domingo, 18 de maio de 2008

PEDRO BAIÃO - Viver a Música


Habilitações literárias e musicais

Iniciou os seus estudos musicais e a aprendizagem do piano, aos 6 anos de idade, no Colégio Alfa-Beta, em Queijas- Lisboa, colégio que frequentou do 1º ao 4º grau.

Continuou os seus estudos na Escola Básica Professor Noronha Feio tendo, simultaneamente, ingressado no Curso Básico de piano na classe da professora Paula Carvalho, na Escola de Música Nossa Srª do Cabo, em Linda-a-Velha.

Em 2006/2007 iniciou os seus estudos secundários na Escola Secundária de Linda-a-Velha, na opção música – via ensino articulado.

Frequenta, actualmente, o 7ºgrau de piano na classe da mesma professora e o 11º ano do ensino secundário. Complementarmente, frequenta o 7ºgrau de Formação Musical, o 2º ano de História da Música, o 2º ano de Análises e Técnicas de Composição, Acústica, 2º ano de Música Antiga, 2º ano de Baixo Contínuo, 1º ano de Música Contemporânea e 3º grau de Percussão (2º instrumento).

Com o pianista Mário Laginha

Cursos, Concursos e Recitais

Obteve no ano lectivo 2002/2003 o primeiro prémio no Concurso da Escola de Música Nossa Srª do Cabo. No mesmo ano frequentou a Masterclasse realizada pelo professor e pianista Pedro Burmester, na mesma escola. Tem frequentado várias Masterclasses ao longo dos anos, nomeadamente, em 2003/2004 com a pianista Tânia Achot, em 2005/2006 com Constantin Sandou e em 2006/2007 com o professor e pianista Fausto Neves.

No presente ano lectivo frequentou um Workshop de Jazz com o pianista Mário Laginha e a Masterclasse realizada pelo professor e pianista Fausto Neves. Tem participado em vários recitais em Lisboa, entre os quais, se destacam, os realizados no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha, no Convento dos Capuchos, na Caparica, no Centro Cultural de Oeiras, no Auditório Eunice Munoz, em Oeiras.

Ainda a salientar, a participação nos Dias da Música em 2007 no Centro Cultural de Belém e no Recital realizado no Centro Cultural de Cascais, em 2008 (recital gravado para a RDP2).

[Agradeço ao Pedro a cedência das fotos e texto]

10 comentários:

Anónimo disse...

Vi e ouvi na Fundação Marquês de Pombal. Tem muito estudo, mas tem muito de nascer para o piano e ter a sorte de fazer coisas que se sente que gosta.

Pedro Baião que os teus sonhos sejam uma realidade.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, Pedro;

Publicamento agradeço-te os momentos que me proporcionaste com a tua brilhante execução no dia do recente aniversário da FMP.

Ouvir alguém, assim tão jovem, ao piano e da forma que o fazes é uma benção dos céus.

Que o teu caminho te leve longe para deleite de todos os que te ouvem.

Bji.

IM

NB - Procurei no Youtube se, eventualmente, lá haveria um pequeno vídeo teu para complemento do artigo mas não encontrei. Se tiveres algum registo audio que queiras partilhar connosco fico muito grata.

Anónimo disse...

Vou ficar atento a este nome. A publicação de um registo audio seria um bom complemento para a satisfação de uma justa curiosidade suscitada pelo artigo.

Pedro Baião disse...

Obrigado a todos pelos elogios!

Faço aquilo que gosto, nao me vejo a fazer outra coisa com tanto gosto como a musica.

Tenho uns videos no youtube com a banda de jazz, e uma musica de improviso que fiz ha pouco tempo.

Mando aqui os links:
http://youtube.com/watch?v=PzMYcTzKNYM
http://youtube.com/watch?v=pogWpikAnIs&feature=related

Anónimo disse...

grande pianista, sem duvida!

Pedro Baião disse...

mais um link, desta vez classico

http://youtube.com/watch?v=Io7e18rtlsU

Isabel Magalhães disse...

Pedro;

Acabei de publicar. Obrigada por mais este e pelos anteriores que ainda não tive oportunidade de publicar.
Sempre que te for possível vai-nos fazendo chegar notícias do teu percurso e das actuações para os que, como eu, possam estar interessados.

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Bjs
I.

Anónimo disse...

O Pedro é já sem dúvida um potencial músico, vai ser um grande pianista. O nome tem de ser divulgado ele merece de todo que o País lhe dê a mão.

Parabéns Pedro!

Isabel Magalhães disse...

Cara leitora Helena Costa;

Subscrevo as suas palavras. Tivera eu possibilidade e seria a mecenas do Pedro. Assim, vou contribuindo como posso na divulgação do nome e do trabalho.

Que cada um dos que tomam conhecimento deste jovem GRANDE músico passe a palavra para que a palavra vá chegando cada vez a mais longe.

Obrigada pela visita.

IM

Anónimo disse...

Olá Pedro!
Gostei de ouvir o Jazz Improvisation. De facto o teu futuro passa pela música e nunca desistas. De certeza que vamos ouvir falar muito de ti.

Bjs
Susana Araújo