segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Cuidado com a língua!


Depois de um interregno de vários meses, o programa sobre língua portuguesa "Cuidado com a língua!" vai ser retomado na RTP1, num novo horário:segundas-feiras, às 21.15h, depois do Telejornal. O primeiro episódio desta quarta série têm como tema central: o tempo e palavras e expressões à volta, como «horóscopo», «à última hora» (e não «à última "da" hora») ou «do tempo dos Afonsinos», entre outras.

"Nestes tempos do abastardamento do ensino (e o que se sabe do clamoroso índice de reprovações na disciplina de Português no ensino básico e no secundário) e do nivelamento tão por baixo de como se escreve e fala nos diversos órgãos de comunicação social (e, em particular, no audiovisual), cabe ao serviço público de televisão estimular o culto da língua portuguesa. Que não passa, só, pelo apontar dos erros, disparates e barbarismos mais vulgarizados, e respectiva correcção. Implica, também, simultaneamente, o registo e a valorização dos melhores exemplos que a enriquecem dia a dia, a começar na diversidade dos seus tão distintos falares, em Portugal como nos demais sete países lusófonos." in Objectivo do Programa. Aqui a informação completa

A Tiazoca acha que é urgente ver o programa porque "A Língua é a nossa Pátria" .


Ocas ocas de beijocas

9 comentários:

antonio manuel bento disse...

Programas como este são de louvar, embora desconheça o género, já que não vejo televisão. Por muito didáctico e erudito que o programa em questão seja, já que aborda a escrita e a literatura, é sempre melhor ocupar essas horas - sempre perdidas - em frente ao televisor a cultivar o conhecimento com os grandes mestres da palavra escrita; falo de Sousa Tavares, Pessoa, Eça ou Camões, entre tantos nomes da literatura que nos transportam para uma dimensão superior das ideias e do saber, mas também da história e do conhecimento.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

ososilva disse...

Alertado pelo Oeiras Local fiquei atento porque não conhecia o programa. Confesso que esperava mais mas é melhor que nada, é uma forma de ensinar os que menos sabem, os que cometem erros no dia a dia, por mais 'conhecidos' que sejam.

Anónimo disse...

Programa um bocado básico.

Tiazoca de Oeiras disse...

António Manuel Bento - Mas devia ver, conselho de Tiazoca. É sempre bom aprender .
Num programa de 10 minutos não se deseja um aprofundamento do tema tipo tese . E mais, dado a forma como tratamos a nossa língua ... se calhar terá de ser básico para ser perceptível e abrangente.

antonio manuel bento disse...

Senhora "Tiazoca de Oeiras",

É com gosto que à sua pessoa me dirijo com o intuito de lhe dar um bem haja e umas saudações cordiais. Vou seguir o seu conselho e um dia a ver se calha em ver o tal programa de entertenimento. Por acaso tem tido noticias da Senhora Isabel Magalhães?, não me diga que a Senhora Isabel Magalhães lhe passou a "pasta"?!?!! Mas começo a sentir a falta da Senhora Isabel, pessoa que muito admiro e estimo - embora ela não acredite. Também noto a ausência do Senhor Rui Freitas, o edil, e do Senhor José António... espero que todos estejam bem de saúde e daqui lanço uma saudação especial aos mesmos e, por que não, um abraço fraterno!

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunmidade

Tiazoca de Oeiras disse...

Sr. António Manuel Bento

Não sei que lhe diga, mas desarmou-me.

A sua perspicácia , agudeza de espírito e sagacidade obrigam-se a ter de lhe responder, até porque seria indelicado não o fazer.

Reconheço que na realidade,aquilo que se pretendia que fosse uma tranquila e doce passagem de testemunho, imperceptível a olhos comuns, foi por si desmontada de uma forma brilhante, pelo que não poderemos manter “só entre alguns” os factos .

A realidade, é que o OL, na verdade mudou de mãos. A compra do mesmo através da CMVM, foi efectuada o mês passado. Assim, desde essa altura que efectivamente sou a única administradora do Blog. Por uma questão de elegância não lhe direi os valores envolvidos porém, adianto já, que o objectivo é que o OL seja cotado na Bolsa e tenha uma edição impressa que será facultada gratuitamente a todos os moradores do Concelho de Oeiras.

A renovação dos colaboradores far-se-á progressivamente sendo que, as saídas mais significativas são de facto a da Isabel Magalhães e o José António porém, mantive como administrador executivo O Lopes . Está programado um concurso para a selecção dos futuros elementos pelo que será publicitado a seu tempo, o caderno de encargos onde constam as condições de acesso.

Só à laia de confidencia refiro que, nos estudos efectuados ao OL, percebemos que não tínhamos leitores dos no grupo etário 1-7 anos, situação que era altamente perturbadora num concelho cheio de jovens.

E mais não adianto, que o segredo é a alma do negócio, sendo certo que irá percebendo com o tempo, todas as mudanças que estão programadas.

Tiazoca de Oeiras .

PS. Estou certa que manterá sobre esta resposta o recato digno de um cidadão ao serviço da comunidade .

Anónimo disse...

O quê?!?!?!

Clotilde Moreira disse...

Chefe Tiazocas:

Finalmente a verdade. Já desesperava que a verdade não viesse à tona. Eles partiram para férias de sonho. Claro, com o que receberam dá par isso e muito mais.
Votos para que o O.L. continue a ter a mis elevada linha de pensamento na defesa do nosso Municipio.

Clotilde

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde : Com a sua colaboração concerteza que manteremos o nível habitual.
E só aqui entre nós ... foram em excursão para o Burnai para fugirem do furacão AMB...( aquele que assola nas alturas menos próprias, debita bocalidades virtuosas dignas de um misógeno e enferma da petulância verbal incongruente de um saloio que expõe arquétipos da maior vulgaridade)