sexta-feira, 26 de setembro de 2008

REFORÇAR O PAPEL DAS JUNTAS DE FREGUESIA



Para muitos cidadãos as Juntas de Freguesia têm um papel pouco relevante na vida das comunidades e sentem-se abandonados, principalmente quando a Câmara Municipal fica longe. Mas, também, é verdade que os fregueses, na grande maioria dos casos não lhes dão a força que elas precisam para se imporem junto das Câmaras Municipais, e de outras entidades.

É fácil lamentar e conversar com o vizinho do abandono em se encontra a Terra onde vivemos, mas, quantos cidadãos estão presentes sistematicamente nas sessões públicas das Juntas de Freguesia que se realizam uma vez por mês? Quantos cidadãos estão presentes nas Assembleias de Freguesia a exporem os problemas locais e a acompanharem a sua resolução? Quantos cidadãos vão ler o que fica escrito nas actas dessas sessões?

Só uma comunidade interessada poderá fortalecer as Juntas de Freguesia. Estas têm um papel fundamental na resolução dos problemas locais, mas precisam que a comunidade participe. Assim, para além de lamentos mais ou menos fundamentados, é necessário que os cidadãos estejam presentes nas sessões públicas e intervenham mesmo que o problema seja, apenas, um buraco no passeio.

2 comentários:

Anónimo disse...

A maioria das Juntas de Freguesia deveriam deixar de existir.
Gastam rios de dinheiro aos contribuintes.
Duplicam em trabalho o que os vereadores e principalmente os trabalhadores das Camaras deveriam fazer.
Como se compreende que haja uma Junta de Freguesia, por exemplo em Paço de Arcos, Oeiras, Porto Salvo e Barcarena - são meia dúzia de quilómetros quadrados.
Dabem quanto ganham cada presidente ?
E os funcionários, para passar atestados e algo semelhante ?
Em lisboa, bairros completamente esncostados rua com rua, para quê tanta Junta de Freguesia.
Alguem já fez as contas aos milhões de euros que se gastam ?

Unknown disse...

.

E sua alteza já analisou a demografia dessas 'pequenas' freguesias?

Páre de ser tolo...

.