terça-feira, 15 de maio de 2007

CIVITAS DE OEIRAS


Caros amigos,


Abaixo segue a convocatória para uma reunião da Civitas de Oeiras que se realiza na próxima 5.ª feira (na FAPCO, sita na Rua da Junção do Bem, nº64 Oeiras - ver imagem em anexo).


Para quem não conhece a Civitas sugiro que consulte o sítio http://www.civitas.pt. Notem que, apesar de se tratar de uma organização de âmbito nacional existe a liberdade de os núcleos, como o de Oeiras, poderem desenvolver actividades locais de interesse para as populações.


Lembro que, se não fosse a intervenção cívica das populações de diversas localidades do nosso concelho, entre outros exemplos, já se teria construído uma Cidade Judiciária em Caxias, erguido um conjunto de imóveis em pleno Rossio de Porto Salvo, e construído um bloco de edifícios junto ao terreno previsto para o Parque dos Poetas (o mal-afamado Mamarracho dos Poetas) com um índice de construção igual ao triplo do que está regulamentado no PDM de Oeiras. Se não forem tomadas atitudes firmes, os atentados urbanísticos, ambientais e financeiros (como acontece com o SATU) podem continuar a suceder-se, sem que ninguém lhes ponha cobro.


Portanto, devemos continuar atentos e actuantes, não só na identificação dos problemas mas, sobretudo, na procura de soluções. Não nos opomos ao progresso. Pelo contrário, queremos que o nosso concelho se continue a desenvolver mas que esse desenvolvimento seja harmonioso, recuperando as partes mais degradadas, dando nova vida aos centros históricos que se encontram despovoados, criando espaços de coesão social e integrando minorias. Enfim, queremos um concelho onde todos participem.

A reunião de 5.ª feira está aberta a todos os interessados e é importante comparecer.

Cumprimentos,

João Lourenço

Contactos da Civitas Oeiras
Página do núcleo de Oeiras
http://www.civitas.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=47

Email: civitas.oeiras@gmail.com

Blog: www.civitas-nucleodeoeiras.blogspot.com

...................................................................................

Caro Cidadão,


Realiza-se no próximo dia 17 de maio, quinta-feira, às 21:30h, uma reunião alargada do nosso núcleo Civitas de Oeiras (na Fapco, rua da Junção do Bem, nº64 Oeiras).

Ordem de trabalhos:

_A Civitas Nacional renovada.
_O Congresso
_Revisão da Agenda XXI
_O nosso núcleo
_Informações

É muito importante que compareça e participe. Traga amigos.



Visite o sítio do Mamarracho dos Poetas

http://www.geocities.com/mamarracho_dos_poetas/

(recebido por e-mail)

3 comentários:

Anónimo disse...

o que o manuel não diz aqui é o que se passava "por baixo dos panos"...
quando fechavam a porta...
quando apagavam a luz...
salvem caxias... eheh...

Chiba-te, um cidadon ao servicio da comunidad

Anónimo disse...

- qualquer dia estamos todos a falar espanhol.

- mui bien, mui bien!

E disse...

Sr. AMB, peço desculpa mas o seu comentário foi colocado em "off".

Está a ser ponderado pela administração se este tipo de comentários devem continuar no "oeiraslocal" ou não. Se têm alguma coisa contra a FAPCO, Civitas, etc, vai ter que resolver essa querela directamente com eles.

O que entendo deste post é que a Civitas não assume a identidade pelo movimento "Salvem Caxias" - a minha freguesia de coração - mas chamou a atenção de haver diversos movimentos cívicos pela população, constituídos "ad-hoc" para fazer face a atentados ambientais/urbanísticos/etc.