domingo, 8 de março de 2009

Duplo Padrão

Projecto do novo Museu dos Coches - Lisboa

Este país não cessa de me surpreender. Leio na imprensa e vejo/ouço nos telejornais que o projecto do novo Museu dos Coches foi entregue a um arquitecto brasileiro.

Sem pôr em causa a pessoa do Sr. Arquitecto Paulo Mendes da Rocha nem a longa e notória obra da sua longa vida, questiono e admira-me o facto de o mesmo ter sido convidado "directamente" pelo Sr. ministro Manuel Pinho para fazer o projecto do novo Museu dos Coches.

Também me surpreende que estas coisas aconteçam sem concurso e o ostracismo a que são votados os excelentes arquitectos portugueses, que os temos, sem dúvida, e aproveito para relembrar Siza Vieira cujo trabalho foi recentemente reconhecido por Sua Magestade a Rainha de Inglaterra. aqui

Depois, e por força do assunto, lembro-me do ex-presidente da CML Pedro Santana Lopes, do Parque Mayer e da enormíssima celeuma decorrente do seu convite ao arquitecto canadiano Frank Gehry para redesenhar o Parque, e do seu sucessor, Carmona Rodrigues, que deu continuidade ao projecto, tendo apenas acrescentado a recuperação do Capitólio. Também tenho presentes declarações de António Costa, - actual presidente da CML - e de outras vozes sonantes feitas de forma pouco abonatória à decisão de PSL.

Lembro-me de tudo isto e espanto-me com a falta de coerência vigente e com o silêncio dos muitos que deveriam ter uma palavra a dizer e optam pelo silêncio.

3 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Isabel,

Quando entender este Governo explique-me, s f f!
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Não sou a pessoa indicada... Eu tenho, sempre tive, uma imensa dificuldade em entender as incoerências.

I.

meninaidalina disse...

Minhas boas amigas:

Não estranhem nada, são assim os procedimentos do bloco Central . "Faz o que eu digo não faças o que eu faço". Lá diz o ditado .