sábado, 27 de junho de 2009

‘Coração Independente Dourado’ de Joana Vasconcelos vale mais de 94 mil euros

.
Leilão

O 'Coração Independente Dourado', peça de Joana Vasconcelos, vai a leilão em Londres com um valor estimado entre 94 mil e 140 mil euros, acontecimento «inesperado» para a artista portuguesa

A peça, que está actualmente em exposição nas instalações da leiloeira Christie’s, onde se realiza o leilão na terça-feira à noite [30 de Junho], pertence à colecção do restaurante Eleven, em Lisboa.

Para Joana Vasconcelos, a venda num leilão internacional de arte contemporânea «é uma situação nova» e inédita na sua carreira, que pode ajudar a promover o seu trabalho no estrangeiro.

«Logo veremos o efeito que este tipo de coisas produz no futuro da minha carreira», declarou à agência Lusa.

Joana Vasconcelos, nascida em 1971, trabalha sobretudo em escultura e instalação e já expôs em França, Espanha, Itália, Noruega, tendo recebido vários prémios.

A peça que vai a leilão data de 2004 e esteve exposta em 2007 em Bruxelas, durante a presidência de Portugal da União Europeia, no último semestre de 2007.

Leia mais aqui

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Joana;

Sinceros PARABÉNS!

(Felizmente que Portugal não é só futebol!)

Anónimo disse...

É um escândalo os valores que certos objectos atingem, principalmente quando os mesmos não têm a minima utilidade e apenas são excêntricos. A peça em causa não passa de uma ampliação de vulgares peças de bijutaria. Mas mais escandaloso do que o preço pedido por esta menina, que diga-se de passagem tem a escola toda, são aqueles que irão desembolsar a quantia escandalosa e que é pedida.
Num mundo em crise, num mundo onde milhões de pessoas passam fome e onde crianças desnutridas morrem todos os segundos estas transacções tornam-se arrepiantes pela sua falta de critério no que é a distribuição da riquesa no mundo.
Aqueles que se escandalizam com a transferência do Ronaldo deviam reflectir com os mesmos pesos e medidas quando o elemento é "arte".

João Paulo

Anónimo disse...

Por quanto terá o «ELEVEN» comprado a peça à autora?

Isabel Magalhães disse...

"Façamos de conta" que não sabemos quem é o anónimo [28 de Junho de 2009 11:33];

Numa coisa estamos de acordo: O Mundo tem demasiadas crianças famintas e carentes das mais elementares condições de higiene e cuidados médidos.

Posto isto, pretender que o comércio de obras artes possa contribuir para agravar esta situação é não fazer a mais ténue ideia do assunto - da fome das crianças no mundo e dos leilões de arte.

Aliás o comentário do 'anónimo' em causa é um manancial de desconhecimento sobre vários assuntos.

1. Chamar ao 'Coração de Filigrana de Viana' - ao autêntico - uma vulgar peça de bijutaria é desconhecer o que é filigrana e o que é bijutaria.

2. Desconhece, também, que a artista em causa em nada contribuiu para estipular a base de licitação da peça. Aliás, o 'anónimo' nem conseguiu apreender a parte da notícia que refere ser a peça pertença da colecção do Restaurante Eleven.

3. Desconhece que uma peça é sempre do seu autor e que este não é, necessariamente, o seu proprietário. Ex. Um 'Vieira da Silva, um 'Paula Rego', um 'Amadeo de Souza Cardoso', etc.

Poderia continuar a 'dissecar' o comentário mas creio inútil já que a parte em que trata depreciativamente a escultora Joana Vsconcelos - pessoa que dúvido o 'anónimo' conheça ao vivo - é apenas o retrato de alguém que, mais uma vez, ficou muito mal no retrato.

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo [29 de Junho de 2009 0:28]

Talvez mais logo, depois do leilão, a informação seja divulgada. :)

Anónimo disse...

A Isabel Magalhães e a «luva branca» bem aplicada. Gostei .