quinta-feira, 26 de março de 2009

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA





JÁ TEMOS PROGRAMA?

A ausência do programa da celebração dos 250 anos da instituição do concelho de Oeiras já mereceu reparo nesta coluna, em notas de Dezembro e Janeiro. De facto, não fazia sentido que a câmara alimentasse a expectativa do munícipe com o insistente anúncio da realização de um grandioso e diversificado conjunto de iniciativas, a ocupar os doze meses do ano, sem divulgar o seu programa. O que se sabia, já entrado Janeiro, era em cima da hora ou, então, ficava-se por ideias vagas e gerais.

Finalmente, o “secretismo” expirou, com a sua apresentação, em conferência de imprensa, realizada no dia 17 deste mês. O que deveria ter sido apresentado antes de terminado o ano passado, só foi divulgado três meses depois! Enfim, tardou mas… chegou!

Tivemos o cuidado de consultar diferentes órgãos de informação e ficámos pouco esclarecidos, pois são referidas realizações cujos conteúdos não são explicitados ou então encontram-se apontados de uma forma vaga. Por outro lado há iniciativas de rotina que se verificariam mesmo que não se assinalasse este magno evento, o que poderá sugerir falta de criatividade ou de capacidade de implementação ou mesmo dificuldades orçamentais.

Num programa que pretende preencher a totalidade do ano, também notámos o vazio a que Dezembro foi votado.

Mas a grande lacuna, a grande ausente, é a História, na evocação de uma efeméride de há 250 anos! Como é possível? Pensamos (e só presumimos, porque não está definido no programa) que esta poderá estar presente na exposição “Celebrar Oeiras”. Será?

Também não vimos referência a qualquer edição de estudo de carácter histórico sobre a situação que é alvo da comemoração. E sabemos que esta ainda não foi devidamente estudada. Ter-se-á perdido esta oportunidade de fazer avançar o conhecimento do passado de Oeiras?

Lido o programa divulgado, a impressão que nos deixou foi a marca da improvisação, da necessidade de encher tempos, da falta de atempada preparação. E não há razão para tal, porquanto a câmara, no mínimo, teve três anos para delinear a comemoração.

Assim, ainda queremos acreditar que o programa apresentado é uma versão simplificada, amputada, e que algumas actividades ficaram ainda por divulgar. Se assim não for, temos de confessar que esperávamos muito mais.

Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com
Com os habituais agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo e ao Boletim Municipal Oeiras Actual pelo uso da foto.


14 comentários:

Anónimo disse...

DE facto pensei que tinha sido só eu a reparar que este programa está coxo e que poderia estar enganado. Percebo a preocupação de desenvolver iniciativas festivaleiras. Tudo bem. Mas e a Memória!
A HISTÓRIA não ocupa o lugar de relevo que as comemorações justificavam. É PENA.

Isabel Magalhães disse...

Também tenho o cuidado de frequentar o site da CMO e de tentar ler várias publicações que possam divulgar as actividades mas até aqui só ía sabendo o que já tinha acontecido, caso do 'Boletim Municipal Oiras Actual' que mais parece um jornal do antigamente porque nunca diz 'vai' diz sempre 'foi'...

Talvez a CMO queira ir surpreendendo gradualmente os munícipes.

Anónimo disse...

Mas os meus amigos ainda esperam alguma coisa de jeito? Está tudo paradinho ou até a andar para trás.

Anónimo disse...

O último "Boletim de Oeiras Actual", com a cara do tio do sobrinho da Suíça na capa e contra- capa, parece já um verdadeiro jornal de campanha!
Ele não precisa de fazer pelo menos pré-campanha, pois os media vão fazer bastante durante o seu julgamento até ao Verão.Ainda bem, por assim pode ser que os construtores civis de Oeiras poossam poupar mais um bocadinho....

meninaidalina disse...

Ora, o homem tem mais em que pensar com o processo às costas .

Anónimo disse...

Já li algures e confirmei que o Oeiras Actual tem 36 páginas e 20 fotos

Isabel Magalhães disse...

Só contei 19!

Anónimo disse...

Só 19? Então a tabuada foi aprendida na Independente.

Isabel Magalhães disse...

Se calhar recebi a edição 'Simplex' do Boletim Oeiras Actual!

Anónimo disse...

Caros leitores,


Jorge Miranda fala do que não sabe nem sonha, talvez por não ter lido tudo até ao fim... É lá com ele.


O que ele queria, isso sabemo-lo nós muito bem aqui para as bandas do «Reguengo de A-par-de-Oeiras» (e para mais e melhor informação sobre este assunto, aconselhamos uma visita atenta e sem juízos preconcebidos à Exposição "CELEBRAR OEIRAS - PASSADO, PRESENTE E FUTURO", brevemente perto de si nas instalações da ex-«Fundição de Oeiras»)...


Cumprimentos,


Um leitor atento.

Isabel Magalhães disse...

Caro 'Letor atento';

Se tiver mais informação sobre

"CELEBRAR OEIRAS - PASSADO, PRESENTE E FUTURO"

agradecemos a gentileza do envio.

Saudações

Anónimo disse...

Fique descansada, farei todos possíveis.

Clotilde Moreira disse...

Na 5ª feira estive no César Batalha numa conferência sobre a arquitectura e Urbanismo na época de Pombal. Orador foi José Augusto França e gostei. Esta época está para mim muito ligada a Oeiras. A próxima é já no dia 2.
Clotilde

Fernando Lopes disse...

Pois Clotilde...mas esta é uma iniciativa da Espaço e Memória, honra lhe seja feita. Teve colaboração da CMO, é verdade.
Agora para o anónimo que, pelos vistos sabe muito da programação da CMO. Deixe o anonimato que estes assuntos não são de alcova, como outros que pelos vistos estão na ordem do dia. O que JM nos vem dizer, fica claro que não tenho procuração, é aquilo que os munícipes atentos já repararam - secretismo na preparação, divulgação que baste, temáticas festivaleiras na continuação de anos anteriores.
Não meus senhores. Por maior que seja a surpresa com a Expo Celebrar Oeiras – de 25 de Abril a 31 de Outubro o resto parece-me programação conhecida