terça-feira, 17 de março de 2009

Lucros imensos em plena crise


JN 2009-03-09

O desemprego, o corte nos salários e a imposição de silêncios e medos nos locais de trabalho são as "soluções" que o capitalismo selvagem, através do poder político, aponta aos trabalhadores e ao país para "ultrapassar a crise". Confirma-se que a crise não é para todos, enquanto cresce a indignação e se impõe a necessidade de optar por outras soluções políticas.

Como é possível a Galp ter quase 500 milhões de lucros, (e a EDP 1100), e milhares de micro e pequenas empresas continuarem a ver o crédito "por um canudo" ou terem de pagar um imposto (por conta) de resultados que não têm? Lucros daqueles não são de geração espontânea, só são possíveis porque o Governo se recusa a intervir do lado das famílias e das pequenas empresas, protegendo descaradamente os grupos económicos e financeiros mesmo que a economia e o país estejam na bancarrota. E não nos venham - o PS e toda a Direita - com o estafado argumento do mercado e da regulação, pois bem sabemos para que serve e ao lado de quem estão (vejam-se os casos das fraudes no BPN, no BPP e também no BCP).

Quando o preço do crude disparava, a Galp subia os preços dos combustíveis mais depressa e mais acima do que o faziam os países europeus; agora, enquanto o crude baixa para níveis quase históricos, a Galp demora eternidades a descer, mantendo os seus preços no top ten europeu.

Há anos pagamos exorbitâncias pela electricidade e o gás, autêntico garrote da tão apregoada competitividade das empresas nacionais. Mas isso não impediu que a EDP, em plena crise, tivesse tido a desfaçatez de aumentar 5% os preços, agravando de forma insustentável a factura energética de milhares de empresas, a situação dos desempregados e dos portugueses que sobrevivem com pensões de miséria ou salários indignos.

A passividade do Governo é escandalosa. O verbo agir, que Sócrates tanto usa, serve para anunciar mundos e fundos, mas serve sobretudo para nos distrair e deixar intocável o essencial.

honorio.novo@sapo.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Lembram-se que os srs da EDP ainda tiveram aquela ideia luminosa de fazerem os clientes com as contas em dia pagar uma percentagem para cobrir a despesa dos clientes caloteiros?

Está tudo grosso.

Unknown disse...

.

Pois é...

Ainda me lembro de na campanha eleitoral, ante a previsível vitória de Sócrates e do PS, todos os partidos sem excepção terem alertado o eleitorado para o PERIGO de dar a MAIORIA ABSOLUTA ao PS...

Lembram-se ? O alerta caiu em saco roto, não foi ?!
Agora pagamos todos.

Só espero e desejo que todos juntos tenhamos a coragem de NÃO AMOXAR !

O tempo do 'pagas e não bufas' pertence à outra senhora...

É HORA DE LUTAR com UNHAS e DENTES !!

.