domingo, 15 de março de 2009

Sociedade Orwelliana?

.
recebido via email:

Sociedade Orwelliana?

ANTÓNIO MARTINS
Presidente da ASJP

A sociedade portuguesa começa a ter sementes preocupantes daquilo para que George Orwell alertava no seu livro “1984”. Começam a surgir várias situações que, encadeadas, levam a questionar se não estamos a caminhar para começar a colocar em causa direitos e liberdades, nomeadamente a livre expressão e a liberdade, através do medo. Como compreender que, numa sociedade democrática e livre, surjam episódios como o de um professor sancionado, de facto, por uma piada de mau gosto sobre o primeiro ministro, que polícias se dirijam a sedes de sindicatos para saber que manifestações vão organizar, que sejam apreendidos uma imagem num computador “Magalhães” e livros numa livraria em Braga, ambos com imagens ao que tudo indica sem conteúdo pornográfico mas apenas eventualmente erótico?

Mas há sementes ainda mais preocupantes. Já temos um “superpolícia”, exclusivamente dependente do primeiro-ministro, que tem acesso a toda a informação de natureza policial e de segurança, que está nas bases de dados das diversas polícias e forças de segurança. Mas parece querer-se o pleno, ou seja, introduzir um sistema informático contendo todos os dados do sistema judicial, e portanto também as investigações em segredo de justiça, dados esses aos quais podem ter acesso os funcionários do Ministério da Justiça (e também os assessores do Ministro e Secretário de Estado, ou seja, os boys e girls do partido), todos eles dependentes mais uma vez do primeiro-ministro. Big Brother is watching you? É nestas alturas que cabe aos cidadãos saber qual a sociedade em que querem viver e que sementes devem deixar cultivar.

imagem: Google
.

3 comentários:

Unknown disse...

.

Uma informação que não consta do email, e que deve ser dada, pois muitos poderão não o saber:

António Martins é magistrado e a ASJP é a Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

.

Isabel Magalhães disse...

Quem poderia supor - imaginar sequer - que estes atropelos aos direitos e à liberdade do cidadão irião acontecer, precisamente, num governo dito socialista?

Sei de muitos socialistas que devolveram o cartão quando Mário Soares fez a aliança com o CDS. Quantos terão devolvido o cartão durante este governo?

Anónimo disse...

Sempre que quis parecer que o Orwell não escreveu apenas a pensar no estalinismo...O príncipio é o mesmo e aplica-se, na minha opinião também ao "arco democrático"?. O poder na generalidade dos casos corrompe e se tiver uma sociedade dócil, amedrontada, melhor. Tudo se vai fazendo, mesmo não fazendo, para torpedear a nossa crença na Justiça. Ele é a justiça dos ricos,a justiça que nunca chega e a justiça que nunca acaba. Enfim...agora (?) controla-se.