segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Andei na Marginal sem carros


Muitos autarcas permanecem no poder durante anos infinitos. Paradoxalmente são eleitos e reeleitos por cidadãos sendo que estes acreditam, que democracia é apenas o exercício do voto de 4 em 4 anos .

Hoje deu-me para pensar que, esta permanência no poder afecta, ou melhor dizendo, tem consequências naqueles que assim se mantêm nos cargos para que foram eleitos tanto mais que, temos mecanismos muito pouco aperfeiçoados para o exercício da nossa cidadania e para o devido controlo da actividade política .

Aquilo que eu observo é que todo aquele que detém poderes importantes, tem tendência para o exercer de forma mais discricionária, mediante o controlo absoluto do "aparelho de suporte institucional"; escrevendo e reescrevendo as normas em que assenta o exercício do poder; tecendo uma rede de cumplicidades entre os nomeados e chefias que assenta na partilha de "mais-valias" que sossegam a contestação; e agindo, reagindo e coagindo sobre aqueles que para eles trabalham . Poder, para estes senhores, é submissão e obediência .

Lá dizia Lord Acton em 1887 "O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente." Assim, quanto mais alguém tem poder mais o procura, e quanto mais tem mais ele o corrompe .

Ora, o controlo deste exercício não pode estar só dependente de uma avaliação judicial dado que essa apenas corresponde ao exercício ilegal que enfermou a decisão política . E em Portugal a justiça é muito, mas muito, lentinha ...

Temos de dizer não a este tipo de lógicas incontroláveis e insaciáveis. Elas só se desenvolvem enquanto individualmente nos demitirmos, abandonarmos as nossas convicções e a nossa participação cívica .

A realidade mostra-nos todos os dias que, por causa desse modo de ser tão portuguezinho, não são as pessoas mais capazes e competentes as que assumem um projecto colectivo e participado. Et pour cause, vivemos essa fatalidade tão portuguesa, inexplicável por palavras, porém sentida diariamente, na forma de uma qualquer desilusão .

5 comentários:

Unknown disse...

.

Ou como diria o Calimero: It is an injustice, it is...

.

Anónimo disse...

O Lord Acton dizia e dizia muito bem.

Anónimo disse...

«Em terra de cegos quem tem olho é rei!»

meninaidalina disse...

Eu arrepio-me , sempre que vejo sériamente os partidos afirmam solenememnte que retiraram confiança política a ....
Isto traduzido em miúdos nesta partidocracia quer dizer muito .. Lá estão estas lógicas ..E o tuga passivamente a ver .

Clotilde Moreira disse...

Sabem do que eu gosto? Da foto.