sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ainda a propósito do... Magalhães

"Magalhães" - o mais escandaloso golpe de propaganda do ano

Erro! Nome de ficheiro não especificado.

Os noticiários abriram há dias, com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do "Primeiro computador portátil português", o "Magalhães".

A RTP refere que é "um projecto português produzido em Portugal"
A SIC refere que "um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel" e que a "concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnologico."

Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro.
O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se "Classmate PC" e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o "Magalhães" é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente, existem alguns blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: "Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto."
Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.
A ideia é destruir os esforços de Negroponte para o OLPC. O criador do MIT Media Lab criou esta inovação, o portátil de 100 dólares...
A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhido como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o "Classmate", que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, SEM CONCURSO, à Intel, para destruir o projecto de Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os "Tsunamis", tem assim, SEM CONCURSO, todo o mercado nacional do primeiro ciclo.
Tudo se justifica em nome de um número de propaganda política terceiro-mundista.
Para os pivots (ex-jornalistas?) Rodrigues dos Santos ou José Alberto Carvalho, o importante é debitar chavões propagandísticos em vez de fazer perguntas.
Se não fosse a blogosfera - que o ministro Santos Silva ainda não controla - esta propaganda não seria desmascarada. Os jornalistas da imprensa tradicional têm vindo a revelar-se de uma ignorância, seguidismo e preguiça atroz.

14 comentários:

Anónimo disse...

Deviam era perguntar ao nosso querido primeiro-ministro porque razão é que não exigiu mais contrapartidas à intel. O computador devia ter sido desenvolvido em Portugal com a ajuda da Intel. A intel devia ter aberto um centro de Investigação & Desenvolvimento em Portugal, por exemplo.

meninaidalina disse...

Magda : Já li que a UE quer controlar a blogosfera e está a tentar impor legislação para controlar esta liberdade que lhes dá cabo da cabeça.
Dos jornalistas ... estamos conversados há muito tempo, ressalvando que ainda há alguns com uma verticalidade impar .

Isabel Magalhães disse...

Pois... valha-nos a blogosfera para ficarmos a saber que o sr sousa fez toda a negociata SEM CONCURSO!

Interessantíssimo é também o facto de o 'Classmate' computador de US$100 ser hoje posto à venda em terras lusas, por 285 euros.

Isabel Magalhães disse...

Faltou-me agradecer á Magda o seu contributo e desejar que apareça mais vezes. ;)

Unknown disse...

.

Deviam era perguntar ao nosso querido primeiro-ministro porque razão é que não exigiu mais contrapartidas à intel.

O raio dos meandros das negociatas são tramados de entender !

Terá a 'coisa' algo a ver com os acordos feitos pelo des-governo xô_sousa com a Microsoft e o mister Gates quando este esteve em Portugal em 2006...!?

Só estou perguntando. :)

.

Unknown disse...

.

... a UE quer controlar a blogosfera...

Eles 'andem' aí...

Podem querer controlar à vontade. Até poderão conseguir fazê-lo, mas será por pouco tempo...

... porque:

NÃO HÁ MACHADO QUE CORTE A RAIZ AO PENSAMENTO !!

.

Anónimo disse...

Continuam com uma dor de cotovelo de arrepiar.
Nem uma ideia.
Pudera, a Velhinha do Restelo" quando passou pelo Governo, não adiantou nem atrazou, antes pelo contrário.
O "Xá" das vossas "5" está mesmo com um cheiro a bafio.
Têm que arejar esse pensamento, pelo menos para estarem em sintonia com Ferreira Leite, vão ao BLOg do JPP, para saberem com antecedência o que a VElha Senhora vá falar.

Anónimo disse...

«Dor de cotovelo» caro «anónimo»? Não estará a ver o filme ao contrário? E por falar em «CHÁ» porque não tomar umas quantas chávenas por dia já que está notoriamente em défice?

Anónimo disse...

"Faltou-me agradecer à Magda" - O "à" leva acento grave. Acho incrível deixarem escrever aqui gente que dá erros.

ososilva disse...

Cá está ele outra vez! Não há paciência... É por estas que não crio o tal blog para não mandar estes safardanas às MERVAS.

Anónimo disse...

Este blog, de facto democrata como tenho comprovado nas minhas visitas, deixa escrever toda a gente, incluindo gente da sua LAIA que, como se vê pelo facto de não saber distinguir um erro ortográfico duma gralha, mostra uma completa mediocridade intelectual, para não referir a espúria arrogância e pedantismo da sua atitude.

A propósito: o 'orgasmo' foi bom...!?

Anónimo disse...

Ososilva, obrigado por decidir não criar o seu blog, é um favor que faz à humanidade. Seria de arrepiar.
Como vai o PSD (PI) - Partido social dirigido (por idosos)?

Isabel Magalhães disse...

O 'incógnito' de

[29 de Setembro de 2008 23:45]

tem muita razão. Erro é erro, seja ortográfico, seja dactilográfico, por falta de carregar com o dedo mínimo esquerdo na tecla 'shift', (isto para quem não usa apenas os dois indicadores, claro!).

Quanto à sua indignação nós somos assim, 'um espaço divino de liberdade'; deixamos cá escrever toda a gente até os que ficam sempre 'bués da mal' na fotografia como VExa.

Saudações social-democratas.

Isabel Magalhães disse...

Caro ososilva;

Não se deixe intimidar por uns corajosos 'anónimos' que assombram este espaço. Crie o seu blog, se isso lhe der prazer, e deixe-nos o link para retribuirmos as visitas.