segunda-feira, 23 de março de 2009

O bom sindicalismo

Opinião






00h30m
Os sindicalistas bons, que não são "instrumentalizados" nem fazem greves e manifestações e "aposta(m) na concertação e não no conflito", reuniram-se em congresso, durante o qual o seu "programa de acção" foi aprovado com 90% de votos.

Um dia depois, em resposta a declarações do líder do patronato, segundo as quais um salário mínimo de 500 euros em… 2011 é apenas uma "indicação" e "iremos ver se é possível", o secretário-geral reeleito explicitou em que consiste a "aposta": o sindicalismo bom "espera" que o próximo Governo "seja sensível".

Este tipo de sindicalismo não reivindica, "espera", não reconhece o salário como direito de quem trabalha, mas como prodigalidade. Se o próximo Governo for "sensível", e o patronato também, "darão" em 2011 aos trabalhadores um salário mínimo compatível, como os pedintes dizem, com as suas possibilidades.

Em contrapartida, os sindicatos e os sindicalistas bons continuarão a ser bons, se possível ainda melhores, e a não perturbar o trânsito nem impedir os jornalistas igualmente bons da Antena 1 de chegar a horas às conferências de imprensa da CIP e do Governo.

1 comentário:

Oeiras disse...

Outro...

Vão aos países desenvolvidos e vejam o que é sindicalismo a sério: vão a esses países e vejam o que são sindicatos que pagam o salário a quem faz greve, por inteiro.

Assim é que se protesta, não é a fazer grevezinhas e protestozinhos sempre nas mesmas alturas e com os mesmos fundamentos.

Os maquinistas da CP, por exemplo, tiveram durante anos sempre mais um feriadozito em Janeiro: sempre a greve da praxe, fosse qual fosse o Governo e o aumento que tivessem tido.

Só quando for o PCP a ser governo é que não fazem greve, mas aí vai ser porque vai ser proíbido...