terça-feira, 30 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DO ANIMAL COMEMORADO EM OEIRAS


A Câmara Municipal de Oeiras comemora o Dia Mundial do Animal, 4 de Outubro, com um evento no Jardim Municipal de Oeiras, das 10h00 às 17h00, que contempla um conjunto de actividades nomeadamente, uma campanha de adopção de animais, uma exposição de associações e empresas relacionadas com os animais, uma demonstração de provas de obediência canina, busca e salvamento, pinturas faciais, insufláveis, animações, representações teatrais e jogos ambientais que focam a temática dos animais, destinadas a crianças e famílias.

Esta iniciativa, que se insere no âmbito Plano Estratégico para a Gestão de Animais de Companhia da autarquia, tem por objectivo contribuir para uma maior e crescente responsabilização dos proprietários de animais de estimação, incutindo o dever de cidadania e responsabilização a todos os munícipes, de modo a apostar numa mudança de hábitos e comportamentos e procurar envolver toda a população no desenvolvimento de uma consciência ambiental colectiva.

Refira-se ainda que, no âmbito do Programa de Educação Ambiental, está a decorrer um conjunto alargado de acções de sensibilização alusivas à temática Animal, destinado a crianças dos 5 aos 10 anos das escolas públicas e privadas do Município, que contam com a colaboração Eco-Conselheiros, escoteiros e voluntários da associação Proatlântico.

Na sequência destas acções irá ser lançado um Concurso de trabalhos didácticos e criativos sobre o tema “ Regras de convivência dos animais em sociedade” para os grupos de alunos que participam nas mesmas.

Programa:

Campanha de adopção de animais; Exposição de projectos; Insufláveis; Jogos Ambientais; Tenda do Mar;

11.00h: Actuação da Companhia Cinotecnica da GNR, com demonstrações interactivas;

14.00h-17.00h: Pinturas Faciais; Campanha de Sensibilização sobre Dejectos Caninos;

15.00h: Demonstração de Obediência Canina ( No Stress Team)

15.30h: Espectáculo infantil “Estorias da Bicharada” (Grupo MUTETO)

16.00h: Demonstração Técnica de Busca e Salvamento (BARC)

CMO

5 comentários:

Anónimo disse...

Triste!
Lamentavelmente pobre este programa.

Se a CMO quer verdadeiramente comemorar o Dia Mundial do ANIMAL, o correcto seria erigir uma estátua ao presidente da câmara...

Fiz-me entender !?

Tiazoca de Oeiras disse...

Fez sim senhora .
Mas não seria tal estátua uma poluição urbana?

Anónimo disse...

Talvez, mas só para os humanos.
Nós canídeos, sempre teriamos um belo a adecãozado sítio para alçar a perninha e fazer uma mijoca... béu béu

Isabel Magalhães disse...

Já que alguém menciona 'sítios adequados' o local da área sanitária canina do Jardim das Tílias, em Linda-a-Velha, a 2 metros de distância da zona infantil, - baloiços, escorregas e outro equipamento - é, na minha humilde opinião, o menos adequado possível.

A Sra Vereadora ainda não teve tempo de delegar a competência da resposta ao e-mail que lhe enviei sobre o assunto em Junho p.p. nem, certamente, se deslocou ao local para atestar do incómodo causado pelas moscas às crianças e adultos que com elas vão ao parque infantil.

Sobre o escorrega partido, que constitui perigo para as crianças, também nada disse...

Isabel Magalhães disse...

Mas, e sobre o post, congratulo-me que a CMO tenha, mais uma vez, decidido assinalar a data com acções de sensibilização, quer do ponto de vista do não abandono, bons tratos e vacinação dos animais, mas também de nova chamada de atenção para os que, sistematicamente, se recusam a apanhar o que faz o cão.

Há pouco, no Jardim das Tílias, andavam dois funcionários da equipa da limpeza camarária a apanhar os dejectos na área sanitária canina mas é manifestamente insuficiente. Cada um dos utilizadores é que deve fazê-lo. Há, dentro do recinto, um dispensador de sacos para o efeito, os serviços têm sido cuidadosos, mas, e mesmo que não haja 'sacos pretos', que cada um vá devidamente 'equipado' quando leva o cão a passeio.

Eu tenho cães e uso por sistema amarrar vários sacos nas trelas dos cães... 'à cause'!