quarta-feira, 23 de maio de 2007

SATUO

.

Quando um dia, o sr. dr. ? Isaltino de Morais, me explicar a existência e necessidade do SATUO !? ... talvez eu consiga compreender como foi gasto o dinheiro pela autarquia !!!
Sou uma munícipe do concelho há 46 anos e não entendo a necessidade deste meio de transporte ! que não leva nada a lado algum.

Como comunista, defensora dum sistema social igualitário, não aceito que se façam obras no tecido urbano que não beneficiem os moradores e utilizadores dos transportes do concelho.

Não compreendo a necessidade deste transporte urbano que não serve nem os moradores do concelho quanto mais os que vêm de fora. Prevaleceram os interesses políticos e económicos que não servem a maioria.
Dinheiros desviados das necessidades de centros de saúde e de apoio à terceira idade e juventude.

Como residente no concelho, independentemente da minha opção político-partidária, reclamo a necessidade de existência dum centro de saúde aberto 24 horas.

O dr. Isaltino de Morais, como social-democrata, deve ter em consideração a vida, a cidadania e os direitos dos munícipes do concelho.

SATUO não, vida sim!

Movimento pela vida no concelho de Oeiras.
Temos que rejuvenescer.
Pensa no teu voto, cá e sempre.

.

24 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Viva, Carolina;

Não sou comunista mas subscrevo porque gostaria muito de saber.

***
I.

E disse...

Olha, olha, um post de uma "comunista". Este O.L. está muito democrático :-) e de cara lavada eheheh

Considero o SATUO, desde que completado até Sintra, Cacém, um projecto prioritário e bom para o concelho. Sem ele a funcionar, a mobilidade de idosos para ir ao centro de saúde de Paço de Arcos ou jovens dirigirem-se à escola secundária do concelho, fica prejudicada. Isto é uma "ela por ela", escolhe-se uma opção de investir numa rede própria de transportes em vez de abrir um novo centro de saúde.

Anónimo disse...

Duvido que os munícipes que têm o SATUO a passar-lhe junto à janela do quarto ou da sala, e que vejam a sua privacidade devassada, partilhem da opinião do ilustre comentador.

Unknown disse...

.

Falou a carolina 'comunista' - Avante Camarada - dizendo de sua justiça e convicções, neste espaço que se quer livre, democrático e pluri-partidário, o que pareceu incomodar um nadinha o DC; ou a 'boca' foi só a brincar... :) ; quero crer que sim). Desejemos que haja respostas coerentes e convincentes às questões que ela levantou.

Falou a Isabel. E bem, como de costume.

Falou o DC, a querer convencer o 'povo' que o SATUO é um investimento que se justifica... Até parece o Isaltino a falar... AHAHAH

Falou o Anónimo ( 23 Maio, 2007 21:54), que disse uma coisa muito justa. Conheço pessoalmente um caso concreto com um casal amigo meu e o problema não foi só de 'privacidade'. Compraram a casa por um 'balúrdio' num condomínio privado e quando a venderam valia menos de metade...


Agora vai falar o ANARQUISTA:

O SATUO, desde que foi inaugurado, apenas tem dado despesa e prejuízo, como é do conhecimento geral.
É um projecto megalómano no qual foram investidos 'milhões' e que custa diariamente muitos 'milhares'.
Para QUÊ?
Para Isaltino 'embandeirar em arco' e dizer que o concelho de Oeiras dispõe do mais moderno meio de transporte que se pode conceber.
Tratou-se apenas duma obra de fachada (uma espécie de mini-OTA oeirense), como se pode constatar pelos resultados ao fim de todos estes anos.
A verdade é que ele NÃO SERVE NINGUÉM! E por isso anda sempre 'às moscas' a consumir energia paga com o dinheiro dos contribuintes (sem falar na onerosa manutenção do mesmo, a qual custa também uma pipa de massa todos os dias).

E DC, essa do "ela por ela", dos idos irem ao centro de saúde e dos estudantes... isso é pura demagogia.
Desde que foi inaugurado - não tenho dúvidas - o que já se gastou com o SATUO dava para construir meia dúzia de centros de saúde e outras tantas escolas.
Esses argumentos são conversa de tecnocrata. Não são muito diferentes dos que o Sócrates apresenta para defender os seus 'grandiosos' projectos de engenharia e obras públicas.

Há que ter bom senso e perceber as prioridades em função das necessidades e anseios do tecido social. O resto... o resto é conversa da treta!

post scriptum: Caro DC, desculpa lá 'atirar-me ao ar' desta maneira. Tens todo o direito de pensar e ter opinião diferente da minha. Mas esta 'história' do SATUO tem que ser muito melhor explicada.

Abraço

.

E disse...

J.

Quanto à participação da sra. comunista, estava a brincar.

Diz-me então quanto é que vai custar o projecto SATUO até Sintra e o custo de operação anual. E já agora, diz-me qual é o custo de construir uma escola ou centro de saúde e o custo de pagar os seus docentes ou médicos.

É muito fácil criticar um projecto que vai a meio e que não dá o lucro esperado porque ainda não está acabado.

Quem quiser consultar o projecto da 2º fase, pode aceder ao estudo do IST aqui.

E disse...

Ahh.. Sintra é concelho, estava a referir-me até à estação ferroviária do Cacém.

oeiras local disse...

Li, embora de momento não recorde a fonte, que já(?) houve lugar a indemnizações por parte da CMO aos proprietários de fracções prejudicadas, desvalorizadas, e afectadas pela poluição sonora e visual do SATUO.
Alguém sabe alguma coisa de mais concreto?

Unknown disse...

.

DC,

Quanto à primeira questão, calculei que SÓ podia ser uma brincadeira. :)))
Por isso é que me 'meti' contigo.


Quanto à segunda, que é o que nos interessa agora debater, se eu dispusesse de valores, tê-los-ia apresentado no meu comentário.
Não tenho, até porque parece que eles têm sido mantidos em 'segredo', o que desde logo faz suspeitar de muita coisa...
Onde não há transparência não há 'razão'...

Também quero conhecer esses valores e se alguém os tem, que os revele, para que se possa avaliar com rigor se esta obra é justificada ou não.

Enquanto tal não acontecer, a VERDADE é aquilo que está à vista:

- O SATUOé um transporte que NÃO transporta ninguém, como qualque um pode constatar se lá for ver, e que custa MUITO dinheiro ao erário como tem sido denunciado por diversas vezes.

Sobre centros de saúde e escolas secundárias, médicos e docentes são pagos pelo estado, através dos respectivos locais de trabalho.
Um prof., p.ex., é a escola que lhe paga, mas esta recebe o dinheiro do Ministério da Educação para esse efeito.
Se fossem as autarquias a pagar - coisa com a qual eu até estaria de acordo, numa certa dimensão da questão - teríamos profs. do mesmo escalão a ganhar ordenados muito diferentes, conforme estivessem num concelho rico ou pobre.
Penso que com os médicos se passaria o mesmo.
No sistema em que vivemos, isto causaria muitos problemas. Os 'bons' iriam para os concelhos ricos e os 'maus' par os pobres. Agravar-se-ia dramaticamente o fosso 'regional'. Uma injustiça.


Por outro lado não vejo em que é que a ligação do Cacém a Paço de Arcos possa beneficiar o nosso concelho.
Para a mobilidade de trabalhadores? Não me parece. Será que há assim tanta gente dum lado que trabalhe no outro? E nesse caso, como justificar então o investimento em vias rodoviárias? O SATUO chegava...
Para o turismo? Fónix!!!
Só se for para moradores do Cacém que tenham barcos no Porto de Recreio... mas, se os houver, são malta do 'bago' e andam de voiture, não usam transportes do 'povo' a cheirar a sovaco... :)

Continuo à espera que alguém me explique de modo racional que o SATUO não é uma megalomania tecnocrata.
Até lá vou continuar a criticá-lo. E, tenho a certeza, com TODA A RAZÃO!

Abraço

.

E disse...

J.,

Somos nós que pagamos o Estado. Quando dizemos que o Estado é que deve pagar isso, implicitamente estamos a dizer que somos nós todos a ter que pagar essas despesas.

Será que é necessário um centro de saúde em todas as freguesias? Não. Ou mesmo uma escola secundária? Também não.

O SATU-Oeiras, quando completado, até Lagoas, Taguspark, Cacém, irá ligar as duas linhas ferroviárias. É aí que o "elefante branco muda de cor". Depois quero ver aonde é que se vai meter o PCP, que fez sua bandeira a luta contra o SATUO. Até lá, que critique. Eu, como lhe disse, prefiro esperar para ver, a longo prazo. Uma obra destas não se "julga" de um mandato para o outro. Isso é deixar-se arrastar pela corrente.

E disse...

O que eu sei é que houve uns (ex)alunos comunas do IST que disseram mal do SATU, pondo-se como especialistas da matéria, e que "expressaram a sua opinião" referindo que o SATU era um veículo "altamente poluente", depois de manipularem os dados. Há pouco tempo foi certificado pelas razões exactamente contrárias.

Para que conste.

Unknown disse...

.

Caro DC,

Pois...
Continuam os argumentos falacciosos.

"Uma obra destas não se "julga" de um mandato para o outro"...

Qual mandato!? O do Isaltino que, excluindo a sua saída durante o 'ministério citadino', está alapado na CMO há séculos!?

Quantos mandatos são necessários para avaliar da importância duma obra ou projecto? Dois, três, dez?

Afinal para que é que servem os estudos prévios e essas tralhadas todas? Não será para aferir da exequibilidade dum projecto?

Ou é ou não é!

E o que 'não é', 'não deve ser', é uma obra começar a ser feita e a ir ao bolso do contribuinte sem existirem certezas, coisa que aconteceu com o SATUO.

"Aonde é que se vai meter o PCP"...

É melhor perguntar-lhes a eles.

Eu falo POR MIM e pergunto onde é que se vão enfiar os defensores do SATUO quando daqui a uns anos se chegar à óbvia conclusão que foi um desperdício de dinheiro, que não serviu para nada nem resolveu problema algum.

Continuo à espera duma argumentação racional que me faça compreender a necessidade desta obra... e não estou a ser cínico. Quero mesmo saber, porque acredito no progresso e no futuro e não sou 'velho do restelo'.

Não aceito é que ele aconteça a qualquer preço.

Abraço

.

E disse...

Acho que vou ter que fazer um artigozinho sobre o SATUO. Ai vou, vou...

Anónimo disse...

Mas o que raio é o SATUO? é alguma versão do sistema de transporte de Oeiras no norte? é que eu só conheço o SATU e a empresa SATUOEIRAS senhora COMUNISTA.

oeiras local disse...

Quem não sabe o que dizer e não tem por intuíto comentar artigos, vem aqui fazer 'figura de urso', não é senhor anónimo? [01 Outubro, 2007 13:50]

Unknown disse...

.

Este sr. - sr.? - anónimo (01 Outubro, 2007 13:50) deve andar muito mal informado, e atira 'bocas' sem saber do que está a falar...

SATU = Sistema Automático de Transporte Urbano. (all over the world)

SATUO = Sistema Automático de Transporte Urbano de OEIRAS.

Quer que lhe faça um desenho ?

Seja INTELIGENTE !!
Se não for exigir demais dessa sua podre cabecinha e das suas pobres capacidades intelectuais...

.

Anónimo disse...

É a primeira vez que visito este blog... e já tou a ver que aqui não se aprende nada,desde bocas despropositadas a respostas a essas mesmas bocas que vão pelo mesmo caminho.Tenham juizo minha gente.

Unknown disse...

.

Quem não está bem, muda-se", diz-lhe alguma coisa ?!

Bye, bye...

.

Unknown disse...

.

OH PRA ELE...

Domain Name (Unknown)
IP Address 89.181.201.# (Unknown Organization)
ISP Unknown ISP
Location
Continent : Unknown
Country : Unknown
Lat/Long : unknown
Language unknown
Operating System Microsoft WinXP
Browser Opera 9.23
Opera/9.23 (Windows NT 5.1; U; Edition Clix; pt)
Javascript disabled
Time of Visit Oct 2 2007 9:22:28 pm
Last Page View Oct 2 2007 9:22:28 pm
Visit Length 0 seconds
Page Views 1
Referring URL unknown
Visit Entry Page
Visit Exit Page
Out Click
Time Zone unknown
Visitor's Time Unknown
Visit Number 10,673

.

Anónimo disse...

Boa Noite

Depois de muita pesquisa, em vários sítios e blogs, chego a uma conclusão muito ma, tanto em relação as ideias dos oeirenses sobre o Satu Oeiras, como a uma grande falta de informação em relação a dados financeiros referentes ao mesmo, por isso apresento aqui a minha opinião.

Sou funcionário da firma ligada a manutenção do Satu Oeiras, e morador em Oeiras. Trabalho no mesmo desde a sua construção.
Em relação a parte financeira deve-se esclarecer que quem pagou a construção do Satu, como tem pago a manutenção e operação do mesmo é a construtora(Teixeira Duarte) que tem a seu cargo a operação do sistema ate o ano 2050, e só a partir dai a câmara passa a tomar conta do Satu, por tanto não há motivos para a população falar nesse aspecto, porque o dinheiro não sai com certeza do bolso de nenhum de nos.
Em relação ao barulho, que alguns dizem elevado, depois de vários testes sonoros por autoridades particulares, foi verificado que o mesmo se encontra dentro do limite legal.
Se me perguntarem se faz barulho??? È claro que faz, mas se esta dentro dos limites…
Como é obvio, ninguém gostava que lhe fosse plantado a porta de casa uma obra como esta, mas quanto a isso já não há nada que se possa fazer.
Devo também esclarecer que em vários sítios verifiquei algumas opiniões relacionadas com a posição partidária de cada um de nos, e devo apenas acrescentar que por de trás de muitas delas apenas estão esses mesmos partidos, como é o caso do Sr. que mora no prédio mais próximo da estação da Tapada do Mocho e, a quem o parido Bloco de Esquerda tem financiado e digo mesmo patrocinado a sua guerra conta o Satu, chegando esse mesmo Sr. a usar camarás fotográficas e de filmar para captar todas as movimentações dos funcionários que (ao serviço da SATU OEIRAS) tentam efectuar o seu trabalho.
Vamos lá ver… eu não o condeno, afinal o Satu passa muito perto da casa do Sr. mas dai a descer a ma educação como é frequente, não valia a pena.
Para terminar penso que uma obra como o SATU OEIRAS é muito boa, e aquando da sua conclusão todos nos vamos tirar as duvidas.


Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite, queria deixar aqui algumas questões:
- Quando é que inicia a 2ªfase do SATUO? Estava previsto para arrancar em 2005, mas já estamos em 2008 e NADA!
- Foi dito que o SATUO ajuda na mobilidade dos idosos e dos estudantes. Bom, a preço que está cada bilhete, nem o Belmiro de Azevedo se atreviria a andar neste meio de transporte.
Na minha humilde opinião, eu acho que o SATUO não se justifica, na medida em que, por ser tão caro o bilhete, não estou a ver as pessoas a trocarem o seu carrinho por este meio de transporte. Só um mês de viagens no SATUO equivale, quantitivamente, à gasolina gasta para ir de Portugal ao Cambodja.
Conselho: os responsáveis autárquicos deviam olhar mais pelas nossas escolas ( eu sei do que estou a falar), apesar de porem os seus meninos no privado...

Anónimo disse...

O SATU e a sua implementação têm sido tudo menos pacíficos. As vantagens a ele inerentes não evitaram a formulação de críticas e processos judiciais por parte dos moradores do bairro da tapada do mocho, reportadas ao ruído por este emitido, bem como pelo facto de a linha do SATU estar junto a janelas, rente a edifícios de habitação preexistentes, sombra criada sobre os edifícios e perda de vistas para o mar, destruição de espaços verdes e praga de pombos que usam a estação como refúgio, tratando-se ainda de um meio de transporte sem utilizadores, sendo já conhecido como 'comboio-fantasma'. A isso juntam-se também os protestos dos vereadores da oposição pelos elevados custos de manutenção aliados às baixas taxas de ocupação.

Unknown disse...

.

Caro Anónimo, obrigado pela participação.

Esse assunto tem sido profusamente debatido e divulgado, quer neste blog, quer no Rememorar Oeiras, onde notei que deixou há pouco a mesma prosa.
Fê-lo foi em posts muito antigos, hoje com pouca visibilidade.
Sei que não existe nenhum post recente que se refira ao SATUO mas, se pretende abordar essa questão, porque não enviar um e-mail para o Oeiras Local?
O endereço está lá em cima.

Cumps

.

Anónimo disse...

Até que enfim alguém responde! Sabem quando começa a segunda fase do SATUO,ou não? É que quanto mais cedo for efectuado essa obra melhor, porque poderá dar mais utilidade ao "combio Fantasma".

Anónimo disse...

Então?! Desapareceram outra vez? Bem sei que este é um tema polémico, mas escusam de estar sempre escondidos. Isto de haver uma mensagem em cada três meses é um bocado dsagradável.