quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Palavras Mutantes


AUTARCA

A palavra "autarca" designa hoje a pessoa que administra uma autarquia , isto é, uma entidade administrativa que prossegue os interesses de uma circunscrição do território nacional, através de órgãos próprios dotados de autonomia .

Os autarcas em Portugal são eleitos pelo povo.

Mas a palavra " autarca ", proveniente do grego, começou por significar " o que governa por si somente", "aquele que é inteiramente senhor de si próprio", " o que se arroga poderes para governar à margem das instituições parlamentares ", "rei absoluto", "ditador".


in " Cuidado com a Língua " Maria Regina de Matos Rocha e José Mario Costa - Ed. Oficina do Livro

9 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Há os puristas que continuam a lutar, penosamente e tão incompreendidamente, diga-se, pelo significado original da palavra!

Clotilde Moreira disse...

Esta do significado grego de "autarca" deixa-me de boca aberta. È que alguns devem ser gregos. Ou melhor comportam-se como gregos.

Clotilde

Anónimo disse...

Os comentadores anteriores têm toda a razão. O "autarca" - leia-se em grego - de Oeiras deslocou-se ontem à Secção de Oeiras do PSD após aí terem decorrido eleições para a presidência da mesma. O homem do charuto já não é militante deste partido, no entanto lá estava ele, qual rei, qual ditador... enfim, não há vergonha.
Aproveito para endereçar os meus cumprimentos ao "pessoal" do Oeiraslocal, este blogue é excelente.

Bem-haja.

Anónimo disse...

O 'Homem do charuto' não é PSD mas é ele quem manda no PSD de Oeiras. O PSD de oeiras não é PSD é a coutada do Desaltinado e dos iomafs cara de feijão frade que, vá-se lá saber porquê, não foram expulsos do partido quando apoiaram o iomaf. A secção de Algés também tem muitos PSD de duas caras.

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor 'António José';

O 'pessoal' do OL agradece.

Continue connosco.

Saudações

I.


NB - Estou 'a leste'... ainda não sei resultados das eleições de ontem.

Isabel Magalhães disse...

Caro 'mais um de oeiras';

Não há como chamar as coisas pelo nome.

Volte mais vezes.

I.

Anónimo disse...

Há informações preciosas neste blogue.
José da Mota Carvalho

meninaidalina disse...

LOL. Verifica-se face à presente informação como os autarcas em Portugal são de um purismo a toda a prova. Mas, eles sempre foram a favor da perservação do património.
E temos bons e múltiplos exemplos .

Anónimo disse...

O GANGUE do Isaltado limpou as eleições em Oeiras outra vez.