de vida.

Serafim

antonio manuel bento disse...

Caro José António,

Que falta de educação a maneira como se dirige a um Leitor e Participante deste Oeiras Local. Lamentável a todos os títulos o teor dos comentários que faz e dos impropérios que lança ao Senhor Joaquim Sena, um cidadão Oeirense que merece todo o respeito dos participantes. O Senhor José António julga-se dono da verdade e julga também que tem o direito de condicionar a forma como os leitores participam e escrevem neste blog. Pessoalmente também estive convencido durante muito tempo que os textos publicados no Oeiras Local eram textos autorizados dos legítimos autores, conhecedores naturalmente da existência deste espaço de referência. Na minha opinião este corta e cola de artigos que todos podemos ler nos jornais de Oeiras em nada beneficiam o Oeiras Local, já que é na originalidade e na pertinência das opiniões dos leitores e colaboradores que, a par com a diversidade de opiniões e discursos, se encontra a riqueza e a fonte que deveriam fazer deste site de internet a referência que já foi outrora.
Espero sinceramente que o estimado José António tenha a humildade suficiente para endereçar um pedido de desculpas ao Senhor Joaquim Silva e que se centre mais naquilo que melhor sabe fazer e que em Oeiras não tem par: A investigação histórica do nosso Concelho de Oeiras.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

antonio manuel bento disse...

Estimado Joaquim Sena,

Não tendo ainda tido a oportunidade de à sua pessoa me dirigir, venho pois prestar a minha homenagem às suas pertinentes e proveitosas intervenções, as quais em muito enriquecem este Oeiras Local.
Espero que dê o devido desconto ao Senhor José António, um cidadão e investigador de Oeiras, que por vezes se excede (todos temos momentos pouco felizes) mas que não deixa de ser uma pessoa de valor e intelectual estruturada. Também eu sou muitas vezes alvo de falsidades e intrigas lançadas por esse senhor, não deixando porém de o ter em boa conta com o denominado “fairplai”. Espero que não se sinta desmotivado e que continue a participar com a sua escrita valorosa neste nosso Oeiras Local.
Atentamente,

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Anónimo disse...

o senhor António deve passar ter mais respeto com os outros.

Ivone

Unknown disse...

.

Na sequência dos comentários que parecem ser-me dirigidos, acabo de reler o meu texto, a fim de constar o que eu já sabia: que no mesmo não faço alusão ao nome de ninguém.

Ele foi dirigido a todos os visitantes, que o interpretarão como bem entenderem.

Assim, não lhe retiro uma única vírgula e mantenho tudo o que escrevi.

Acrescento apenas, citando o saudoso Vasco Santana: "CHAPÉUS HÁ MUITOS...!!!"

.

Anónimo disse...

E o «cidadão honesto ao serviço da comunidade» que não viesse meter o bedelho.

Onde é que estão os impropérios, as ofensas? Perdeu outra vez os óculos? Leu e não percebeu metade como é costume?

Não se esqueça de tomar os comprimidos.

Anónimo disse...

Senhor José António,

O senhor nem merece respostas.

É apenas para recordar que aqui chama loucos, ao POVO do Concelho de Oeiras.

É este o «PATRIMÓNIO CULTURAL» que aqui desejam pormover e defender?

O verdadeiro Povo do Concelho de Oeiras (das freguesias que o compõem ...como território de gente civilizada e trabalhadeira ..., faz séculos ...) não necessita destes «arautos» colonizadores, portadores deste tipo de acções, atitudes e mentalidades!

Senhor António, apenas lhe faltam, o Oliveira e o Salazer, francamente, para estar completo e «regime».

Olhe e já agora, eu mesmo enviei este link para o Alexandre Gonçalves, uma pessoa de bem, sabia? - Por quem tenho a maior simpatia.

Serafim

antonio manuel bento disse...

Caro José António,
Lamentável uma vez mais a postura do Senhor José António ao não ter a humildade de reconhecer o seu erro e de não apresentar uma substância de carácter mais condigno com os leitores deste Oeiras Local. O facto de não aludir ao nome de ninguém não implica necessariamente que os visados não compreendam a quem se destina a mensagem; o José António já não é uma criança e o Oeiras Local não é o comité central do seu partido (PCP).

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

antonio manuel bento disse...

Caro Lopes,

Que tal uma ideia construtiva para Oeiras?, um ponto de vista sobre um qualquer assunto relacionado com o nosso estimado Concelho? Que lhe parece, ao invés de perder boas oportunidades de se remeter ao silêncio, praticar um diálogo construtivo e enriquecer o debate? Ao fim de largos meses não vi da sua pessoa uma linha construtiva, uma ideia, uma opinião que atestasse a sua capacidade intelectual a par do seu valor moral. Chegou a hora de o caro Lopes parar com os ataques vis contra a minha pessoa e reflectir um pouco no papel que desempenha em Oeiras e neste espaço que serve para debater ideias e não leitores e participantes.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

antonio manuel bento disse...

Senhor Serafim,

Seja bem vindo ao Oeiras Local e muito prezo em que alguém compreenda e sinta as vicissitudes a que também eu estou sujeito ao longo dos tempos neste espaço de debate, outrora a referência.
Quero alertá-lo para que não se surpreenda se dentro em breve surgirem opiniões malévolas que digam que o Senhor Serafim é António Manuel Bento, ou Joaquim Sena, ou outro qualquer participante já rotulado com vastos impróprios apenas porque tem opiniões diferentes, ou porque pensa pela sua cabeça e não presta vassalagem àqueles que se julgam “pseudo-administradores” deste espaço de internet, outrora uma referência no debate de Oeiras.
Apelo veementemente a que não desista e que não se sinta desmotivado pelo teor dos comentários e abusos que lhe são dirigidos. O direito de opinião é plural e são os cidadãos e o Povo que fazem, fizeram e constroem este espaço de debate público.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Isabel Magalhães disse...

Este é um espaço livre de debate em que quem escreve o que quer poderá ler o que não gosta.

Não vejo no comentário do José António Baptista (Sr. António é o senhor da mercearia) qualquer ofensa ou falta de educação. Há, sim, pessoas mais cinzentas, mais susceptíveis, mais 'propênsicas' à falta de humor e dificuldade em compreender a ironia...

Quanto aos insultos, às alucinações, às inverdades, ao ressabiamento contra os que administram este blog - um blog privado para leitura pública - pela simples recusa em aceitar encontros / jantares "para discutir Oeiras e o futuro do OEIRAS LOCAL", sic, esses ficam por conta do cidadão honesto ao serviço de uma pretensa comunidade, porque o cidadão auto-denominado 'honesto' não sabe sustentar uma simples diferença de opinião sem desfiar o rosário de adjectivos com que 'brinda' tudo e todos.

É, como diz o colaborador O. Lopes, e muito bem, a assombração do O.L.