quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sobrinho de Isaltino acusado de prestar falsas declarações

Tribunal de Sintra

Hoje

Por Igor Costa
Leandro Alves, sobrinho de Isaltino Morais, vai ser acusado de prestar falsas declarações em tribunal. Em causa está o testemunho prestado esta manhã por videoconferência


O sobrinho de Isaltino Morais vai ser acusado por prestar falsas declarações. Através de videoconferência, Leandro Alves negou ter sido toxicodependente e afirmou não se lembrar de uma conversa telefónica com o tio, onde o assunto é claramente referido pelo autarca de Oeiras.

A hipótese de acusar Leandro Alves foi levantada pelo procurador do Ministério Público que, por várias vezes, lembrou o juramento a que a testemunha estava obrigada. Mais tarde foi a própria presidente do colectivo de juízas a confirmar a acusação: «vai ser instaurado um processo-crime por causa das falsas declarações prestadas neste processo».

Casimira Alves, mulher de Leandro Alves, já terminou o seu depoimento a partir da Suíça e, segundo o magistrado do Ministério Público será também acusada de falsas declarações. a testemunha refutou a ideia de que o marido tenha sido toxicodependente, admitindo apenas «uma depressão» que terá motivado uma baixa médica de ano e meio.

No seu depoimento, o sobrinho do autarca justifica o dinheiro envolvido em contas na Suíça, mas os argumentos não convenceram o colectivo. «Você está a perceber o absurdo e a incoerência das suas declarações?», chegou a perguntar a presidente.

Neste caso específico, o MP questiona a proveniência e a movimentação de 900 mil euros depositados na UBS, alegando que Leandro Alves não tinha como poupar os valores em causa.

4 comentários:

Afonso de Melo e Cunha disse...

...e saíu da sala de video-conferência algures na Suiça nervosíssimo com a acusação do MP e acendeu um charrito para se acalmar.

Este MP só me dá vontade de rir. Nem aos presentes assusta quanto mais aos ausentes...

Agora vai ser um cabo das tormentas para entregar a notificação ao homem...

Para rir.

Gostei no entanto das palavras da Dona Casimira. O marido nunca fumou um charro ou meteu uma linhazita que fosse. Claro que não. E a depressão deve ter sido durante um programa de metadona...

Aqui na prisa, vejo muitos a ressacar e deprimidos durante este tipo de programas. Deprimidos com 900 mil na conta (600 são do tio...), conheço poucos...mesmo a ver o sol aos quadradinhos.

Ou então as escutas efectuadas à conversa entre tio e sobrinho induziram o MP em erro.

Imaginem o seguinte diálogo:

Tio:

- Ó Leo vê lá agora se me f... o papel todo em chocolate. Sabes que aí na Suiça é chocolate por todo o lado. Não caias em tentações!

Sobrinho:

- Ó tio Tino, era só o que me faltava. Então eu lá fazia uma coisa dessas? Eu já não me meto nisso. Tenho ali umas plantinhas numa estufa, mas é só para matar saudades dos tempos da minha horta aí em Portugal e a ver se me passa esta maldita depressão.
O tio sabe que a minha Casimira a lavar cabeças ganha bem como o c..., tira quase 50 mil por ano, como nós quase não comemos porque estamos a poupar para uma casinha de férias fora da Europa, está a ver, já temos quase 300 mil.

Tio:

- 300 mil!!?...Hum...e onde queres investir nessa casa de férias?

Sobrinho:

- Estava a pensar em Cabo Verde.

Tio:

- F...! mete-te já no avião e vem falar comigo, tenho aqui uma coisa muito em conta em Cabo Verde. E com os meus conhecimentos ainda te faço a casa de borla. Ou quase. Bom logo se vê. Vem já para cá.

Sobrinho:

- mas o tio Tino, agora tenho um processo-crime por falsas declarações. E se vou preso?

Tio:

- preso? só por isso? - Ó Leo, à quanto tempo saiste de Portugal? Hum...tu andas a meter-te naquilo outra vez?

Sobrinho:

- Ó tio Tino, um dia não são dias...

Anónimo disse...

O homem está fora e vai ter um processo por falsas declaracoes em videoconferencia...e' a mesma coisa que dar um estalo no televisor como se fosse na propria Manuela Moura Guedes quando ela está histérica em directo...

Judite Ribeiro disse...

Mas será que alguém ainda tem dúvidas?
Lembram-se de Carlos Cruz? No inicio todos não acreditavam, ele chorava, era impossível, ele até nem conhecia ninguém!!!
Depois disso, era só vê-los juntos...
Agora passa-se o mesmo...
Isaltino, estás perdido!
Vai-te embora de vez, e leva contigo toda a escumalha, OK?
Se calhar ainda serei capaz de te levar uns charutos ao EPL ou à Prisão Hospital de Caxias.

Anónimo disse...

Em Caxias tinha a sua ironia...