segunda-feira, 30 de março de 2009

Real Quinta de Caxias


ABREU, José António de, 1796-1873 Planta da Real Quinta de Caxias [Material cartográfico] / J. A. de Abreu ; grav. A. J. L. Dinne. - Escala 1:1000k. - [Lisboa] : Lithogr. de A. C. Lemos, 1844. - 1 planta : lithogr., color. ; 58,30x78,50 cm, em folha de 63,20x83,20 cm

Com os agradecimentos à Biblioteca Nacional


Notícias: Ministério da Justiça cede terrenos à Câmara de Oeiras

No dia 23 de Março, o Ministério da Justiça cedeu à Câmara Municipal de Oeiras o uso dos terrenos da margem esquerda da Ribeira de Barcarena, incluindo os Jardins adjacentes à Quinta Real de Caxias. Estes terrenos passaram a ter utilização pública, e serão agora recuperados e revitalizados pela autarquia, através da criação de jardins, de caminhos pedonais e de espaços de fruição e lazer para a população.

Para o efeito, foi celebrado um Protocolo de cedência de terrenos afectos ao Ministério da Justiça na Quinta da Cartuxa em Caxias, entre a Câmara Municipal de Oeiras e o Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça, no dia 23 de Março, na Quinta Real de Caxias.

Em representação da autarquia esteve o Presidente, Isaltino Morais e pelo Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça o Presidente do Conselho Directivo, João Manuel Pisco de Castro.

Do Sítio da CMO

Publicado por ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM

5 comentários:

Oeiras disse...

Não há uma imagem com mais definição? Esta vê-se muito mal quando se tenta imprimir num A4, por exemplo...

Pedro Paço de Arcos disse...

É uma excelente notícia.
Mas o mal é que o Isatino e os seus apoiantes isaltinados, vão logo fazer disso um condomínio fechado, como fizeram com a fábrica da pólvora de Barcarena, onde o povo da terra, não tem nem uma casinha, é tudo para os novos colonos cá do burgo.

Salvaram os barracões da FPB, porque está em leito de cheia e não podiam lá construir, o resto é dos ricos e muito muito ricos, né?

Isabel Magalhães disse...

Oeiras;

O Fernando Lopes do blog 'Alto do Lagoal e Vale da Terrugem' fez o favor de me enviar nova imagem. Não sei se dá para ampliar no formato pretendido mas pelo menos já dá para ver ampliada aqui no O.L.

Alguma dúvida que ainda subsista poderá (suponho) ser esclarecida no referido blog de onde retirei o post.

Oeiras disse...

Much better... obrigado, D. Isabel.

Unknown disse...

.

Excelente notícia esta.
Oxalá propicie a protecção daquele espaço patrimonial.

Também a pedi 'emprestadada' para o Espaço e Memória.


Cumps

.