terça-feira, 1 de abril de 2008

PORTUGAL - O Turismo no Século XX

Primeiro cartaz genuinamente turístico português
SOCIEDADE PROPAGANDA DE PORTUGAL, 1907

"Gazeta dos Caminhos de Ferro" - Ilustração de STUART CARVALHAIS, 1942

IV Congresso Internacional de Turismo.

Postal ilustrado por Raúl Lino (1879-1974), proeminente e devotado elemento da Sociedade Propaganda de Portugal, Lisboa, 1911

in PORTUGAL - O Turismo no Século XX, Paulo Pina



6 comentários:

Fernando Lopes disse...

Excelente Isabel

Muito nteressante.Há muitoPortugal que o Turismo, então não de massas mas com maça (ou massa?), vinha até . Era o tempos dos "Esturis e do Buçaco"...Dizia-se até que os Turistas "vinham ver Portugal de há cem anos" (slogan).
Tenho a certeza que pelo menos tudo era mais genuíno...mas enfim os tempos são outros.

Isabel Magalhães disse...

Depois passámos a apostar na quantidade esquecendo que a qualidade também não pode ser esquecida. No Algarve esqueceram-se do turista nacional - só muito depois é que apareceu o 'Vá para fora cá dentro' - e era mais barato ir a Londres comprar um 'pacote' com ida e volta de avião + hotel em regime de pensão completa do que fazer a reserva cá no burgo e meter o carro à estrada.

Enfim... coisas!

Fernando Lopes disse...

Sabe que no ano passado a senhora da loja dos Trezentos (eu tb. lá vou quando vou ao barbeiro)aqui de Laveiras, que é de origem alemã, solicitou à irmã que está na Alemanha que lhe comprasse a estadia. Terá ficado em cerca de metade do preço relativamente ao que lhe pediram cá. "Tem pai que é cego..."

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Não sei que tipo de viagem comprou a senhora de que fala. Talvez um 'low cost' mas aqui também os há...

No verão passado comprei um 'low cost' Praga/Paris por 130 euros com taxas incluídas numa agência de viagens em Praga, escolhida ao acaso. Na loja da Air France a mesma viagem custava 490 euros.

Isabel Magalhães disse...

Atenção:

Não é mentira do Primeiro de Abril! ;)

Fernando Lopes disse...

Mas ó Isabel...era apenas a estadia no Algarve. Estou convencido que não é possível comprar cá por aquele valor. Bem sei que são acordos dos hotéis com agencias...mas caramba, não poderiam fazer qualquer coisa de semelhante para os portugueses de cá?