domingo, 28 de setembro de 2008

PAÇO DE ARCOS – 2


- Ontem – sábado 27 – fui a Paço de Arcos ao encerramento da Feira Social que decorreu no Jardim. Houve várias intervenções no âmbito do tema “envolvimento social e construção do direito de cidadania”. Esta iniciativa da Junta de Freguesia contou, também, com a presença de alguns dos membros do Clube dos Poetas de Paço de Arcos que, utilizando o espaço da “esplanada” e apresentados pela Maria Aguiar, disseram poemas para uma plateia de agradáveis ouvintes.

O próprio Presidente da Junta também se associou à iniciativa dizendo alguns versos de sua autoria.

- Recordações - Ali, naquele Jardim, na zona que outrora chamávamos da “Avenida” encontrei pessoas que já não via há muitos anos (como o Manuel Gomes e a Mulher – ele jogou hoquei muitos anos no CDPA) e outros que até já não me lembrava do nome. E com estes e com os membros do Clube dos Poetas recordei o nosso mundo de há mais de quarenta anos. Muitos continuam por lá, outros estão um pouco ausentes. Mas foi bom relembrar o Jardim e o LIMA que explorava a esplanada e onde grupos assíduos e grandes, ali ficávamos horas a conversar mesmo durante o inverno.

É uma pena que esta esplanada esteja desactivada – parece que acabou a concessão e, segundo o Presidente da Junta, o concurso está para breve. Faço votos para que rapidamente este espaço seja reaberto e tenha sucesso de chamar gentes para animar aquele belo Jardim.

E, mesmo antes da tarde cair, voltámos a ver aquela baía (o que resta da Praia Velha que acabou por volta de 1944) parada, silenciosa com os últimos raios de sol a caírem sobre as águas, ontem, tão calmas.

E falei para os que me rodeavam do que ali havia: da escola e das professoras D. Isaura e D. Noémia e do professor Lacerda, da casa da Pilarinha e nos dias de marés que saltavam para a Marginal e de nos sentarmos ali para apanhar com a água, de podermos correr e atravessar a Marginal quase de qualquer maneira, porque havia muitos poucos carros. E lá fomos acrescentando as várias lembranças de cada um.


algumas recordações…

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Gosto de ler coisas d0 nosso concelho de tempos que vivi noutros locais; em Lisboa e na Praia das Maçãs durante as férias grandes.