sábado, 20 de setembro de 2008

Marginal Sem Carros

O tradicional “Marginal Sem Carros” é já no próximo domingo, dia 21 de Setembro, das 10H00 e as 13H00, entre Caxias e Oeiras. Esta iniciativa insere-se no âmbito da “Semana Europeia da Mobilidade”, que decorre até 22 de Setembro.

Como é habitual, são esperados milhares de pessoas, de todas as idades, que aproveitam a oportunidade para caminhar, correr, andar de bicicleta ou de patins em segurança, na Avenida Marginal sem tráfego automóvel.

Ao longo desta via, os participantes encontram vários pontos de animação que vão das aulas de aeróbica à cedência de bicicletas, passando por apontamentos artísticos ou por aulas de patins-em-linha, entre outros.

Enquanto decorre este evento, quem quiser pode aproveitar para acompanhar a “III Travessia António Bessone Basto” que decorre em simultâneo ao longo da costa oeirense.

Esta prova de natação integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas tem por objectivo promover a orla ribeirinha de Oeiras como espaço de eleição para a prática de desportos náuticos e, ao mesmo tempo, homenagear António Bessone Basto, um dos melhores atletas de sempre do panorama nacional na modalidade de natação. Integrada no programa da referida prova, disputa-se a I Travessia em Águas Abertas da Confederação Mediterrânea de Natação (COMEN Cup).

A Travessia António Bessone Basto é constituída por uma prova de elite, que arranca de Algés (junto à Torre VTS), às 11H00, rumo ao Porto de Recreio de Oeiras, sendo percorrida uma extensão de 7500 metros.

Paralelamente, tem também lugar a I Taça COMEN em Águas Abertas, prova de selecções da Confederação Mediterrânica de Natação que tem início às 10H00, com partida de Caxias e chegada também ao Porto de Recreio de Oeiras.

A III Travessia António Bessone Basto é co-organizada pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Associação de Natação de Lisboa e supervisionada pela Federação Portuguesa de Natação.

Estes dois eventos unem toda a extensão da costa do concelho de Oeiras durante uma manhã exclusivamente dedicada ao ambiente, ao lazer e ao desporto.

Eis uma proposta para passar uma manhã junto de quem mais gosta, aproveitando a costa de Oeiras sem poluição e repleta de animação.

CMO

16 comentários:

Anónimo disse...

Três boas iniciativas da CMO. Espera-se que o São Pedro colabore para não estragar o costumeiro brilhantismo do evento.

Anónimo disse...

Quanto é que vos pagam para promover a câmara de oeiras?

Anónimo disse...

Amanhã às 17h00 há música na Fundação Marquês de Pombal. Será um bom fim de tarde.

Clotilde

meninaidalina disse...

Nah ! Eu só iria ao evento se a Tiazoca lá aparecesse .

Isabel Magalhães disse...

Clo;

Ainda bem que se lembrou de lembrar...! ;)

Anunciação;

Não sei se a 'Tiazoca' vai mas eu vou... de bicicleta. Não quer vir também? ;)

Unknown disse...

.

Se Portugal fosse um país REALMENTE CIVILIZADO estas iniciativas teriam lugar TODOS os domingos !!

Aliás direi mesmo: Já se teriam encontrado (construído) boas e viáveis alternativas para o trânsito que o retiraria definitivamente da Avenida Marginal e esta já teria sido devolvida às populações ribeirinhas, desde sempre seu verdadeiro proprietário (uso campião).

.

Tiazoca de Oeiras disse...

Eu por mim acho bem estas iniciativas , embora seja muito cedo cá para a Tiazoca .
Mas bom, se puder irei de patins em linha . Inté !

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

Então, não apareceu? Ou será que nos desencontrámos? Eu fui de bicicleta desde casa até à Escola Naútica e voltei pelo mesmo caminho. Foi uma manhã bem passada.

Tiazoca de Oeiras disse...

Desencontramo-nos...ou então não a vi ... OLha que pena!

Isabel Magalhães disse...

Ao anónimo [20 de Setembro de 2008 12:46]

A si quanto é que lhe pagam para escrever estas 'enormidades' ou, se preferir, para fazer figura de tonto?

RH disse...

São de facto boas notícias. Parecem empenhados. Vamos ver qual o resultado. Uma coisa é certa. Parece haver uma nova consciência e o facto de ser tão falado nos media irá ajudar as pessoas a reflectir sobre o assunto. E cada vez mais surgem iniciativas interessantes para incentivar as pessoas a andar de bicicleta, como por exemplo, os cursos de condução de bicicleta em meio urbano da Cenas a Pedal. Recomendo! http://www.cenasapedal.com/

Isabel Magalhães disse...

RH;

Agradeço a informação do site. Já lá andei a espreitar e reconheço a utilidade.

Fui de Linda-a-Velha a Oeiras e volta porque a marginal estava fechada ao trânsito automóvel mas de outro modo não me atreveria. Mesmo em locais com pouca circulação tenho sempre receio.

meninaidalina disse...

José António : Se me permite já agora , porque é sempre bom saber, o termo correcto é : usucapião e não "uso campião " -do Lat. usucapione- que significa
modo antigo de aquisição de propriedade, pela posse pacífica e contínua durante certo tempo.

Unknown disse...

.

Pois...

É preciso ir um pouco mais longe que o comum e conseguir ver para lá da cortina de nevoeiro que embota o espírito racional.

Há de facto quem viva espartilhado pelo vocabulário (técnico) cristalizado nos dicionários, e não tenha abrangência intelectual para percepcionar que os mesmos (dicionários) têm todas as palavras da língua, mas não contém uma única poesia.

É assim que se mata uma língua. O Latim morreu dessa forma.

A língua só é viva na medida das metamorfoses e transfigurações que os utilizadores lhe vão introduzindo, por escolha conceptual pessoal, muitas vezes por gosto e paladar semiótico. Se esta escolha permanece ou é apenas um fugaz momento sem consequências, é o tempo que o diz.


Ficou registado o seu 'ilustre' apontamento para o futuro dicionário online do Oeiras Local, senhora professora doutora.

nota: Como não temos verba nem somos subsidiados, pagamos em géneros: Tomates, Boletas, Cinoiras, Nabiças, Rábanos, Couves, Alfaces, etc. (etc. abrev. da loc. lat. et caetera, o resto, as outras coisas)

.

meninaidalina disse...

Eis aqui uma resposta "à capião " LOL

Unknown disse...

.

... "à capião"... mas... com pouco 'uso'... :)

.