sábado, 5 de maio de 2007

Uma questão de respeito

É verdade. Por uma questão de respeito, e na qualidade de co-administrador convidado, é no "Oeiras Local" que entendo dever explicar a minha algo prolongada ausência. Respeito por mim e pelos colegas Administradores deste "blog".
De facto, pelas mais diversas razões, tenho andado arredado da "blogosfera" e nem o meu próprio "blog" tenho actualizado. Questões de saúde (ou "altos e baixos" nesse bem precioso) por um lado, mas também razões de desalento com a mediocridade que campeia neste pequeno rectângulo à beira-mar plantado e/ou de um ainda mais pequeno espaço territorial chamado Oeiras, no qual está integrada a Freguesia de Paço de Arcos.
Não gosto de aplicar "brasileirismos" nos meus textos mas, hoje, não resisto a fazê-lo: Estamos todos "na maior, cara"...
Parece que vivemos no paraíso (ou no tal "oásis" que, um dia, alguém encontro, a exemplo da ausência de crise que outro "iluminado" anunciou despudoradamente).
Que me perdoem, os que me conhecem menos bem ou nem sequer me conhecem, mas estamos TODOS (a maioria, ao que parece) a padecer de espondilose e, por isso, a nossa coluna vertebral já não consegue manter-se erecta!
Certo! Admito que não estou (não tenho estado) nos meus "melhores dias", apesar das cinzentas mini-férias que decidi gozar. Pelos vistos, não foram suficientes, já que, saio e regresso, e os mesmos problemas persistem!
Oeiras, parada! Paço de Arcos, parado! Lisboa, parada!
Parada, é como quem diz, pois na capital do "reino" tudo se precipitou!
Li jornais na Net e pasmei... uma velhota de setenta e tal anos, doente, é condenada por roubar uma embalagem de cosmética! Legalmente, não posso discordar, claro!
O "engenheiro" que não é engenheiro continua a "endrominar-vos" a todos e... sobe nas sondagens!
Valentim Loureiro, convoca uma conferência de Imprensa... para queixar-se do aparato da PJ!
Isaltino Morais (é a primeira vez que me dirijo directamente ao Presidente com quem trabalhei durante quase dez anos sem problemas e a quem devo um favor não pedido mas jamais esquecido), segue, sereno, na sua cruzada de transformar o Município num grande bloco de betão... com girassóis à mistura! Emanuel Martins (liderzinho cada vez mais contestado no PS Oeiras), pseudo-inimigo figadal de Isaltino durante a Campanha 2005 (lembram-se do "Livro Negro do Verbo Isaltinar?"), presta bacocas declarações aos jornais (como frisei no meu "blog"), alegando que o "acusado" (e já não apenas "arguido") tem tão só "um problema pessoal"!
Isto tudo, meus Amigos, é de bradar aos céus e, confesso, inibe a vontade de alguém (estúpido, admito) que ainda acredita que é possível fazer Política Séria... a Sério!
Inibe, frustra, desmotiva e, sobretudo, cansa!
É que, cansa mesmo "remar contra a maré"!
Em Paço de Arcos, passa-se exactamente a mesma coisa... Mas isso, perdoem-me, explicarei no meu "Pinhanços Dixit". É uma "luta" mais privada, como compreenderão! Já ninguém "liga" a nada e tudo vai bem em terras de "D. João Serrano"!
Por último, "explode" o esperado "caso" Câmara Municipal de Lisboa!
Carmona Rodrigues (que continuo a achar o menos culpado e envoldido de todos), é ouvido no MP. Vai a Londres, dar uma olhadela a uma exposição de motos antigas. Está no seu direito!
Chega, conversa com Marques Mendes, e aceita renunciar ao mandato. Sim: tenho a certeza de que aceitou, como tenho a certeza de que está inocente!
Baseado nessa "lealdade", Marques Mendes anuncia nas televisões que Carmona vai renunciar e a Câmara de Lisboa irá a eleições intercalares!
Não duvido, nem por um milésimo de segundo, que foi assim... ou não tivesse o privilégio de conhecer bem e pessoalmente o Dr. Marques Mendes. Mesmo que não o conhecesse bem (e não é o caso), seria possível acreditar num suicídio político frente às câmaras da televisão?
Nunca, jamais, em tempo algum...!
Para mim, o Prof. Carmona Rodrigues cometeu (pelo menos) um erro! Não denunciou, em tempo certo, quem o queria "tramar". Santana Lopes? Helena Lopes da Costa?
Não só... Carmona Rodrigues teve a coragem e a paciência de "aturar" atoardas quase diárias, vindas de todos os quadrantes políticos: uma facção do próprio PSD, o PS, a CDU e o inenarrável deputado do BE (Zé Sá Fernandes), a quem, um dia, os lisboetas irão (deverão) julgar também na "praça pública" pelos gravíssimos problemas que impôs à Edilidade e trouxe a Lisboa, sempre sob a "capa" do menino bonzinho que só queria o bem para a Cidade.
Quantos milhões custou esse senhor aos cofres da CML? A troco de quê, teremos de perguntar um dia?
A Marques Mendes, sério, recto, credível, homem de uma só palavra, encurtou-se o caminho. A única solução possível, foi aquela que, com CORAGEM de desprendimento, tomou!
As "luzes do poder" não o ofuscam! Já "deu, para esse peditório"! Não precisa provar mais nada!
É Marques Mendes como sempre tive a HONRA de o conhecer! Corta a direito e não espera benesses das suas decisões.
Teria sido tão mais fácil "assobiar para o lado", fingir que não via nem ouvia, e certamente voltar a ganhar Lisboa para o PSD.
Não! Não é isso que o faz correr!
A sua palavra é apenas uma! Os seus compromissos são com a Verdade, com a Trasparência, com a Credibilidade (de cuja falta, tanto se queixam e descrêm os eleitores)... com Portugal!
Entendo-o perfeitamente. Ganhar por ganhar; ganhar a qualquer preço, não são as suas metas, porque ele - tal como eu, humilde militante do Partido Social Democrata -, sabemos que o Povo que elege não é estúpido... Sabe ler nas entrelinhas e tomar a decisão certa no momento certo!
Será que PS, CDU, CDS-PP e o "tal" deputado do BE teriam a mesma coragem?
Duvido!
Guerrilha, é a arma dos cobardes... e foi isso que aconteceu em Lisboa.

2 comentários:

Nuno Roldão Mendes disse...

Caro Amigo Rui,

Entendo e concordo com as tuas opiniões.
Queria somente dizer-te que não estás sozinho e que a palavra “desistir” não faz parte do “nosso” vocabulário.
A tua presença é fundamental em Oeiras para lutar contra todas as coisas que aqui escreves-te.

A batalha vai ser longa e dura. Mas será sempre feita com um objectivo comum, fazer muito melhor.

Um grande abraço.

Isabel Magalhães disse...

Amigo e Compº Rui Freitas;

Ando um bocadinho 'afastada'... depois conto melhor. :)

Deixei-lhe um abraço no 'Pinhanços'.

***
I.